quinta-feira, 29 de maio de 2008

Guiné 63/74 - P2898: Efemérides (8): O Cap José Neto deixou-nos há um ano (Carlos Vinhal)

O nosso Capitão Zé Neto (1929-2007), na foto como 2.º Sargento da CART 1613, Guiné 1967/68.

Guiné > Rio Corubal > Saltinho > 1969> As férias do pessoal da CART 1613, enquanto aguardava, em Colibuia e Cumbijã, a indicação do seu teatro de operações... No foto vemos o acrobático e já famoso salto do então sargento Neto... Em 29 de Maio de 2007, o capitão reformado José Neto deu o seu último salto mortal... Nascido em Leiria, em 1929, era uma atleta e um apaixonado pela vida... e por Macau e pela Guiné... Foi também um homem determinado, um homem que se fez a ele próprio, com trabalho, estudo e abnegação... (LG)

Guiné > Região de Tombali > Guileje > CART 1613 (1967/68) > O Zé Neto fotografado entre os putos da tabanca.

Foto: © José Neto (2007). Direitos reservados.

 
Guiné > Região de Tombali > Guileje > CART 1613 (1967/68) > O 2º sargento Neto, que fazia as funções de 1º sargento da companhia, fotogrado junto a um abrigo e à viatura blindada Fox.

Foto: © Zé Neto / AD - Acção para o Desenvolvimento (2007). Direitos reservados.

Lisboa > Julho de 2005 > "Casa do nosso amigo comum, António Júlio Estácio... Foto tirada no dia em que conheci o Zé Neto. Ele a mostrar-me o seu álbum, que é de nós todos".

Capitão Zé Neto foi um dos grandes impulsionadores da Iniciativa de Guiledje, contribuindo com ideias, sugestões, conselhos e com o seu acervo documental constituído por fotografias, slides, memórias escritas, relatos e recordações de valor incalculável. Tudo isto colocou ele à disposição do futuro Arquivo Histórico-Militar de Guiledje.

Fotos: © Pepito / AD - Acção para o Desenvolvimento (2007). Direitos reservados

Camaradas, tertulianos e amigos leitores que diariamente visitais a nossa Página. Hoje é um dia triste, pois lembramos a memória de um camarada que nos deixou faz hoje um ano. Em jeito de homenagem, deixo parte das mensagens que deram a triste notícia.


1. Mensagem da Leonor [Léo Neto], neta do Cap José Neto, com data de hoje (29 de Maio de 2007), enviada às 7h29.

Assunto: Notícias tristes.
Caros amigos:
É com enorme dor que vos escrevo para comunicar o falecimento do meu querido avô, Zé Neto.
(...). Um abraço, Leonor.
 
2. Mensagem do editor do blogue (que circulou pela nossa tertúlia, por e-mail):

Amigos e camaradas: O camarada Zé Neto faleceu esta noite, no Hospital Militar. Enfrentou com coragem este difícil período da sua vida mas perdeu a sua última batalha, a mais terrível de todos que enfrentou, a batalha contra o cancro do pulmão...

A sua neta, Leonor, deu-me a notícía, a mim e a mais alguns camaradas, logo de manhã... Ela tem 17 anos e está desolada... Tinha uma belíssima relação com o avô. Mas aos 17 anos é difícil perceber e aceitar a morte de um ente querido.

O Zé estava em grande sofrimento. Foram quatro meses de luta, desigual (...) O Zé era o nosso patriarca. Estive com ele apenas uma vez, na minha escola. Almoçámos juntos, eu, o Nuno Rubim e o Pepito (O Pipo, como ele carinhosamente o chamava). De resto, contactámos-nos durante um ano por e-mail e por telefone. A Guiné aproximou-nos e tornou-nos amigos...

E o seu contributo, em termos de blogue, foi reconhecidamente importante para o trabalho de reconstituição da memória de Guileje que está a ser feito pelo Pepito, pelo Nuno Rubim e por outros camaradas, também com a nossa participação.

Os seus escritos e as fotos começaram por dar visibilidade a Guileje. Ele também tinha muito apreço pelo Pepito e pelo projecto de Guileje. É também uma notícia triste, esta, para os nossos amigos da Guiné-Bissau.

(...) O Zé era um homem que se integrava muito bem, no seio das comunidades em que vivia. E Guileje foi um exemplo disso: ele também achava que havia mais vida para além da tropa, da burocracia e da guerra... Era, além disso, um homem com grande sentido de humor, com sentido de justiça e com coragem, física e moral...Como muitos homens da sua geração e da sua classe socioprofissional, fumava muito... Não sei quantas comissões de serviço terá feito no Ultramar... Sei que esteve em Macau, de que falava com saudade...

Quando conseguiu deixar de fumar, começaram a surgir os seus problemas de saúde... Andava irritado, como qualquer ex-fumador... Mas conseguiu, com a sua enorme força de vontade, deixar o cigarro de vez... Infelizmente, tarde de mais... Recordo-me da penúltima vez que lhe falei, ao telefone, já numa fase mais avançada da doença:- Então, Zé, como vai isso ?- Olha, entregue aos médicos, que agora me querem tirar um pulmão... Estão aqui reunidos em junta médica...- Tu és forte e ainda vais vencer essa batalha.- Eu quero é viver, mesmo com um pulmão a menos...- Pois...- Sabes, fui estúpido...
Quando era novo, vendia saúde... Lembras-me da minha fotografia no Saltinho? Eu era um atleta... Mas cheguei a fumar cinco maços!... A gente pensa que a doença só acontece aos outros... – rematava ele, sem mágoa, com lucidez, com coragem, e ainda com esperança.


Grande Zé, até sempre! Privei pouco tempo contigo, mas gostei de te conhecer. Vamos ter saudades tuas. Mas não te esqueceremos, na blogosfera e fora dela... Tens uma neta fantástica que vai pôr em ordem os teus escritos e cultivar a tua memória.

Luís Graça & Camararadas da Guiné

_________

Nota de CV:

(1) Vd. posts de:

31 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1805: In memoriam (1): Adeus, Zé Neto (1929-2007) (José Martins, Humberto Reis, Luís Graça, Virgínio Briote e outros)
10 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDXXXVII: Memórias de Guileje (1967/68) (Zé Neto) (1): Prelúdio(s) 

13 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDXLVII: Memórias de Guileje (1967/68) (Zé Neto) (2): Ordem de marcha
21 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDLXVII: Memórias de Guileje (1967/68) (Zé Neto) (3): Dauda, o Viegas

23 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDLXXIII: Memórias de Guileje (1967/68) (Zé Neto)(4): os azares dos sargentos
3 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDXCVII: Memórias de Guileje (1967/68) (Zé Neto)(5): ecumenismo e festa do fanado
8 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - DVII: Memórias de Guileje (1967/68) (Zé Neto)(6): dos Lordes e das

Sem comentários: