domingo, 11 de dezembro de 2011

Guiné 63/74 - P9180: Troca dos últimos prisioneiros: 35 guerrilheiros do PAIGC e 7 militares portugueses (Parte II) (Luís Gonçalves Vaz)

1. Mensagem do nosso camarada e amigo Sousa de Castro:


Data: 5 de Dezembro de 2011 20:44

Assunto: Troca de prisioneiros na Guiné

 Caro Luís Vaz  [, foto à esquerda]



Agradeço uma vez mais os documentos que comentou no m/blogue, documentos que transformei num poste, [com data de 5 do corrente,]  no meu blogue CART 3494 & Camaradas da Guiné  para melhor poderem ser visionados. 


 Por outro lado tomei a liberdade de pesquisar sobre sua pessoa, juntando a sua foto junto do texto. Porém, agradecia que os próximos textos me enviasse em formato word tendo em conta que estes documentos, considero, não comentários, mas sim textos que devem ser divulgados.

Com os melhores cumprimentos,
Sousa de Castro


2. Ainda a troca dos últimos prisioneiros na Guiné 

por Luís Gonçalves Vaz


Caro Editor:

Relativamente à troca de prisioneiros no teatro de operações da Guiné (*), gostaria ainda de adiantar, com base no Relatório da 2ª Repartição do QG do CTIG (Comando Territorial Independente da Guiné), autenticado pelo Chefe da 2ª Rep, o Major de Infantraia
 Tito José Barroso Capela, classificado na altura como um Dossiê SECRETO, a saber:

De acordo com o previsto no Acordo de Argel, tudo se preparou (da parte dos Portugueses), para que a operação  "troca dos prisioneiros" se efectuasse na data estipulada. Assim a 9 de Setembro [de 1974], seguiram de Bissau para a Aldeia Formosa os 35 prisioneiros (guerrilheiros do PAIGC),que no dia anterior tinham vindo da Ilha das Galinhas, e a comitiva das nossas tropas que os acompanhavam. 



Esta era constituída por, a saber:  2ª Comandante do CTIG, Coronel Tir  CEM Santos Pinto; Director do Hospital Militar, Tenente-coronel médico Viegas; Chefe da 2ª Rep. do CTIG, major de Inf Tito Capela e o Comandante do COP5, capitão-tenente da Marinha Patrício; Major de Infª Hugo dos Santos; 1ª Tenente da Marinha Brandão,  capitão de Cav Sousa Pinto; capitão de Cav  Ramalho Ortigão e dois soldados da Polícia Militar. 


Todos estes elementos foram transportados de Nord Atlas, comandado pelo capitão piloto-aviador Carvalho, que fez duas viagens entre Bissau - Formosa e que levou igualmente um representante do PAIGC, o comandante Lamine Sissé, e cerca de vinte jornalistas nacionais e estrangeiros que se propunham fazer a cobertura do acontecimento.


A permuta de prisioneiros não chegou a efectuar-se em 9 de Setembro de 1974,em virtude do PAIGC não ter apresentado os Prisioneiros das NT (nossas tropas), retidos em seu poder, nessa data. Como consequência, os elementos das NT e jornalistas (nacionais e estrangeiros) regressaram pelas 16h00 a BISSAU, tendo ficado em Aldeia Formosa o capitão-tenente Patrício com os 35  PG/PAIGC, que aí aguardaram até a chegada dos PG/NT.


 Nesse sentido, o Encarregado do Governo da Guiné telegrafou à Direcção do PAIGC manifestando a sua estranheza pela não apresentação dos Prisioneiros de guerra por parte do Partido. Em resposta, Luís Cabral apresentaria desculpas esclarecendo que a demora tinha sido devida "ao mau estado das estradas", não tendo sido possível por isso transportar os prisioneiros como fora planeado...

Imediatamente após a troca, foi feita a identificação: soldados António Teixeira, Jacinto Gomes, António da Siva Baptista, Manuel Pereira Vidal;   e 1ºs cabos Duarte Dias Fortunato, Virgílio da Silva Vilar e Manuel Fernando Magalhães Vieira Coelho), tendo os prisioneiros e a comitiva regressado de avião a Bissau.  Ficaram instalados no Hospital  Militar de Bissau, e no dia seguinte, dia 15 de Setembro de 1974, seguiram por via área para Lisboa.

Luís Gonçalves Vaz

[, filho do último Chefe e Estado-Maior do CTIG, Coronel Henrique Gonçalves Vaz, foto à direita]



(Continua)


____________


Nota do editor:


(*) Vd. poste de 5 de Dezembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9136: Troca dos últimos prisioneiros: 35 guerrilheiros do PAIGC e 7 militares portugueses (Sousa de Castro / Luís Beleza Gonçalves Vaz

1 comentário:

Anónimo disse...

Camaradas

O 1º Cabo Duarte Fortunato foi capturado pelo PAIGC, no decorrer da Operação MABECOS, na qual sofremos uma forte emboscada pelas 17,50 h junto ao Rio Corubal. Morreram 3 camaradas e o Fortunato foi levado pelo IN. Todos pertenciam à CArt. 3332. O meu 3º GC da CCav. 2749 também participou na Operação.

Luís Borrega