quinta-feira, 21 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8149: (Ex)citações (138): Sou o neto do Cherno Rachide (Djuli Sal)

1. Comentário do nosso leitor Djuli Sal, com data de 19 do corrente, ao poste P7948 (*)
Olá, amigos,  estou muito grato por esse santástico (1) trabalho realizado por essa equipa de emprendedores que conseguiram reavivar a esperança de um povo esquecido no tempo.... o povo de Quebo (ex-Aldeia Formosa).

Sou neto do Tcherno Rachid Djaló [assinalado na foto, em rectângulo verde, tendo atrás, enquadrado por rectângulo a vermelho, o Cap Mil Vasco da Gama, Aldeia Formosa, Janeiro de 1973 ], e estou muito contente por essa iniciativa.

Gostaria que aprofundassem mais a história e que publicacem mais fotos do Tcherno, a sua família, companheiros,  para que um dia essa matéria sirva de suporte e germe do resgate da verdadeira história do meu povo.

A todos um forte abraço. Do fundo de coração, estou simplesmente orgulhoso por esse trabalho...e obrigado.

(1) O termo santástico deve ser lido como santo e fantástico (**).
______________

Notas do editor:
(*) Vd. poste de 15 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7948: (In)citações (30): O Cherno Aliu Djaló, actual Califa de Quebo-Forreá, agradece aos nossos camaradas Vasco da Gama e Arménio Estorninho as fotografias do Cherno Rachide, seu pai e antecessor (Pepito)

(**) Último poste da série > 17 de Abril de 2011 > Guiné 63/74 - P8114: (Ex)citações (137): Mansambo, a emoção do Torcato Mendonça, o memorial da CART 2339 (1968/69)...

2 comentários:

alma disse...

Santástico Djuli.

Já adoptei a palavra.

Uma Santástica Páscoa para Todos.

Jorge Cabral

Unknown disse...

Grato pela adopçao do termo *SANTÁSTICO* agradeço a vossa amabilidade.
Ao meu ver este blog representa um veiculo de difulgaçao e contextualização da rica historia da G. Bissau.
Aos mais velhos proporciona uma autentica nostalgia... para os mais novos (como é o meu caso)é um meio de aprendizagem e de reencontro as nossas verdadeiras raízes...
E a todos faculta uma outra face da historia, com possibilidades de fazer comparaçao com o passado recente e o presente, com intuito de projetar um futuro melhor... um futuro liberto dos erros do passado, através de um novo raiar de sol da esperança de dias melhores rumo a tão falado desenvolvimento do pais.
Mas para que tudo isso aconteça, os herdeiros da pátria do Cabral têm que enveredar a verdadeiro dialogo,perdão e reconciliação entre todos.
O meu obrigado do fundo do coração vai para a direção deste blog, por nos ter proporcionado um espaço de dialogo e encontro com a nossa historia.
Djarama;
Djuli Sal