quinta-feira, 21 de junho de 2007

Guiné 63/74 - P1867: Força Aérea Portuguesa: Seis Fiat G.91 abatidos pelo PAIGC entre 1968 e 1974 (Arnaldo Sousa)

1. Mensagem de Arnaldo Sousa, enviada em 31 de Maio último, ao nosso camarada Vitor Barata, com conhecimento ao editor do blogue:

Caro Vítor Barata (1):

Antes de mais um abraço pois estivemos na BA 12 na mesma altura, penso eu. Fui mecânico de Fiat G91, de 1973 a Agosto de 74, tendo dado assistência na linha da frente a alguns aviões que não regressaram, nomeadamente ao Ten Cor Almeida Brito, comandante do Grupo Operacional 1201, o qual fazia parelha com o Cap Pinto Ferreira.

Anexo uma lista onde constam todos os aviões abatidos no ex-ultramar por acidente ou combate . O avião de que falam, abatido em 68 foi em Julho (e não em Março), e a fonte é fidedigna, pois o blogue é escrito por ex-pilotos da FAP [Callsign AFP].

Nunca tinha entrado no site Luís Graça & Camaradas da Guiné, dei de caras com um ex-colega da FAP e BA12. Espero encontrar-te no sábado, 2 de Junho, na base de Monte Real no encontro anual da Associação de Especialistas da FAP (2).

Quanto ao site do Luís Graça & Camaradas da Guiné, penso que é um grande contributo para a história da guerra de África, e que terá de continuar a ser enrriquecida com todos os contributos possíveis. Espero que os contributos do pessoal da FAP tambem apareçam, pois as histórias existem e é preciso contá-las.

Um abraço para ti e também para o Luís Graça

Arnaldo Sousa

2. Comentário de L.G.: Obrigado, Arnaldo. Espero que voltes ao nosso convívio. Com o Victor passarias a ser o segundo representante da FAP na nossa tertúlia ou tabanca grande. Queremos conhecer melhor os camaradas que estiveram na FAP. Tu mesmo deves ter estórias para contar sobre a Guiné, vista do ar... Um abraço. Luís
_______________________


Blogue Callsign AFP (Informação sobre o passado e o presente da Força Aérea Portuguesa: pilotos, aeronaves, esquadras de voo e eventos históricos).


15 de Setembro de 2006 > Fiat G.91 - Aeronaves destruídas durante a Guerra do Ultramar (3)

Lista de aeronaves Fiat G.91 destruídas durante a Guerra do Ultramar, devido a acidentes ou em acções de combate :



Data: 22/02/1967

Piloto: Maj. Armando Augusto dos Santos Moreira (Comandante da Esq. 121)
Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5407"
Causa: explosão prematura de uma bomba de 110 lbs.
(Esq. 121, Guiné)


O míssil SA-7. Fonte: Wikipedia
Data: 28/07/1968

Piloto: TCor. Francisco da Costa Gomes (Comandante do Grupo Operacional 1201)
Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5411"
Causa: fogo antiaéreo de .50 polegadas (12.7 mm) disparado a partir da fronteira da Guiné-Conakry.
(Esq. 121, Guiné) (4)

Data: 15/03/1973

Piloto: Ten. Emílio José Lourenço †
Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5429"
Causa: explosão prematura de bomba.
(Esq. 702, Moçambique)

Data: 25/03/1973

Piloto: Ten. Miguel Cassola Cardoso Pessoa
Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5413"
Causa: abate por SAM-7 Grail.
(Esq. 121, Guiné)

Data: 28/03/1973

Piloto: TCor. José Fernando de Almeida Brito † (Comandante do Grupo Operacional 1201)
Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5419"
Causa: abate por SAM-7 Grail.
(Esq. 121, Guiné)

Data: 01/09/1973

Piloto: Cap. Carlos Augusto Wanzeller
Aeronave: Fiat G.91R/4 "5416"
Causa: fogo antiaéreo de .50 polegadas (12.7mm).
(Esq. 121, Guiné)

Data: 04/10/1973

Piloto: Cap. Alberto R. Cruz
Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5409"
Causa: fogo antiaéreo de .50 polegadas (12.7mm).
(Esq. 121, Guiné)

Data: 31/01/1974

Piloto: Ten. Victor Manuel Castro Gil
Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5437"
Causa: abate por SAM-7 Grail.
(Esq. 121, Guiné)

† Pilotos que faleceram.

________

Notas de L.G.:


(1) Posts do Victor Barata, ou sobre a FAP e a queda de aeronaves, em combate, na Guiné:

27 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1703: Álbum das Glórias (11): O autocarro da carreira Bissau/Bissalanca (Victor Barata)

25 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1699: Guileje, SPM 2728: Cartas do corredor da morte (J. Casimiro Carvalho) (1): Abatido o primeiro Fiat G 91

19 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1675: 28 de Março e 5 de Abril de 1973: cinco aeronaves da FAP abatidas pelos toscos mísseis terra-ar SAM-7 Strella (Victor Barata)

17 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1668: In Memoriam do piloto aviador Baltazar da Silva e de outros portugueses com asas de pássaro (António da Graça Abreu / Luís Graça)

14 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1661: Tertúlia: Notícias de Lafões, do Rui Ferreira, do Carlos Santos e da nossa gloriosa FAP (Victor Barata)

10 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXLI: Ajudem-me a encontrar o tenente evacuado em 1973 do Corredor da Morte (Victor Barata)

9 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXXXIX: Victor Barata, MELEC da FAP (1971/73)


(2) Vd. post de 17 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1765: Convívios (8): 30.º Almoço anual dos Especialistas da Força Aérea que estiveram na Guiné, 26 de Maio de 2007 (Victor Barata)


(3) Bold da minha responsabilidade. Das sete aeronaves Fiat G-91 perdidos na Guiné, seis foram abatidas pelo PAIGC mas só três o foram pelo fogo do SAM-7 Grail, o míssel terra-ar, de origem soviética, introduzido em 1973.

(4) Vd. posts de:

21 de Junho de 2007> Guiné 63/74 - P1864: Fotobiografia da CCAÇ 2317 (1968/70) (Idálio Reis) (7): do ataque aterrador de 15 de Julho de 1968 ao Fiat G-91 abatido a 28

6 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1737: Confirmo que vi um de dois Fiat ser abatido, em 1968, quando fazia a cobertura de uma coluna para Gandembel (Zé Teixeira)

4 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1731: Não há registo, no Arquivo Histórico da FAP, de nenhuma areonave abatida no sul da Guiné em 28 de Março de 1968 (Victor Barata)

3 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1724: Em 1968 eu vi ser abatido um Fiat G.91 sob os céus de Gandembel (Zé Teixeira)

2 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1721: O primeiro Fiat G-91 foi abatido em 28 de Março de 1968 (Idálio Reis)

1 comentário:

Anónimo disse...

Sobre esta informação o meu conhecimento dos factos não condiz com uma parte do relato. Ficam aqui registadas as discrepâncias:
Data: 01/09/1973

Piloto: Cap. Carlos Augusto Wanzeller
Aeronave: Fiat G.91R/4 "5416"
Causa: fogo antiaéreo de .50 polegadas (12.7mm).
(Esq. 121, Guiné)
Não foi abatido. Ao preparar-se para um ataque com bombas de 750 lbs (340 kgs), tipo de acção que executava pela primeira vez, o piloto largou inadvertidamente uma das bombas. Como estava a baixa velocidade e com uma bomba apenas numa asa o avião ficou de tal modo desequilibrado que entrou numa espiral incontrolável. O piloto viu-se obrigado a ejectar-se.

Data: 04/10/1973

Piloto: Cap. Alberto R. Cruz
Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5409"
Causa: fogo antiaéreo de .50 polegadas (12.7mm).
(Esq. 121, Guiné)
Não foi abatido. Embora não tenha sido possível determinar com segurança a causa do acidente, o piloto pensa que durante a picada de bombardeamento uma das portas das metralhadoras se abriu, por fadiga de material, tendo o avião entrado numa espiral incontrolável a alta velocidade. O piloto teve muita dificuldade em ejectar-se por causa da rapidez e violência das variações de atitude do avião.