quarta-feira, 9 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6563: Banco do Afecto contra a Solidão (11): Vamos telefonar ao Victor Condeço (que vive no Entroncamento)



Guiné > Região de Tombali > Catió > CCS/BART 1913 (1967/69) > Álbum fotográfico de Vitor Condeço > Catió - Quartel > Foto 11:  "O Fur.Mil. Vitor Condeço sentado na raiz do Poilão, tendo por fundo o edifício do comando".





Guiné > Região de Tombali > Catió > CCS/BART 1913 (1967/69) > Álbum fotográfico de Vitor Condeço > Catió - Quartel > Foto 13: "Na parada o Alf Mil Barreto e o Fur Mil Gil, tendo por fundo o edifício do comando e a caserna nº 3".



Guiné > Região de Tombali > Catió > CCS/BART 1913 (1967/69) > Álbum fotográfico de Vitor Condeço > Catió - Quartel > Foto 14: "Fur Mil Machado,  de serviço, na porta de armas tendo por fundo a ainda em construção camarata dos oficiais, mais ao longe a caserna nº 3.



Guiné > Região de Tombali > Catió > CCS/BART 1913 (1967/69) > Álbum fotográfico de Vitor Condeço > Catió - Quartel > Foto nº 21: "Na arrecadação antiga de material de guerra, o 1ºCabo Camarinha e o Fur Mil Victor Condeço. A motorizada que se vê não eramaterial de guerra, foi comprada avariada ao electricista da central civil sr.Jerónimo por 250 pesos, foi reparada e ainda serviu para dar umas voltas". 

Fotos (e legendas): © Vítor Condeço (2006). Direitos reservados




1. Mensagem do Alcides Silva (*) [, foto à esquerda]:

Data: 5 de Junho de 2010 13:11
Assunto: Solidariedade


Amigo Luís Graça, li a mensagem referente ao Victor Condeço (**), é triste saber estas notícias, nestas circunstâncias é muito difícil dizer alguma coisa.

Eu digo ao Victor que viva um dia de cada vez, não pense no pior, com a ajuda de Deus ele pode vencer, porque por aquilo que conheci em Catió ele sempre foi um vencedor. Victor, não te deixes arrebatar por pensamentos demolidores, pensa sempre que o amanhã será um dia melhor. 

O telefone fixo do Victor é: 249 718 626.

Com votos de recuperação,  um grande abraço.
Alcides






2. Mensagem do Benito Neves  (***) 

Luís, bom dia e obrigado pela informação [sobre os Melech Mechaya], embora nãová poder estar presente. Já vi, no programa das festas de Abrantes, que osMelech Mechaya irão actuar em Abrantes, no dia 10 do corrente mês, às 23 horas.A actuação será na Praça Barão da Batalha, em palco a descoberto. Atendendo aque está anunciado tempo de chuva até ao fim-de-semana, não sei como irá ser,mas vamos acreditar que não vai chover.Pergunta que se impõe: Vais acompanhar a banda até Abrantes? Em caso afirmativonão quero deixar de te dar um abraço. Caso não venhas, o teu filho não me vaiescapar.

[Comentário de L.G.: Benito, obrigado pela tua gentileza e pela tuainformação sobre o concerto na tua terra, que eu desconhecia. Não, não irei atéaí... Vou estar para o sul. Se puderes, dá ao João -  o rapaz do violino -um abraço da malta toda, que está atabancada. Bom concerto, boas festas, diverte-te!]
Outro assunto: Victor Condeço 

Benito Neves


O Victor é meu "amigo do peito" desde há muito tempo, inclusivéestivémos juntos em Catió. E apadrinhou a minha entrada na Tabanca Grande.

A meu convite tem participado nos almoços de confraternização da minha Companhia,que esteve adida ao Batalhão do Victor, embora não eu fizesse parte doBatalhão. Era uma Companhia independente que esteve em Catió em intervenção aoSector.

Entre muitas vezes que nos encontramos, em finais de Abril estive com o VictorCondeço na festa de aniversário do meu "cabo pastilhas" e nada faziaprever que 30 dias depois se viesse a revelar a doença [que ele tem].

Desde que nos reencontrámos há uns anos - e foi através do blogue - que temoscontactado e privado com frequência. Tornámo-nos mais amigos.

Ontem voltei a telefonar ao Victor. Atendeu-me o genro (o Victor sóesporadicamente atende o telefone). O Victor apercebeu-se de que era eu e quisfalar comigo (...).







Victor Condeço



Um camarada nosso, ex-Fur Mil da minha CCav 1484, é médico homeopata e tambémtem estado a acompanhar o Victor com a ajuda possível (...).

Há alturas na vida muito difíceis, tanto mais quando temos apenas palavras parapoder dar força num sofrimento que quereríamos ver atenuado.

