sexta-feira, 20 de abril de 2007

Guiné 63/74 - P1681: Efemérides (4): Lista dos mortos no Quirafo (José Martins)

1. Lista dos camaradas que tombaram na emboscada de Quirafo, em 17 de Abril de 1972, de acordo com a pesquisa feita pelo José Marcelino Martins, membro da nossa tertúlia. Todos eles pertenciam ao Exército, e eram oriundos do Regimento de Infantaria 2 (RI 2), com sede em Abrantes. Julgo que pertenciam todos à CCAÇ 3490 (Saltinho, 1972/74).

Entre parênteses, indica-se o nome da terra de naturalidade (Infelizmente, falta a indicação do respectivo concelho). Repare-se que faltam os nomes de dois camaradas, já que o número de mortos terá de 11, entre o pessoal do exército, mais cinco milícias e um número indeterminado de civis.


Nome / Posto / Local de nascimento

ANTÓNIO DA SILVA BATISTA / Soldado / Moreira
ANTÓNIO DE MOURA MOREIRA / Soldado / São Cosme
ANTÓNIO FERREIRA / 1º Cabo / Cedofeita
ANTÓNIO MARQUES PEREIRA / Soldado / Fátima
ARMANDINO DA SILVA RIBEIRO / Alferes Mil / Magueija
BERNARDINO RAMOS DE OLIVEIRA / Soldado / Afonsim-Pedregoso
FRANCISCO OLIVEIRA DOS SANTOS / Furriel Mil / Marinha-Ovar
SÉRGIO DA COSTA PINTO REBELO / 1º Cabo / Samil-Vila Chã de S. Roque
ZÓZIMO DE AZEVEDO / Soldado / Alpendura [,provavelmente Alpendurada, Marco de Canaveses]

RIP (Descansem em Paz!)

2. Em data posterior, o José Martins efectuou, a meu pedido, uma pesquisa mais detallahada. Aqui vão os resultados, com os meus agradecimentos a este generoso e diligente camarada:


Em 17 de Abril de 1972, durante uma operação na picada entre Madina Bucô e Quirafo, a Companhia de Caçadores nº 3490, sofreu as seguintes baixas mortais:


(i) ANTÓNIO FERREIRA, 1º Cabo Radiotelegrafista número 08845271, natural da freguesia de Cedofeita, concelho do Porto, filho de Alexandrina dos Santos Ferreira e casado com Cidália Corina Pereira da Cunha. Foi inumado no Talhão Privativo para militares mortos no Ultramar, no Cemitério Paroquial de Águas Santas no concelho da Maia.

(ii) ANTÓNIO MARQUES PEREIRA, Soldado Atirador número 09334069, natural de Pedreira, freguesia de Fátima e concelho de Vila Nova de Ourém, filho de Edmundo de Jesus Pereira e Maria de Jesus Marques Pereira, solteiro. Foi inumado no Cemitério Paroquial de Fátima.

(iii) ANTÓNIO DE MOURA MOREIRA, Soldado Atirador número 11117671, natural da freguesia de São Cosme e concelho de Gondomar, filho de Jerónimo Moreira e Ana Moreira de Moura, solteiro. Foi inumado no Cemitério Paroquial de São Cosme.

(iv) ANTÓNIO DA SILVA BATISTA, Soldado, natural da freguesia de Moreira e concelho da Maia. Nada mais consta.

(v) ARMANDINO DA SILVA RIBEIRO, Alferes Miliciano de Infantaria número 00788271, natural da freguesia de Magueija e concelho de Lamego, filho de Alexandrino Ribeiro e Deolinda da Silva Ribeiro, solteiro. Foi inumado no Cemitério Paroquial de Magueija.

(vi) BERNARDINO RAMOS DE OLIVEIRA, Soldado Atirador número 10665171, natural da freguesia de Pedroso e concelho de Vila Nova de Gaia, filho de Fernando Rodrigues de Oliveira e Maria Carneiro Ramos, solteiro. Foi inumado no Cemitério do Olival – Vila Nova de Gaia.

(vii) FRANCISCO OLIVEIRA DOS SANTOS, Furriel Miliciano Atirador número 01142371, natural da freguesia e concelho de Ovar, filho de Bernardino Lopes dos Santos e Maria do Céu Oliveira, solteiro. Foi inumado no Cemitério Municipal de Ovar.

(viii) SÉRGIO DA COSTA PINTO REBELO, 1º Cabo Apontador de Metralhadora número 14964771, natural de Samil freguesia de Vila Chã de São Roque e concelho de Oliveira de Azemeis, filho de Augusto da Costa Pinto Rebelo e Maria Augusta Gomes da Costa, solteiro. Foi inumado no Cemitério de Vila Chã de São Roque.

(ix) ZÓZIMO DE AZEVEDO, Soldado Atirador número 10896771, natural da freguesia de Alpendurada e concelho de Marco de Canavezes, filho de Amélia Rosa da Silva, solteiro. Foi inumado no Cemitério de Agramonte, no Porto.

(x) DEMBU JAU, Sargento Milícia número 044665, natural de Sinchã Nhacomi freguesia de Nossa Senhora da Graça e concelho de Bafatá, filho de Samba Baldé e Nhaió Jau, casado com Nhima Balde, Dabel Balde e Ansato Baldé. Foi inumado em local não indicado.

(xi) SERIFO BALDÉ, Assalariado, natural da freguesia de Madina Bucô e concelho de Bafatá, filho de Mamadu Baldé e Cuba Baldé, casado com Taibo Baldé. Foi inumado em local não indicado.

(xii) TIJANE BALDÉ, Assalariado, natural de Casamangue freguesia de Xitole e concelho de Bafatá, casado com Cadijato Jamanca e Auá Embaló. Foi inumado em local não indicado.


José Marcelino Martins

Pesquisa, adaptação e condensação
Material consultado:
Resenha Histórica Militar das Campanhas de Africa
Volume 7º - Tomo II – Fichas das Unidades
Volume 8º – Tomo II – Livro 2 – Mortos em Campanha
20 de Abril de 2007

PS - No registo dos Mortos em Campanha referido, não aparece o nome de António da Silva Batista. Só aparece no site da Liga, donde retirei os elementos, poucos, que refiro. Dos milícias apenas aparece o nome de um, bem como de dois assalariados.

___________

Nota de L.G.:

(1) Vd. posts de:

17 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1669: Efemérides (1): A tragédia do Quirafo, há 35 anos (Paulo Santiago / Vitor Junqueira / Luís Graça)

18 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1674: Efemérides (3): A tragédia do Quirafo: rezar pelos mortos e perdoar aos vivos (Joaquim Mexia Alves)

22 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1104: Homenagem ao Alf Mil Op Especiais Armandino, da CCAÇ 3490, morto na emboscada de Quirafo (Joaquim Mexia Alves)

Sem comentários: