terça-feira, 18 de setembro de 2007

Guiné 63/74 - P2115: Em busca de...(12): Notícias do desaparecimento de Júlio Lemos, ex-Fur Mil da CCAÇ 797, Tite, 1965/67 (Júlio Pinto)

1. O nosso camarada Júlio Pinto, ex-combatente em Angola, em mensagem de 6 de Setembro de 2007, dirigia-se assim ao editor do nosso Blogue:

Vi estas indicações na internet pelo que presumo que esteve na Guiné na guerra colonial. Eu estive em Angola de 1967 a 1969.

Na CCAÇ 797 desapareceu um amigo meu de infância e de escola, o ex-Fur Mil Júlio Lemos. Gostava de saber mais sobre o seu desaparecimento, pelo que se for possível agradecia me dissesse algo.

Obrigado.
Júlio Pinto

2. Em 13 de Setembro o co-editor CV respondia:

Camarada Júlio Pinto:

Incumbiu-me o editor do Blogue, que eu te ajudasse na procura de elementos sobre o teu malogrado amigo e nosso camarada Júlio Lemos.

Assim no site www.guerracolonial.home.sapo.pt/, Secção de Convívios, Ponto de Encontro, encontrei 4 contactos da CCAÇ 797, onde poderás eventualmente saber alguma coisa do teu amigo.

Tenta pois com o Emílio Abrantes, telefone 238 691 390 e/ou José Bayó, telefone 917 291 778 e/ou Jorge Duarte, telefone 962 397 036 e/ou Santos Costa, telefone 917 415 288.

Vou também fazer circular por entre a nossa Tertúlia uma mensagem a perguntar se alguém tem conhecimento do que aconteceu ao nosso camarada Júlio Lemos.

Da nossa parte se houver novidades chegarão ao teu conhecimento. Entretanto espero que tenhas êxito junto dos contactos que te envio.

Um abraço do camarada
Carlos Vinhal

3. Ao mesmo tempo era enviada uma mensagem a toda a tertúlia nos seguintes modos:

Caros amigos tertulianos:

Haverá alguém entre nós que possa ajudar o nosso camarada Júlio Pinto?

Ele procura saber pormenores do desaparecimanto de um nosso camarada e seu amigo de infância de nome Júlio Lemos que pertenceu à CCAÇ 797. Esta Companhia esteve na Guiné entre 1965/67.

Se alguém tiver informações, pode enviá-las directamente para o Júlio ou para nós, que as faremos chegar ao destino.

Recebam saudações dos editores
Carlos Vinhal

4. Os resultados não se fizeram esperar.

O Afonso Sousa, nosso camarada tertuliano por demais conhecido pelas suas incursões no passado da Guerra Colonial da Guiné, prontamente deu resposta

Caro Carlos Vinhal & C.ª :

Acabo de falar com o ex-furriel da CCAÇ 797 Jorge Duarte que, sobre o assunto, diz:

O furriel Júlio Lemos, no termo de uma Operação e quando se preparavam para proceder ao atravessamento do rio Bissilon (Bissilão), tomou a iniciativa de efectuar a travessia a nado. Algo correu mal. Nunca mais foi encontrado, mesmo depois das buscas efectuadas por meios navais. Tal facto terá estado relacionado com o efeito do macaréu, verificado no momento.

Notas:

A CCAÇ 797 estava sediada em Tite (adida ao BCAÇ 1860)

CCAÇ 797 - RI 1 - Serra Carregueira/Lisboa, de Abril de 1965 a Janeiro de 1967

BCAÇ 1860 - RI 15 - Tomar, de Setembro de 1965 a Maio de 1967

Lista de mortos da CCAÇ 797

Inácio de Freitas Ferreira em 12-08-1965
Aníbal Alves Pires em 30-09-1965
Diogo Amaro Neves em 19-10-1965
Manuel António Amaral Nobre em 01-11-1965
Alberto Tibério da Silva em 18-03-1966
Jorge Augusto Maria Brás em 18-06-1966

Saudações
A.Sousa

5. Embora sabendo que o Afonso teria feito chegar esta informação ao Júlio Pinto, os editores do Blogue, redireccionaram-lhe esta informação.

Caro Júlio Pinto:

Reenvio-te uma mensagem do nosso tertuliano Afonso Sousa onde dá conta do episódio onde desapareceu o teu amigo Lemos.

Se mais não vieres a saber, tens aqui algo. Continuo ao dispor para o que precisares.

Um abraço e boa saúde

O camarada
Carlos Vinhal

6. Posteriormente, em contacto telefónico comigo, o Júlio Pinto agradeceu e confirmou as informações do Afonso. Comunicou com os camaradas do Júlio Lemos, que lhe indicámos, e eles corroboraram as trágicas condições da morte do seu amigo.
_______________________

Nota do co-editor CV

O Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné agradece a prestimosa colaboração do Afonso Sousa pela ajuda prestada a este nosso amigo. Agradecimentos também ao Jorge Santos que com a sua página
Guerra Colonial Portuguesa disponibiliza um vasto e actualizado manancial de informações. A ela recorremos inúmeras vezes para auxiliar o nosso trabalho de pesquisa.

1 comentário:

Antônio Trovela disse...

Camaradas, o pedido do Furriel Julio Pinto destinava-se ao trabalho que publicarei em breve sobre os Rapazes Limianos que não voltaram da Guerra, incluído num vasto estudo sobre a participação que nela tiveram os filhos de Ponte de Lima. Com os vossos dados a biografia do Furriel Julio Lemos Martins Pereira está quase completa, faltando apenas uma ou mais fotos suas em terras da Guine. Está pronta para o primeiro volume. Agradeço estas e outras informações que possais enviar-me!
Para que a Pátria não nos esqueça, e os vindouros admirem o nosso sacrifício!
(967039844)