segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5161: Os Nossos Seres, Saberes e Lazeres (11): Operação Tripas na Cidade Invicta (Luís Borrega)

1. Mensagem de Luís Borrega, ex-Fur Mil Cav MA da CCAV 2749/BCAV 2922, Piche, 1970/72, com data de 5 de Outubro de 2009:

Caro Camarigo Luís Graça e restantes editores

Nháluda! [boa tarde, em fula]

Vou enviar um pequeno texto, se vocês acharem que vale a pena publicarem... façam-no.


O CÉU É O LIMITE PARA A AMIZADE E A CAMARADAGEM

O título vêm a proposito de uma deslocação que eu fiz à Cidade Invicta.

Um dos Ex-Furriéis da minha Companhia (CCAV 2749), Manuel Costa, Fur Mil Mec Auto, pediu, por sugestão minha, a Medalha das Campanhas de África, mas como ele mora em Braga, disse-lhe que levantava a Medalha em Lisboa, bastando que ele me mandasse uma declaração a autorizar o levantamento, o que ele fez.

Tinha ficado combinado entregar-lha no decorrer do Almoço da nossa Companhia, a realizar este ano. Acontece que nem ele nem eu fomos ao almoço. Por isso no passado dia 19 de Setembro dispus-me a ir levá-la ao Porto. Apanhei portanto o Alfa proveniente de Faro, às 9h23, no Pinhal Novo e desembarquei em Campanhã pelas 12h50.

Já lá estava o Costa e também os ex-1.ºs Cabos Alfredo Lopes e David Gonçalves, ambos da minha Companhia e do meu Gr Comb. Presente também o Eduardo Teixeira Lopes, da CART 3332 (Companhia de intervenção em Piche, connosco).

Estava em marcha a Operação TRIPAS. Corremos os restaurantes limítrofes e nada de Tripas à Moda do Porto. Começei a sentir-me fustrado, então vinha do Sul para comer peixe e carne grelhados?... Não!

Estava um indivíduo encostado à porta de um café e eu disse que éramos um grupo de veteranos de guerra e que procurávamos um restaurante para comer as afamadas tripas. Ficámos surpreendidos pois o indivíduo também era um ex-combatente. Tinha pertencido à 28.ª Companhia de Comandos, sob o comando do Cor Jaime Neves, e tinha estado em Moçambique (salvo erro). Para irmos ao Restaurante Três Unidos no Largo de S. Lázaro e pedirmos ao gerente, senhor Machado, uma Dieta.

Caros amigos, a dieta era um tacho enorme cheio de Tripas à Moda do Porto. Tivemos um almoço espectacular, repetimos e voltámos a repetir e isto bem acompanhado com um tinto maduro de se lhe tirar o chapéu. Depois queriam que ficasse no Porto, o Costa queria que eu fosse para Braga. Lá me consegui safar e apanhar o Alfa às 15h47 e chegar ao Pinhal Novo pelas 19h30. Foi um dia muito bem passado, a recordar tanta coisa!!!

Zona ribeirinha da cidade do Porto, altamente perigosa para Operações gastronómicas.
Foto retirada do site da
Câmara Municipal do Porto, com a devida vénia.

No passado dia 2, resolvi empreender mais uma Operação Gastronómica. Demos-lhe o nome de código PEIXE DA BOLANHA, e fui eu mais o ex-Fur Mil At Inf Eugénio Pereira e o ex-Fur Mil Armas Pesadas, Rogério Lourenço da CCAÇ 3545/BCaç 3883, Batalhão que nos rendeu em Piche em Maio de 1972.

A CCAÇ 3545 foi render a CCAV 2748 em Canquelifá, e foi protagonista da Operação dos Comandos, pois tiveram debaixo de fogo vários dias, cercados pelo PAIGC (Março de 1974). Fomos almoçar ao Restaurante O Pescador, situado em Lagameças, que serve um peixe fresco grelhado espectacular.

Já está combinada outra Operação denominada BARBAS, pois vai ser no Restaurante Barbas, sito na Bolanha da Costa da Caparica, para comer uma Caldeirada de Peixe. Espero que não seja de peixe da bolanha...

E é assim que vou recordando o tempo passado na Guiné cultivando as amizades de então.

Nada é mais importante do que a amizade, nem a fama, nem o dinheiro, nem a morte !!!

Alfa Bravo
Luís Borrega
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 27 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5017: Parabéns a você (28): Luís Borrega, ex-Fur Mil da CCAV 2749/BCAV 2922, Piche, 1970/72 (Os Editores)

Vd. último poste da série de 17 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4541: Os Nossos Seres, Saberes e Lazeres (10): Juvenal, como foste nessa de chamar Vanessa à tua menina ? (Luís Graça)

4 comentários:

Antonio Graça de Abreu disse...

Eu adora comer, estou gordíssimo, e com os camaradas da Guiné é sempre um repasto de tripas, caldeirada, bacalhau, cabrito, tudo o que de melhor tem a gastronomia portuguesa.
É a vingança da fominha que passámos na Guiné.
Já agora recomendo ao pessoal aqui da zona do Estoril o restaurante Falhão, do nosso camarada João Rolo,cozinheiro numa das meses em Bissau. Já lá fui com o José Manuel Dinis e com o António Rodrigues, de Copá. Somos servidos como príncipes.
Um abraço,
António Graça de Abreu

Antonio Graça de Abreu disse...

O restaurante do João Rolo é em Caparide, no alto do Espargal, por cima do Murtal.

José Marcelino Martins disse...

Caro Luis Borrega

Que tal uma "OPERAÇÂO PELICANO"?

Já que gostas destas intervenções gastronómicas, vê o post 2334 de 8 de Dezembro de 2007, e, ainda que em foto, delicia-te com uma BENTANA, que é mesmo peixe da bolanha, apesar de já haver de "aviário".

Um abraço

José Martins

Anónimo disse...

Luis Borrega
Ao que dizes,tambem gostas de conviver e reviver à volta da mesa.
É Bom!

Pelos vistos onde tambem se "dá bem ao serrote" é no Milho Rei,onde o pessoal da "Tabanca Pequena de Matosinhos" se reune às 4ªs feiras.

Ao que parece,para alem de "tirar a barriga de misérias" enche-se o espírito de ...Camaradagem e Amizade!

Ainda não experimentei mas um dia destes por lá vou aparecer!!

Um abraço e...boas tainadas...bem acompanhado pelo tintol que,costuma dizer-se, é "sangue de Cristo",pelo que não faz mal e purifica a alma !

Luis Faria