quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3876: Tabanca Grande (116): Luís F. Moreira, ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 2789/BCAÇ 2928 (Bula, 1970/72)


1. Mensagem de Luís F. Moreira, ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 2789/BCAÇ 2928, Bula, 1970/72, com data de 1 de Fevereiro de 2009:

Antes de mais um grande agradecimento pelo trabalho feito ao serviço de todos aqueles que perderam um pedaço da sua juventude na guerra. Muito obrigado.

Depois de algum tempo já consegui entrar em contacto com o genro do João Antão da minha Companhia e já enviei 3 fotos. Vou procurar manter o contacto e troca de informações.

Aproveito para enviar também para a nossa caserna três fotos, que me parece ter algum interesse a quem passou por BULA. A capela do Batalhão, o Monumento que deixamos em memoria dos nossos mortos e a equipa de futebol do grupo de Pete (um destacamento da CCaç 2789).

Enviarei depois as duas minhas para pertencer à grande Caserna.

Um Abraço a todos
Luís Moreira
Ex-Fur Mil Trms
CCaç 2789/BCaç 2928
BULA
1970/72





2. Mensagem de CV para Luís Moreira em 2 de Fevereiro

Caro Luís
Já há muito que te consideramos como um dos nossos tertulianos. Cá esperamos as tuas fotos da praxe para as publicarmos com estas que agora mandas. Manda também um pequeno texto a falar de ti, enquanto Fur Mil da CCÇ 2789, contemporânea da minha CART 2732.

Reparei que o teu endereço é diferente do que tínhamos cá registado. Queres actualizar?

Um abraço dos editores e da tertúlia.
Carlos Vinhal


3. Mensagem de Luís Moreira dirigida ao Blogue em 9 de Fevereiro

Caro Carlos Vinhal.
Desculpa só agora te responder, mas o tempo foge. Mudei de facto o mail.

Precisava de ajuda em duas coisas.

1ª – Não sei procurar o quadro onde constam as fotos da praxe do pessoal da caserna.

2ª - Fiz um comentário a um escrito do António Matos, sobre o levantamento de minas em vésperas de sermos rendidos em Bula, em Julho de 1972, mas não consegui que ele aparecesse, depois de o ter visionado. Agradeço ajuda nesse sentido se possível. Anexo as duas fotos da praxe.


4. Mensagem enviada em 11 de Fevereiro

Caro Luís Moreira
Cá recebi as tuas fotos que vou publicar na nossa série Tabanca Grande.
Não sei se já estás livre das tuas obrigações profissionais, para poderes contar-nos algumas histórias da tua passagem pela Guiné. Se tiveres algum tempo manda-nos os teus escritos e fotos a acompanhar.

Com respeito à fotogaleria da tertúlia, tem que ser o Luís Graça a resolver. Como o tempo dele é limitado, está complicado dar saída ao problema.

Vamos lá ver se consigo à distância fazer com que insiras comentários.

Eis os passos:

1 - Abrir a janela dos comentários e escrever a mensagem, não esquecendo de no fim mencionar o nome

2 - Na janela de Verificação de palavras, escrever as letras que aparecem por cima

3 - Escolher a Identidade "Anónimo", que é a última opção. Não é preciso ter conta no Gmail

4 - Carregar em publicar a mensagem.

Há-de aparecer a confirmação de que o comentário foi aceite e vai ser publicado, o que normalmente acontece em poucos segundos.

Se de todo não conseguires, envia-me os textos que eu insiro por ti.

Aguardando notícias tuas, deixo-te um abraço.
Carlos Vinhal


5. Informação complementar para o camarada Luís Moreira.

As fotos da tertúlia podem ser vistas em http://www.ensp.unl.pt/luis.graca/guine_guerracolonial_tertulia.html
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 11 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3868: Tabanca Grande (115): Carlos Jorge Pereira, ex- Fur Mil Inf Op Inf (CPO 6 e COP 3, 1972/74)

5 comentários:

Anónimo disse...

É com agrado que verifico que mais um membro do Batalão Caçadores 2928 se perfila para intervir na nossa tertúli.Já temos o ex-Alferes António Matos da 2790, os furrieis Jorge Fontinha e Luis Faria, da 2791 e agora o José F.Moreira da 2789.Falta alguem da CCS.Havemos de ter uma equipe de redação, do nosso Batalhão em Bula...Bem vido e agurdamos as tuas Éstórias.

Um abraço
Jorge Fontinha
Ex-Furriel Inf.CCAÇ 2791

Unknown disse...

Camarada Luis:Eu estive em Bula com chefe do posto STM entre Fev. e Abril de 1972 já com 22 meses de comissão devido a uma birra que tive com o Maj. comandante do AGR.TM. mas isso agora não vem ao caso.Só que te queria dizer que se calhar estivemos os dois lá ao mesmo tempo.Pontos de referencia: Conheci lá o Cap. Salgueiro Maia , fazíamos umas festas no quartel a que chamavamos RONCO em que eu actuei a fingir de Bob Dilan, o Gen. Spínola foi a Bula e fechou-nos a todos no quartel pois queria mostrar a umas visítas (reporteres Suecos) que o povo estáva com ele.Tudo isto não te diz nada? fico a aguardar resposta porque tenho muito de Bula para mostrar.
Bom Ano
Ex Fur Mil STM Vitor Raposeiro Setúbal
vitoraposeiro@gmail.com

zeca disse...

Quero pedir desculpa pela intromissão, mas gostaria de saber se a foto é do campo de futebol de Bula,eu fui para lá em 1972 possivelmente render-vos, mas já não tenho a ideia se é este o campo, uma vez que em cima está outro nome. Se assim for, certamente que se lembram, do incidente que aconteceu, nesse dia, da colocação das granadas no café do S. Silva, que pelo menos que me lembre, morreu o "ESCRITURÁRIO DE NOME REALINHO". A todos ex combatentes,um forte abraço, e votos de muita SAUDE.
Zeca Pinto.

manuel antonio cardoso disse...

Cardoso - op.cripto 2789 - camarada Luis Moreira (é assim!!!). Finalmente consegui! Andei várias vezes por Viana mas não foi possivel encontrar-te. Estou no Porto onde vivo. Diz qualquer coisa. (96 819 48 55 - 22 404 31 74 - Manuel Antonio Soares Cardoso e ainda email - t968194855@gmail.com)

Anónimo disse...

Olá a todos!..
Estive em Bula na CªCaçadores 2789
Claro que conheci todos estes camaradas.
Como a companhia era oriunda dos
Açores perdi o contacto...Eu era
o Enfermeiro..
Um grande abraço
Jaime Saraiva