domingo, 6 de janeiro de 2008

Guiné 63/74 - P2411: O que será feito do Comandante Pombo e do seu teco-teco, o Cessna vermelho dos Transportes Aéreos Civis ? (Álvaro Basto)






Guiné > Imagens do Cessna, vermelho, pilotado pelo Comandante Pombo, dos Transportes Aéreos Civis da Guiné, em que o nosso camarada Álvaro Basto fez várias viagens enre o Xitole e Bissau, nos anos da sua comissão (1972/74).

Fotos: © Álvaro Basto (2007). Direitos reservados.

1. Mensagem do Alvaro Basto, ex-Fur Mil Enf da CART 3492 (Xitole, 1971/74):

Assunto - A importância dos Transportes Aéreos Civis da Guiné

Caros editores do Bloguee caros tertulianos:

Gostava de lançar aqui um novo debate na Tertúlia sobre a importância que os Transportes Aéreos Civis tiveram na Guiné.

Acho que a sua popularidade foi por de mais constatada, já que atravessaram transversalmente várias gerações de companhias e batalhões com o seu magnífico teco-teco Cessna, que tantas alegrias nos trazia com a correspondencia fresca ou algo urgente que nos chegava rapidamente de Bissau.

Fiz muitas viagens naquele Cessna vermelho pelo mítico rio Curubal desde o Xitole a Bissau e vice-versa. O Piloto, o comandante Pombo, era homem afável e muito profissional. O respeito que inspirava a ambas as partes em conflito, era mítico. As viagens eram feitas sempre com imensa segurança, tanto quanto me lembro.

No entanto gostaria de ver aqui no Blogue relatos que outros camaradas possam ter sobre esta transportadora e que decerto iria enrriquecer a nossas memóras colectivas.

Deixava pois aqui o desafio: que terá sido feito do Comandante Pombo e do Cessna vermelho que tantas alegrias deu a tanta gente? Alguém sabe se algum dia foram atacados? (1)

Um abraço amigo a todos

Alvaro Basto

__________

Nota dos editores:

(1) Álvaro: talvez os nossos amigos e camaradas do blogue Especialistas da Base Aérea 12 Guiné 65/74 possam dar uma ajuda...

2 comentários:

septuagenário disse...

O Comandante Pombo foi durante os primeiros 5 ou 6 anos da Independencia da Guiné, piloto e um dos responsáveis da TAGB, transportes aéreos da Guiné.

Anónimo disse...

Estiva na Guiné em 1960/60/63 e o Ze Pombo foi o amigo dos bons e maus momentos, fomos mantendo contacto até 1963, intermitente +e certo, até 1968. Ainda hoje o considero um grande amigo, mas gostaria que um dia, antes que seja demasiado tarde, me permita dizer quanto apreciei a sua amizade, o seu companheirismo. É bem fácil, no Skype ou no Facebook!Ana Bela