quarta-feira, 6 de julho de 2011

Guiné 63/74 - P8515: O Nosso Livro de Visitas (113): Virgílio Valente, a viver e a residir em Macau, ex-Alf Mil, CCAÇ 4142 (Gampará, 1972/74)


Actual brazãod e armas de Macau, terra indelevelmente ligada à nossa história, à nossa cultura e ao nosso imaginário e sobre a qual o nosso poeta António Graça de Abreu escreveu este belíssimo poema:

Macau, na foz de um rio de pérolas.
A cidade cicia segredos,
envolta em bruma.

Macau,
exultação e júbilo.
Festas na alma.

Macau,
as portas da baía
abertas para o coração dos dias. (...)



1. Mensagem de Virgílio Valente:

Data: 4 de Julho de 2011 11:35

Assunto: Blogue Luis Graça e Camaradas


Olá. Sou VIRGÍLIO VALENTE, actualmente a viver e a residir em Macau, amigo de muitos dos amigos do Blogue Luís Graça e Camaradas, nomeadamente do António Estácio, que recentemente lançou o livro Nha Bijagó.


Fui alferes miliciano, atirador e com a especialidade de minas e armadilhas, na Guiné, mais precisamente em Gampará, de 1972 a 1974, na CCAÇ 4142.

Cheguei a Bissau a 16 de Setembro de 1972 e fui directo para o Cumeré e depois para Gampará, por LDG, em Outubro de 1972 donde só saí em meados de Agosto de 1974, tendo chegado a Lisboa a 30 de Agosto de 1974.

Soube deste blogue pelo camarada e amigo Manuel Amante da Rosa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, que foi Secretário-geral do Forum Lusófono aqui em Macau, até finais de Junho deste ano.

Gostava de enviar um abraço de parabéns aos responsáveis pelo blogue e pretendo colaborar neste mesmo blogue pois também tenho muitas recordações para partilhar.

Da minha Companhia ainda só encontrei um comentário. Mas a verdade é que o tempo também tem sido pouco para fazer mais buscas.

Um abraço também ao António Estácio pelo seu livro.

Sou sócio honorário da Associação dos Guineenses e Amigos da Guiné, em Macau.


Um abraço a todos os amigos e camaradas que contribuem para o blogue e para a divulgação de tantas histórias da Guiné, fazendo assim História.

Virgílio Valente
Macau, China
Telemóvel + 85366808034

«Quem fica na ponta dos pés, tem pouca firmeza» / «He who tiptoes cannot maintain equilibrium».


2. Comentário de L.G.:

Meu caro camarada Virgílio: Não precisas de mais nem de melhores cartas de apresentação, Guiné, Gampará, Rio Corubal, CCAÇ 4142, Macau, António Estácio, Manuel Amante da Rosa... 

Entra e senta-te no bentém na nossa Tabanca Grande, sob o nosso secular, mágico, fraterno, frondoso poilão que já dá sombra, protecção e inspiração a mais de meio milhar de amigos e camaradas da Guiné... 

Manda as duas fotos da praxe (uma antioga e outra actual) e começa a contar as tuas histórias de Gampará e da CCAÇ 4142 de que, infelizmente, não temos nenhum representante inscrito... Julgo que serás o primeiro e seguramente bem vindo. 

Um Alfa Bravo para ti e para os nossos camarigos Estácio e Amante da Rosa.
_________

Nota do editor:

Último poste da série > 28 de Maio de 2011 > Guiné 63/74 - P8342: O Nosso Livro de Visitas (112): Campelo de Sousa, ex-radiotelegrafista de rendição individual (Bafatá, 1970; Nova Lamego, 1971/72), relembrando a sua passagem por Bambadinca

5 comentários:

an disse...

Meu caro Virgílio

Aí em Macau há mais gente boa que passou pela Guiné, lembro os meus amigos Jorge Rangel,macaense, capitão miliciano, em Canjambari e no Dugal, o capitão José Martins, comandando a C. Caç. 16 no Bachile, o Sales Grade,
o Luís Sá Cunha que fez a comissão em
Bissau.
São "vencidos da vida", todos, como tu, creio, vencedores em Macau.

Forte abraço,

António Graça de Abreu

antonio graça de abreu disse...

Já agora, sabem o que significam as cinco estrelas na bandeira verde de Macau, decalcadas das cinco estrelas da bandeira da República Popular da China?
1- A estrela maior é o Partido Comunista da China.
As outra quatro são:
2- Operários.
3- Camponeses.
4- Soldados.
5- Burguesia Nacional, ou seja as gentes Macau, as gentes a crescer por toda a China.

Abraço,

António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Gostaria, que o Camarada Virgílio Valente entrasse em contacto comigo, pois o meu irmão Luís Ventura, Furriel de Artilharia esteve lá no mesmo tempo e eu queria conversar com o Vírgilio. origado.
Ou então pedia a algum Editor se tivesse o contacto dele que me desse.

Amilcar Ventura

Costa Santos disse...

Fui Furriel mil. na c.caç. 4142 no 4º pelotao do Alferes Virgilio Valente. Gostaria que ele entrasse em contacto comigo.

patelas disse...

Virgílio Valente
Respondendo, embora muito tardiamente porque não vi as mensagens, a Amilcar Ventura irmão do Luis Ventura e ao Costa Santos, sobrte os seus posts de Julho 06 e Julho 30, do ano de 2011, que me podem contactar para o seguinte email: oumunlinfa@gmail.com
Ainda me encontro em Macau.
Abraço
virgílio valente