Estou triste mas a acompanhar a situação muito de perto e a dar a ajudapossível. No meu intimo temo perder um amigo que ao mesmo tempo é um homem bom,mas ao mesmo tempo quero acreditar em milagres.

 Desculpa este meu desabafo, mas sei que gostas de saber o que se passa com opessoal da tua Tabanca Grande.

Um abraço

Benito Neves
3. Comentário de L.G.:

Alcides, Benito e demais amigos e camaradas que conhecem o Victor: Vamosdar-lhe força,  ao Victor. É importante que ele se sinta rodeado docarinho dos velhos camaradas da Guiné.  Ele vive no Entroncamento comuma família maravilhosa. O telefone fixo dele é o 249 718 626.Procurem saber qual é a melhor hora para lhe darem uma palavrinha...  Umpor todos, e todos por um!
____________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste  de 15 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6394: Tabanca Grande (219): Alcides Silva, ex-1º Cabo Estofador (e não ex-Sold Cond Auto...), CCS / BART 1913, Catió, 1967/69


(...) Senti, ao telefone, que o Vitinho não está na melhor forma. Ia começar a radioterapia, esta semana, em Lisboa. Tem um belíssimo genro que o leva e  traz. Uma filha que ele adora. Dois netos. A esposa. Uma família, encantadora, que é um importante esteio e vai ser meia cura. O suporte social, nestes casos de doença crónica, é muito importante. Para além da efectividade, cada vez maior, das terapêuticas, e da competência dos nossos profissionais de saúde que trabalham no IPO, os aspectos não-médicos, psicológicos e sociais, são também decisivos no processo terapêutico. Foi essa mensagem que eu reforcei, ao telefone, ontem, junto do Vitinho.

A Tabanca Grande é também um grupo de amigos e de camaradas que estão aqui para ajudar, apoiar, aconselhar, animar... Vamos torcer pelas melhoras do Vitinho. Vamos fazer-lhe sentir, de preferência de viva voz, por telemóvel (963 139 769) ou telefone fixo (deixei escapar o nº dele....), ou passando pela casa dele, no Entroncamento, que ele não está sozinho, neste momento difícil. (...)


(***) Vd. poste de 18 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1673: O blogue do nosso contentamento (Benito Neves, CCAV 1484, Nhacra e Catió, 1965/67)

(...) Mensagem do Benito Neve, com data de 14 de Março de 2007, com o pedido formal de entrada na nossa tertúlia. Começo por lhe pedir desculpa, a ele e ao seu padrinho, o Victor Condeço, pelo atraso. Houve uma engarrafamento de trânsito nas minhas caixas de correio. Ou melhor: tem havido muito embrulhanço, no meu sector...A explicação, um pouco tosca e esfarrapada, está dada e é sincera.
O Benito já é dos nossos há muito. Só espero que por cá se sinta bem. Para já adorei as tuas palavras de grande camarada: que o blogue é mato e bolanha por onde te metes todos os dias, não já com o coração em sobressalto, mas com a emoção do reencontro, da redescoberta, da memória... Espero poder abraçar-te em breve, a ti e ao Condeço. Em Pombal ou noutro sítio. L.G. (...
)

(...) Posto > Ex-Furriel Mil Atirador de Cavalaria: nUnidade > Companhia de Cavalaria 1484 - Guiné 1965/67 (Nhacra e intervenção ao Sector de Catió de 8/6/66 a finais de Julho/67).

Referências ao blogue... quase me dispenso de as fazer. Mas digo que é mata e bolanha onde me meto e atasco todos os dias (com a melhor boa vontade), não por vício mas para continuar a sentir os sons, as cacimbadas, os medos e tudo o mais que faz parte das nossas recordações de há 40 anos. E é também a saudade das gentes, das tradições, dos usos e costumes que nos acicatam a vontade de voltar um dia. (...)

1 comentário:

Anónimo disse...

Moçambique-Tete-1968-1970-c.caç2357
Camarada Luis Graça,peço licença para entrar no vosso,bem concebido
e recheado blogue, não sendo eu ve_
terano da Guiné.Foi pelo blogue da
c.caç3441,que eu achei o vosso.Se
me derem licença,junto-me há vossa
onda de solidariedade, para com o
camarada Vitor Condeço.Eu também
estou a combater uma Lesão Neopla_
sica,no meu caso é no estômago,sei
o que é essa maldita doença.O cama_
rada Vitor Condeço está rodeado de
familiares que lhe querem muito,
amigos que não o esquecem e estimam
Ele que lute(é fácil de dizer)não se deixe vencer,estamos todos com ele.Dias melhores virão.Obrigado a
todos vós.Desde Setúbal,este vosso
desconhecido camarada das andanças
Africanas.Carlos Nabeiro.