quinta-feira, 26 de março de 2009

Guiné 63/74 - P4080: Tabanca Grande (127): Manuel Resende, ex-Alf Mil, CCAÇ 2585 (Jolmete, 1969/71): como o mundo é pequeno e o nosso blogue é grande

Guiné > Região do Oio > Jolmete > 1971 > O António Dias Barros, da CCAÇ 3306, junto ao memorial da CCAÇ 2585 (1969/71)... Obrigado, António, pela foto que te 'roubo', mas estávamos mesmo a precisar de alguns sinais de vida da rapaziada da CCAÇ 2585... Tu também te podes juntar a este "maravilhoso espaço da Internet". Encontrei fotos tuas de Jolmete, mas não o teu endereço de mail... Se nos estiveres a ver, dá uma apitadela... Gostava de te agradecer a gentileza...

Foto: Cortesia de António Dias Barros (2009)


1. Ao fim de dois anos (!), tivémos resposta a um apelo do médico estomalogista Raul Nobre, que chegou a integrar a CCAÇ 2585/BCAÇ 2884, mas que não chegou a embarcar, no T/T Niassa com destino à Guiné (*). A mensagem é do Manuel Resende:

Olá, Luís Graça

Só há dois dias é que descobri este maravilhoso espaço na Internet, onde se pode falar e desabafar de factos que recalcamos há 40 anos.

Sou ex-Alf Mil da CCaç 2585 / BCaç 2884.

Já li tudo o que está neste espaço e quero contribuir, para já, com uma informação para o nosso médico Raul Nobre, de que me lembro perfeitamente, pois era meu camarada de Companhia (CCaç 2585). Foi substituído pelo médico Alf Mil Diniz Martins Calado.

Já agora, também para informação do camarada Raúl Nobre, aqui vão os nomes dos 4 alferes da Companhia:

- António Camilo Almendra (mais tarde comandante da companhia por graduação em Capitão),

- Manuel Charraz Godinho,

- António Alberto Miguéis Marques Pereira,

- e eu, Manuel Cármine Resende Ferreira.


Tenho muitas fotos que irei partilhar em outra altura. Também tenho algo a dizer em relação à morte dos MAJORES.

Um abraço

Manuel Resende

manuel.resende@clix.pt

2. Comentário de L.G.:

Manuel Resende:

Como eu costumo dizer em casos destes, o mundo é pequeno e o nosso blogue é grande...

Não, não é vaidade, imodéstia, megalomania, arrogância, demência, voyeurismo... Estou só a falar em voz alta e a congratular-me por, quase todos os dias, conhecer gente fixe como tu, que gosta de ajudar e de ser ajudado. E que não quer ficar gagá tão cedo. E que ainda tempo tripas, tomates e coração. E que se recusa a pagar as suas memórias, o seu passado. E que até é capaz de blogar na Internet. E que se junta com os seus antigos camaradas da tropa e da guerra, para dar dois dedos de conversa, beber um copo, bater uma chapa, recordar os bons e os maus velhos tempos...

Obrigado, em meu nome e dos demais tabanqueiros, pela referência que fazes a "este maravilhoso espaço da Internet" que é, para ti, o nosso blogue, que acabas de descobrir. O que é importante é que ele, o blogue, vá cumprindo a missão para que foi criado, que é a de reunir debaixo do grande poilão a rapaziada que andou pela Guiné nos idos tempos de 60/70, na guerra e na paz. E que continua a lá ir e a sentir saudades de (e afecto por) aquela gente e os seus lugares...

Obrigado por quereres partilhar connosco a história dos três majores do chão manjaco, tema doloroso da guerra da Guiné, e sobre o qual já publicamos aqui um extenso dossiê, incluindo o depoimento de um antigo camarada teu, o ex-Fur Mil Lino, que vive hoje em Braga. Mas o Lino não mais deu sinais de vida. Em contrapartida, temos aqui, com lugar cativo na Tabanca Grande, o José Rodrigues Firmino, que foi soldado atirador da tua companhia, "casado, 60 anos de idade, natural de Armamar, Distrito de Viseu, residente em Paredes, Distrito do Porto". Também anda à procura de malta da CCAÇ 2585.

E porque "amor com amor se paga", ficas desde já convidado a integrar a nossa Tabanca Grande, a mandar as duas fotos da praxe (um de menino e moço, e outra mais recente), a contar a(s) tuas(s) história(s), tuas e da CCAÇ 2585 sobre a qual ainda sabemos pouco (**)... Até lá, um Alfa Bravo. Luís Graça.

PS - Vou dar notícias tuas ao Raul Nobre.

_____________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 27 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1629: Lendo os vossos depoimentos com um nó na garganta... O que é feito da CCAÇ 2585 ? (Raul Nobre, ex-Alf Mil Médico)

Mensagem de Raul Nobre, médico:

Meu Caro Luís Graça: Tenho lido estes depoimentos com um nó na garganta. É muito importante em todos os sentidos, quer histórica quer emocionalmente. Em 1969 fui incorporado como médico na CCAÇ 2585, comandada pelo Capitão Tomaz da Costa.

Ainda fiz o IAO na Arrábida e gozei os 10 dias de licença antes do embarque. Entretanto deu-se o "atentado" ao Niassa e o embarque do Batalhão fez-se com atraso. Eu não cheguei a embarcar, pois deferiram-me o requerimento que fizera para poder terminar a especialidade de Estomatologia e em 1971 mandaram-me para Timor donde regressei em 1973.

Nunca mais tive notícias de ninguém. Recordo-me que havia um Alferes chamado Almendra, creio que natural de Trás-os Montes. O meu contacto com os camaradas foi de curta duraçáo, pois tinha sido reinspeccionado, fizera uma recruta de um mês em Santarém e tinham-me colocado naquela Companhia que, por sua vez, tinha sido constituída a toda a pressa. Gostava de ter notícias daqueles rapazes.

Um abraço e a minha admiração pelo trabalho que estás a fazer.

Raul Nobre


(**) Sobre a CCAÇ 2585, continuamos a ter ainda pouca informação... Há referências a esta companhia que esteve em Jolmete (vd. mapa de Pelundo), nos postes de:


17 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2275: Estórias avulsas (11): Saídas frequentes para o mato (Albino Silva)

14 de Setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2106: Tabanca Grande (33): Apresenta-se José Rodrigues Firmino, ex-Soldado Atirador (CCAÇ 2585 / BCAÇ 2884, Jolmete, 1969/71)

27 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P2004: Dossiê O Massacre do Chão Manjaco (Afonso M.F. Sousa) (Anexo A): Depoimento de Fur Mil Lino, CCAÇ 2585 (Jolmete, 1970)

Sem comentários: