segunda-feira, 26 de julho de 2010

Guiné 63/74 - P6786: Tabanca Grande (233): João Crisóstomo, ex-Alf Mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole, Missirá, 1965/66), e grande português da diáspora

1. Mensagem de 8 de Junho passado, enviada pelo nosso camarada Beja Santos:

Data: 8 de Junho de 2010 11:08. 

Assunto: Notícias de João Crisóstomo: Só para vocês saberem qual a militância deste nosso camarada!



2.  Mensagem enviada pelo João Crisóstomo [, foto à esquerda,], ex-Alf Mil, a viver em Nova Iorque, e que passa doravante a integrar, de pleno direito, a nossa Tabanca Grande (*), sob o nº 432, com uma saudação muito especial do Luís Graça e demais editores e membros do nosso blogue:

Meu caríssimo Beja Santos:

Envio de novo, pois parece que parte do e mail não chegou a sair.  Isto de comunicações digitais... Deus me ajude!!!!....

Tentei telefonar, (que para mim o som duma voz humana do lado de lá da linha vale mais que mil emails (que são úteis e necessários para outras coisas, eu sei...), mas não apanhaste o telefone... Frustrado tenho mesmo de me pôr ao teclado...

Mas não quero de jeito nenhum deixar de te enviar um grande abraço. Aliás, embora ninguém me tenha encarregado de o fazer, eu tenho a certeza de que muitos dos teus amigos no exterior, especialmente aqueles que como nós tivemos as mesmas experiências e o mesmo viver na Guiné, para os que por acaso leiam este email e não me conheçam: eu fui o percursor imediato (juntamente,  com o Freitas, Sousa, [Luís] Zagallo, Henrique Matos e outros da CCaç 1439), do nosso Beja Santos em Xime, Bambadinca, Missirá, Enxalé, Porto Gole... Se soubessem que hoje era o dia dos teus anos iam rebentar com as linhas telefónicas ou pôr sobrecarga na Internet.... Portanto por estes todos que te queremos muito e que estão espalhados por esse mundo fora....o meu grande abraço e um grande abraço deles também.

Tenho pena de até ao momento não ter podido dedicar mais um pouco de tempo para me corresponder mais contigo e com [o blogue] Luís Graça & Camaradas da Guiné: acreditem que... não tem mesmo dado jeito. E já que estou ao teclado - sempre é alguma comunicação - eu permito-me esclarecer o porquê, na esperança de que compreendam, ao mesmo tempo que me permito dar alguma informação que, como portugueses,  creio relevante para todos nós.

Desde que voltei de Portugal eu tenho andado 'sobrecarregado'. A idade - quase 66 anos  - começa a impor condições e limitações a que não estou habituado e me custa aceitar: e o resultado foi há bem pouco tempo ter apanhado um susto pois estive dois dias com dores de cabeça horríveis e alta temperatura (chegou a 42º C) sem o médico saber porque nem o que fazer. Até que, ao preparar-me para fazer test scans e não sei que mais, eu perguntei ao médico se o cansaço e a falta de sono podiam ter algo a ver com essa minha situação: que desde que voltara de Portugal estava a dormir uma média de 2 a 4 horas por noite (com algumas excepções, pois havia noites que eu não chegara a ver a cama). Ele não me disse o que pensou, mas creio que de estúpido para cima no faltou nada. Depois de medicado, mandou-me para casa descansar....

E isto porque, ao contrário de 2004 em que coordenei o 50º aniversário da morte de Aristides de Sousa Mendes [ 1885-1954,] em 22 países, as comemorações que me decidi organizar, embora em menor escala este ano - 125º  aniversário do seu nascimento e o 70º  aniversário do 'Dia da Consciência' -  as comemorações têm sido muito difíceis de concretizar. Mas algo está acontecendo (e, como portugueses, que somos, espero não levem a mal aproveitar-me deste meio para a divulgação do que acho relevante): Sei de acontecimentos que são programados por esse mundo fora, especialmente em França pelo Sr. Manuel Dias e nos quais eu eu não estou envolvido. Outros, em cuja realização eu tenho prestado o meu maior ou menor contributo incluem:

Dias 17 e 20 de Junho [de 2010]: Missas de Acção de Graças (junto algumas cartas -resposta relacionadas com algumas delas ) no Vaticano, França, Portugal, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Argentina.

Além destas há outros acontecimentos relevantes: a vinda por empréstimo do MNE [, Ministério dos Negócios Estrangeiros,] do livro de registo de Bordéus para Nova Iorque, como sucedeu há cinco anos e que teve tal ressonância que o próprio New York Times dedicou um artigo editorial ao acontecimento; a adesão de muitas sinagogas pelo mundo fora que confirmaram com maior ou menor destaque participar nestas comemorações; a apresentação (neste caso embora "esteja por dentro" a minha participação tem sido muito muito pequena, podendo dizer que se limita a apoio moral da minha parte) do filme "O cônsul de Bordéus", uma co-produção belga, espanhola e portuguesa (maioritariamente portuguesa) dirigido por Francisco Manso e João Coreia, música pela Orquestra de Viana de Castelo e voz de Lina Rodrigues... tudo fabuloso... etc., etc.

Quanto a Portugal permitam-me mencionar a Missa na Sé Catedral de Lisboa, dia 17 de Junho, às 19h00. O Sr. Cardeal Patriarca disse-me da sua impossibilidade de presidir este ano, mas delegou num dos seus bispos auxiliares: A Missa será [ foi,] celebrada pelo Sr. Bispo D. Tomás da Silva Nunes.

Familiares, Amigos de Sousa Mendes  e outras individualidades estão envolvidas e a todos convido a estarem presentes neste acontecimento muito significativo e relevante.

Bom, agora tenho de ir para Nova Iorque.... trabalhar. Antes porém, aqui vão as tais cartas (**)

Um braço grande para todos vocês também
João Crisóstomo




Blogue Amigos de Aristides e Angelina Sousa Mendes:

"A missão deste blog é de celebrar, divulgar e homenagear o ACTO de CONSCIÊNCIA de Aristides de Sousa Mendes em Junho de 1940 em Bordeaux, salvando milhares de refugiados sob a ameaça imediata dos invasores e da Segunda Guerra Mundial. / The mission of the blog amigos desousamendes.blogspot.com is to celebrate, disseminate and honor the Act of Conscience of Aristides de Sousa Mendes, the Portuguese diplomat who saved thousands of refugees in June 1940 in Bordeaux".

Poste de 18 de Março de 2010 sob o título "João Crisóstomo works for the Sousa Mendes cause" [João Crisóstomo trabalha para a causa de Sousa Mendes]
____________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 18 de Março de 2010 > Guiné 63/74: P6013: Camaradas na diáspora (1): João Crisóstomo, ex-Alf Mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67), militante de causas nobres, a viver em Nova Iorque

(**)  Cópias de documentos enviados pelo João Crisóstomo que servem para ilustrar a sua actividade como "militante de causas nobres":


[Carta, em francês,  com data de 19 de Fevereiro de 2010, assinada pelo Cardeal Ricard, arcebipo de Bordéus, endereçada para o nosso camarada João Crisóstomo, coordenador e vice-presidente do Comité Internacional Angelo Roncalli] (LG)




[Carta, em inglês, com data de 25  de Abril de 2010,  assinada pelo nosso camarada João Crisóstomo, coordenador do Projecto "O Dia da Consciência" e vice-presidente do Comité Internacional Angelo Roncalli, e dirigida ao Secretário de Estado do Varticano, Cardeal Bertone] (LG)

E AINDA ESTA MISSIVA QUE ACHO MUITO INTERESSANTE PELO ENTUSIASMO T
TÃO O EVIDENTE .( Assim vale a pena trabalhar....) (JL)

Dear friends,

Thanks so much for all your support with this idea to honor this great man.

Here's the status as of today, May 28, 2010:

NEW ACTIONS:

- Tim received confirmation from the Israeli Consulate that the Consul General will attend on June 17

- João Crisóstomo sent me the text (Portuguese and English) to be shared with any priests for special intention masses

- João de Brito is contacting Nathan Oliveira, John Mattos, and Maxine Olson to provide artwork that may relate to the theme (Sousa Mendes, freedom, hope, despair, etc.) to be exhibited at the Consulate

- João de Brito is contacting the Contemporary Jewish Museum of San Francisco to potentially provide some space to exhibit the works of these prominent artists (João, Nathan, John, Maxine) at one of the museum's galleries

- João de Brito and/or John Mattos will be designing a large banner to display on the façade of the Consulate

- I requested that Diane Madruga ask the Pastor at St. Clare's Church in Santa Clara to say a mass in Sousa Mendes' honor on June 13, 17, and/or 20

- I invited the Consul General of Brazil

- Sebastian Mendes and Sheila Abranches (grandchildren of Sousa Mendes) are contacting their relatives who live in the Bay Area to attend the events; they are also contacting their aunt Teresinha (Sousa Mendes' surviving daughter) who lives in Manteca, CA to see if she would be able to attend

- Tim is preparing an invitation list

- Tim is coordinating the hors d'oeuvres (kosher) and flower wreath - donated by PFSA

- I asked Sharon Xavier de Sousa, choir director, who will be performing at the Dia de Portugal concert at Five Wounds Church in San José on June 13 (2:30 PM), to consider dedicating one of the concert pieces to Sousa Mendes and his family

- I have asked João Crisóstomo about posters, banners, brochures, etc. that may have been prepared previously that could be used again

- I contacted the San Francisco Police Department to inquire about potential permits or requirements that need to be addressed

COMPLETED ACTIONS:

- Portuguese Consulate is reserved for the event on June 17 starting at 10 AM (thanks to the Consul General); PFSA will coordinate and donate the kosher hors d'oeuvres (thanks to Tim and PFSA)

- Email invitations sent to Mayors Gavin Newsom of San Francisco, Tony Santos of San Leandro, Al PInheiro of Gilroy, Consul General of France, Honorary Consuls of Austria and Belgium (Tim previously contacted the Consul of Israel), Senators Boxer and Feinstein, Congressmen Nunes, Cardoza, and Costa, Fr. Don Morgan of Five Wounds Portuguese National Church; Tim is inviting Newark Councilman Luis Freitas and is preparing a list of additional invitees

- Five Wounds Portuguese National Church will have a special intention mass on Sunday, June 13 at 11 AM (thanks to Fr. Don Morgan); Fr. Morgan has asked for a text in Portuguese to be read during mass about Sousa Mendes (I will be preparing it)

- Press releases sent to the following media outlets: San Francisco Chronicle, San Jose Mercury News, KGO 810 AM Radio, KGO 7 TV, NBC 11 TV, KRON 4 TV, KCBS 770 AM Radio, CBS 5 TV, KQED Radio, KQED 9 TV, KTVU 2 TV, Portuguese Tribune (Facebook)

Um grande abraço,
Miguel

Sem comentários: