domingo, 10 de agosto de 2008

Guiné 63/74 - P3125: História de vida (14): Norberto Tavares de Carvalho, O Cote: do PAIGC ao exílio (A. Marques Lopes)


O Cor DFA Ref A. Marques Lopes, nosso amigo e camarada, juntamente com o Norberto Tavares de Carvalho, O Cote, que nasceu no Xime, foi líder estudantil no tempo de Spínola, preso pela PIDE/DGS em Novembro de 1972, comndenado em 1973 a três anos de prisão com deportação para o campo de concentração da Ilha das Galinhas, e finalmente libertado em Maio de 1974... Vive exilado na Suíça, desde 1983, na sequência do golpe de 'Nino' Vieira, em 1980
Fotos: © A. Marques Lopes (2008). Direitos reservados.

1. Mensagem de A. Marques Lopes, com data de 5 de Agotso:

Caros camaradas

No início das minhas férias (que já acabaram, ai, ai...) encontrei-me com um amigo guineense que veio de visita a familiares que tem em Portugal. Chama-se Norberto Tavares de Carvalho, "O Cote" (*). Tem uma história interessante.

Entre 1970 e 1973 foi estudante da Escola Industrial e Comercial de Bissau, tendo também trabalhado, em 72 e 73, como acompanhante na Ponte Cais de Bissau (trabalho nocturno); em 2 de Novembro de 1972 foi preso pela PIDE, por ordem expressa do General Spínola, na sequência de uma greve dos estudantes; em 8 de Maio de 1973 foi novamente preso pela PIDE, tendo sido condenado, em Setembro desse ano, a 3 anos de prisão e deportação para a Ilha das Galinhas (campo de concentração na Guiné para presos políticos). Foi libertado a 3 de Maio de 1974, na sequência do 25 de Abril.

Após a independência, foi dirigente da Juventude Africana Amilcar Cabral, tendo também trabalhado como funcionário público nos Arquivos da Segurança do Estado, entre Novembro de 1974 e Setembro de 1978, e sendo Comandante do Departamento Central da Migração em 1978-1980; foi preso em Novembro de 1980, depois do golpe de Nino Vieira de 14 de Novembro desse ano, tendo sido deportado, em Dezembro de 1982, para trabalhos forçados na ilha de Carache (nos Bijagós). Foi libertado em 1 de Maio de 1983, tendo fugido para o Senegal em Julho desse ano.

É exilado político na Suíça desde Novembro de 1983.

A alcunha de "O Cote" foi-lhe dada pela PIDE, disse-me ele. Os seus pais eram empregados de um alemão, de nome Cote, que estava na Guiné, e começaram a chamar-lhe assim. E é o nome por que ficou conhecido entre os seus camaradas do PAIGC.

Está a preparar um trabalho sobre aspectos da história da Guiné-Bissau, dizendo-me que encontra questões de muito interesse no nosso blogue, de que é leitor assíduo. Perguntei-lhe, já depois do nosso encontro, se podia enviar as fotografias em que estamos juntos bem como a sua estória. Respondeu-me que não vê inconveniente nenhum, "antes pelo contrário, a honra é minha" e "Fique djamtum e que a Tabanca Grande continue a se expandir pelo blogue fora".

Penso que é de publicar o que vos conto.

Abraço

A. Marques Lopes


2. Nova mensagem do A. Marques Lopes, com data de 8 de Agosto:


O Norberto de Carvalho, "O Cote", enviou-me esta correcção:

Excelente, gostei do meu curriculum. Só um pequeno pormenor, pois devo ter-me explicado mal, ou pouco: os meus pais não trabalharam para um alemão, não. É que eles moravam em Xime e, nesse dia 6 de Junho de 1952, data do meu nascimento, resolveram ir para Bambadinca onde haviam parteiras que podiam melhor ajudar no parto. Só que, chegados na "Ponta do Sr. Côte", uma horta há alguns quilómetros de Xime, para quem vai para Bambadinca, o bébé já estava aí! Tiveram que fazer uma alta e a mulher, assistida pela esposa do dono da horta, teve o seu bébé aí mesmo.

O Sr. Côte, dono da horta, de origem alemã (e libanês), ouvindo finalmente o bébé chorar, foi bater à porta do quarto onde o parto se desenrolava e perguntou à sua mulher, (num crioulo sem falhas):
- É rapaz ou rapariga?

Como a resposta foi "rapaz!", o agricultor decidiu que se chamaria Côte, como ele. Não foi lá muito democrático para o recêm-nascido, mas enfim, o patrónimo foi respeitado até hoje. Mas olhe, Marques Lopes, isto é para si, quanto a mim pode deixar o texto tal como está para ser publicado no blogue. Este é um pequeno pormenor sem incidências quaiquer. Avise-me quando o Luís Graça passar o curriculum no blogue. A propósito, explique-me como localizar no blogue o seu trabalho sobre a guerra colonial na Guiné. Devo confessar que me perco um pouco nas minhas buscas no site. Vai um abraço amigo."


Tinha-me pedido, para o trabalho que está a fazer, uma cópia do livro do Alpoim Calvão, De Conakry ao MDLP. Enviei-lho hoje. Recomendação aos editores, especialmente ao Luís Graça, que ele refere: dêem atenção a este caso. É uma relação de interesse para a tertúlia, um guineense da luta que poderá participar.

A. Marques Lopes

____________

Nota de L.G.:

(*) O Norberto Tavares de Carvalho tem publicado, desde Maio de 2006, diversos textos na página de Fernando Casimiro (Didinho). Já aqui pubicámos um desses textos, com a devida autorização do Didinho: 22 de Outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2203: Artistas guineenses (2): José Carlos Schwartz (Didinho/V.Briote)

1 comentário:

Dinika Dini disse...

Gostaria de saber, de que Cote se trata.
Será do senhor Caetano de Melo, dono da
Ponta em Bambadinca? Aquele que fez vir
de Cabo Verde (Praia) à dona Dina Moreira?
Eis a história que eu, neta, do senhor Cote em questão conheço, relembrada algumas vezes pela dona Dina,quando passava para ir visitar o
Irmão Joãozinho Moreira.
Será que se trata do mesmo senhor que se chamou Cote? O meu avô não era alemão.
Somos muitos netos, em vários países, actualmente, um dos mais conhecidos da mesma geração que o dito Cote, chama-se Adip Jawad.
Mas é bem possível que me engane de pessoa( embora muitos detalhes me fazem.lembrar o q me foi relatado sobre a pessoa q atribuíram o nominha de Cote!