quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Guiné 63/74 - P2119: A propósito do Lemos e das nossas fontes de informação: Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto? (Afonso Sousa)

1. Mensagem do Afonso Sousa:

Caros amigos:

Este mail/informação do A. Marques Lopes (inserido no Post P2116) (1) não sei se visa contestar a informação do livro da CECA sobre os "mortos na Guiné" ou a informação que transmiti ao Júlio Pinto (Post P2115 - ponto 4) (2).

O furriel Jorge Duarte (CCAÇ 797) estava na margem do Bissilon (afluente do Rio Louvado) quando o furriel Júlio Lemos tomou a iniciativa (precipitada) de tentar a travessia a nado. É, logicamente, uma fonte fidedigna.

Nesta informação, veiculada pelo António M. Lopes, há uma falta de exactidão e uma verdade: "ferimentos em combate" e "corpo não recuperado".

Sabemos que os relatórios de actividade operacional enfermam de inexactidões. São documentos escritos à distância, por vezes, com a utilização de um narrador e com o uso frequente de estereotipos de linguagem. No caso presente, não seria muito aconselhável que o redactor escrevesse a verdade... então há que escrever "ferimentos em combate".

Ainda no passado Domingo estive a falar (via telefone) com um ex-2º sargento que, numa terrível emboscada, sofreu traumatismo craniano e um joelho fortemente atingido. Foi imediatamente evacuado de helicóptero para Bissau. O relatório de actividades do Batalhão (a que estava adstrito) refere-o como evacuado no dia seguinte, juntamente com outros 5 elementos. Portanto, aqui está mais um exemplo da tal falta de exactidão que os relatórios, por vezes, comportam.


Um abraço

Afonso Sousa

__________

Notas dos editores:

(1) Vd. post de 18 de Setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2116: Fur Mil Júlio Lemos, da CCAÇ 797, morto em Rio Louvado, por ferimentos em combate (A.Marques Lopes)

(2) Vd. post de 18 de Setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2115: Em busca de...(12): Notícias do desaparecimento de Júlio Lemos, ex-Fur Mil da CCAÇ 797, Tite, 1965/67 (Júlio Pinto)

Sem comentários: