quinta-feira, 16 de abril de 2009

Guiné 63/74 - P4199: In Memoriam (18): Domingos Gomes Nabais, morto por afogamento no Rio Geba, Bafatá, 13/4/65 (José Colaço / Francisco dos Santos)


Guiné > Zona Leste > Bafatá > 1970 > Vista aérea de Bafatá, com o Rio Geba (o chamado Geba Estreito) do lado direito. Foto tirada de helicóptero, do lado oeste, pelo ex-Fur Mil Op Esp Humberto Reis (CCAÇ 12, Contuboel e Bambadinca, 1969/71). Aqui morreu, por afogamento, o Domingos Gomes Nabais, natural de Sabugal, em 13 de Abrild e 1965. Pertencia à CCAÇ 557, que tinha vindo da Il
ha do Como...
Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados

1. Quem era o Nabais, da CCAÇ 557, e em que circunstâncias morreu ? Curiosidade desperta pelos versos do Francisco dos Santos (*) e logo satisfeito pelo seu e nosso camarada José Colaço

(...) Éramos a família unida,
Por isso não digo nomes,
Sacrificámos a vida,
Que heróis todos nós fomos.

Mas veio então a mudança,
Bafatá que era a norte,
Havia mais esperança
E talvez melhor sorte.

Não queríamos muito mais,
O tempo passa a correr,
Mas o soldado Nabais
No rio viria a morrer.

A morte por afogamento
Que já ninguém o previa,
Este triste acontecimento
Chocou muito a Companhia....)


Francisco dos Santos


2. Ficha necrológica (**):

Nome: Domingos Gomes Nabais,
Psto: Soldado
Subunidade: CCAÇ 557, Cachil, Bissau e
Bafatá
, 1963/65,
Local e data: Bafatá, Rio Geba, 13 de Abril de 1965
Causa: Afogamento
Naturalidade: Aldeia Velha, Sabugal
Última morada: Cemitério de Bafatá, Guiné-Bissau

3. Diz o José Colaço (***):


o Nabais era um rapaz muito simples, por esse motivo era muito apoiado por todos os camaradas. Quem lhe escrevia as cartas os aerogramas era o Francisco dos Santos.

A sua morte não teve nada a ver com combates de guerra, não sei se por ironia do destino, ou sei lá, assisti praticamente aos últimos minutos de vida do Nabais.

Era uma tarde bonita, cheia de sol, o Geba [ em Bafatá,] convidava-nos a tomar banho. Então um grupo de 1o ou 12 militares fomos tomar banho. O Nabais não sabia nadar, ele estava neste caso mais ou menos à beira rio...

Entretanto notou-se a falta do Nabais mas, como do grupo nenhum sabia mergulhar com capacidade para procurar o Nabais, houve uma corrida até ao quartel para chamar o Fernando, Cabo condutor, óptimo mergulhador que, em poucos segundos, aparece com o Nabais na palma da mão ao cimo da água mas sem sinais de vida.

Ainda se tentou a recuperação mas o Nabais estava morto, não se sabe se por afogamento ou problemas por estar a fazer a digestão.

Ficou sepultado em Bafatá no talhão dos militares. Morreu em 13/04/1965.

Quanto ao Francisco dos Santos, darei notícias, somos muito amigos.

Um abraço, Colaço.

___________

Notas de L.G.:

(*) 16 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4196: Blogpoesia (39): CCAÇ 557, Missão cumprida na Guiné (José Colaço/Francisco dos Santos)

(**) 30 de Abril de 2008 > Guiné 63/74 - P2802: Lista dos militares portugueses metropolitanos mortos e enterrados em cemitérios locais (2): 1965 (A. Marques Lopes)

(***) Vd. último poste desta série > 11 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3723: In Memoriam (17): Morreu o Capitão Sucena, um Homem bom (António Matos)

1 comentário:

Anónimo disse...

Só uma pergunta se me oferece fazer, mais um militar Português que ainda se encontra em solo estrangeiro?

Para quando o regresso de todos os nossos Camaradas sepultados fora deste País?

Como pressionar o poder político para resgatar todos os corpos, mesmo que isso implique não trocarem de carro durante um ano.

Será que a nossa força, conjunta, não poderá contribuir para que isso aconteça, nem que seja necessário todos os dias falarmos nisso "até que a voz nos doa".
BSardinha