segunda-feira, 25 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8165: 7º aniversário do nosso blogue: 23 de Abril de 2011 (20): O nosso Blogue serviu para colar partes da vida separadas pela guerra e que através dele se reencontraram (Pepito, AD- Acção para o Desenvolvimento, Bissau)

1. Mensagem do nosso amigo Pepito, da AD - Acção para o Desenvolvimento:



Data: 25 de Abril de 2011 10:43
Assunto: Re: 7º aniversário do nosso blogue: 23 de Abril de 2011


Caro Luís


Tenho estado pelo norte pelo que só tive acesso ao teu email agora (*). Daí que este te chegue fora da data que pediste.

A comemoração desta data do nosso Blogue leva-me a tanta coisa para o qual ele contribuiu. Desde logo o Simpósio Internacional de Guiledje que dificilmente teria visto a luz do dia se não fosse ele (e tu em especial) a mobilizar vontades, ultrapassar receios, recolher testemunhos, enviar documentos e fotografias e fazer com que alguns dos seus membros (o Coronel Nuno Rubim é disso um notável exemplo) deixassem para sempre a marca no Museu "Memória de Guiledje", desde objectos de uso pessoal de alto valor sentimental guardados há mais de 30 anos (galões, aerogramas, e lenços), até ao diorama, obra prima de qualidade impar.

O Blogue contribuiu assim decisivamente para a realização de um encontro único na história das guerras coloniais, juntando todos quantos, de um lado e de outro,  se confrontaram em guerra para se reencontrarem, reviverem e reescrever aspectos e interpretações dessa mesma memória. Franceses e argelinos, Ingleses e quenianos, americanos e vietnamitas, ainda hoje o não fizeram... Fá-lo-ão?

O nosso Blogue serviu para colar partes da vida separadas pela guerra e que através dele se reencontraram. Estou a lembrar-me da família Pinho Brandão e da alegria do filho do Tcherno Rachid ao ver fotografias desconhecidas do pai.


O Blogue foi e tem sido um local de debate sobre questões tão concretas como a morte dos majores em Pelundo, o desastre de Tchetche no rio Corubal, a retirada de Guiledje, bem como outras mais gerais sobre o curso da guerra.

Debates quase sempre esclarecedores, mas com conclusões nem serem consensuais:

(i) Os que defendem que na Guiné-Bissau a Guerra estava controlada pelo exército português, que a guerrilha do Paigc estava cansada e desejosa de acabar os combates e aqueles que realçam o contributo decisivo dado pelos guineenses para a Revolução dos Cravos em Portugal;

(ii) Os que defendem que Spínola não organizou o assassinato de Amilcar Cabral e, pelo contrário, não o queria;

(iii) E os que recordam que já na operação Mar Verde (Spínola e Alpoim Galvão) a primeira coisa que fizeram em Conakry foi o bombardeamento da casa de Amílcar Cabral (que não estava lá) mas em que a sua mulher foi atingida, carregando ainda hoje no corpo os efeitos desse atentado; por contra-argumentar estão também as razões da ida do barco com os assassinos de Cabral e o aprisionado Aristides Pereira para Bissau e não para nenhuma outra capital vizinha (Freetown, etc.).


Mas que os debates do nosso Blogue são estimulantes, sérios e rigorosos, isso ninguém pode pôr em causa.


Pessoalmente considero que ainda falta abordar muito do período que vai do 25 de Abril até à partida do último soldado de Bissau.


Quantas organizações de solidariedade para o desenvolvimento se inspiraram no Blogue? A AD trabalha activamente com a Tabanca Pequena e a Ajuda Amiga, assim com pessoas que individualmente têm contribuído para a preservação da memória da história e para a melhoria das condições de vida das populações locais (sementes, poços de água, livros escolares, formações e tantas e tantas coisas bonitas).


Se por hábito dizemos que todos estamos de parabéns nesta ocasião, então o que dizer dos editores, com o Comandante Luís Graça na liderança ?


Um grande OBRIGADO!


pepito


(*) Mensagem de L.G.:


Pepito: Dia 23 de Abril, sábado, o nosso blogue completa 7 anos de vida... Visto de Bissau, o que é que ele representa para ti, para vocês, a AD, os teus amigos e conhecidos, os guineeenses...? Não queres escrever "duas palavrinhas" ?... Temos ainda pouco "feedback" da vossa terra... Sei que há dificuldades de acesso: telecomunicações, custos, literacia informática, etc. Boa saúde, bom trabalho. Luís


PS - Vi-te na a reportagem, na RTP2, gostei, tomei notas, que estou reescrever...
___________

Nota do editor: 


Último poste da série > 24 de Abril de 2011 > Guiné63/74 - P8163: 7º Aniversário do nosso blogue: 23 de Abril de 2011 (19): A terapia mais eficaz e barata que fiz até hoje (Paulo Santiago)

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Pepito, Saudações.

Os teus comentários são interessantes, esclarecendo diversos temas e que muito enriquecem a nossa memória.

Contudo sobre as fotos do Ramadão, Bissau-1970(P7795), se houver a possibilidade do esclarecimento sobre os dois meninos e os dois rapazes, que estão posicionados imediatamente (no lado direito da foto)ao saudoso Chefe Religioso Cherno Rachide, se efectivamente são seus filhos, porque também seria interessante para todos os seus familiares.

Com um Abraço e Mantenhas
Arménio Estorninho

Torcato Mendonca disse...

Caro Carlos Schwarz
Actualmente tenho dificuldades de comunicação.Consegui ler o P8165.
De facto, este Blogue do Luís Graça, tem contribuido muito para se falar e debater a "guerra da Guiné". Com um senão:-quem aqui escreve,na quase totalidade, são ex combatentes portugueses (incluo os guineenses que combateram com a farda de meu País). O Paigc, pouco ou nada diz.O Simpósio foi importante. Uma ilha a pender para um lado...??Não cabe aqui debate-lo ou a "guerra perdida"e isso o Marechal Spínola sabia, disse-o e tentou inverter o curso normal da história das ditas potencias coloniais.O assassinato de A. Cabral deve ser procurado dentro do Paigc,não? Como o esclarecimento das divergências entre guineensese e cabo-verdianos.
Mar Verde um caso a estudar, como outros e seriam excelente debates.
Boa Sorte para a AD.Abraço Torcato