domingo, 16 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6407: Álbum fotográfico de Daniel Matos - I

1. Começamos hoje a publicar o Álbum fotográfico do nosso camarada Daniel Matos* (ex-Fur Mil da CCaç 3518, Gadamael, 1971/74), autor do trabalho "Os Marados de Gadamael e os dias da Batalha de Guidaje".


Álbum fotográfico de Daniel Matos (1)

Foto 6 > 26 de Dezembro de 1971, o General António de Spínola passando revista ao 2.º Pelotão da CCaç 3518, no Cumeré.

Fotos 7, 7A, 7B, e 7C > No Posto Escolar Militar n.º 23 (PEM-23, Gadamael) frequentaram as aulas da instrução primária algumas dezenas de jovens alunos (também alguns adultos da população). Não era fácil dar aulas a muitos que não falavam português (nem em crioulo se exprimiam), mas registaram-se muitos casos de bom aproveitamento, concluindo a 4.ª classe.

Foto 8 > Imagem exterior do PEM n.º 23, Gadamael, que ficava ao lado da pista de aviação nova, junto à tabanca.

Foto 9 > Dois dos melhores soldados milícias que nos acompanharam em Gadamael. O da direita, Camisa Conté, viria a falecer em 1973 quando das batalhas de Guileje e Gadamael.

Foto 12 > O autor, junto às águas do Rio Sapo, afluente do Rio Cacine, que banhava Gadamael Porto.

Foto 12A > Iana Abú, mulher respeitada em Gadamael e que foi lavadeira de muitos de nós. Aqui, à porta da sua morança, acompanhada do filhote mais novo.

Foto 19 > Uma das muitas equipas de futebol que formámos ao longo da comissão. Esta representou a Companhia num torneio disputado em Bafatá, em Janeiro de 1974. Em cima (da esquerda para a diteita): 1.º Cabo Escriturário Alexandre Castro; Fur Mil Lopes Silva, Alf Mil José Cavaco, Fur Mil Enf.º Augusto Morais,
Fur Mil Ranger Hélder Calvão, 1.º Cabo Rodrigues, Fur Mil Hélder Novíssimo e o Fur Mil "treinador" António Guerreiro. Em baixo (pela mesma ordem): 1.º Cabo Américo, Fur Mil Daniel de Matos, Fur Mil Mec Auto José Alberto Durão, Alf Mil António Monteiro e Fur Mil TRMS Domingos Pinto.

Foto 23 > O autor, à entrada dos quartos de Sargentos em Gadamael; já quando lá chegámos se chamava "Cozinha Económica" ao edifício, e nós, com intensa actividade a condizer no átrio de entrada, soubemos conservar a tradição... O edifício seria completamente destruído nos primeiros dias de Junho de 1973.

Foto 26 > Jovens alunos hasteando a bandeira portuguesa.

(Continua)
__________

(*) Vd. poste de 11 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6371: Os Marados de Gadamael (Daniel Matos) (17): Devolver os corpos às famílias e Bibliografia

Sem comentários: