sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Guiné 63/74 - P9469: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (51): Dois amigos, Paulo Santiago, aguedense, e Vasco Pires, anadiense​, reencontra​m-se, no blogue, ao fim de 50 anos!

1. Comentário, de 9 do corrente, do Paulo Santiago (ex-Alf Mil do Pel Caç Nat 53, Saltinho, 1970/72)ao poste P9461* (depois de saber que o Vasco Pires, antigo comandante do 23º Pel Art, Gadamael, 1970/72, a viver no Brasil, é natural de Levira, Vilarinho do Bairro, Anadia, com "infância e parte da juventude em Anadia, no Colégio Nacional" onde foi os dois foram contemporâneos):

Foi um "clic" ao ler Vasco Pires. Há muitos anos atrás, alguém me disse que estavas no estrangeiro, e que estiveras na Guiné, não imaginava que tinha coincidido com a minha estadia.

Tu eras filho do professor Pires que era colega do meu pai, viemos de bicicleta, desde Anadia, a uma festa aqui em Aguada, estás lembrado?

Este blogue, criado pelo Luís Graça, é na verdade um grande ponto de encontro.

Não tenho ideia de te ter encontrado após a minha saída do Colégio, e ida para ERA [, Escola de Regentes Agrícolas,] de Coimbra, e, sendo assim, não trocávamos palavras há quase cinquenta (50) anos... Impressionante!!!

Continuo a andar lá para os lados de Anadia... Estou velho (estamos) mas vou à Moita treinar rugby com os Veteranos do Moita-Rugby Clube da Bairrada... Há quem diga que tenho uma "pancada", mas vou-me sentindo bem.

Não imaginas o bem que foi ter-te encontrado aqui, neste blogue, ao fim de tantos anos... gostei e fiquei sensibilizado pelo "encontro". Nesta fase da vida, as velhas recordações são um bálsamo.

Vasco, recebe um grande abraço
Paulo Santiago

PS:- O meu mail consta na "lista dos camaradas da Guiné", aqui no blogue: pja.paulo@gmail.com


2. Comentário dos editores:

Vasco: Mais uma razão (fortíssima) para entrares para este blogue... Como costumamos dizer, o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande. Ficamos muito felizes por vocês dois se (re)encontrarem aqui...

5 comentários:

Manuel Reis disse...

Caros amigos Paulo e Vasco:

Eu não acredito! Desconhecia que o Vasco Pires tinha estado na Guiné.

Sabia que se encontrava no Brasil e num dos convívios dos antigos alunos do Colégio de Anadia tive oportunidade de falar com ele por intermédio de um amigo comum, via telemóvel.

O Vasco Pires é de Samel, Vilarinho do Bairo e passava parte das férias connosco, amigos de infância, na aldeia, pois nessa altura residia em Anadia.

Aqueles jogos de cartas (sueca) na minha casa, com o garrafão de vinho branco ao lado, à melhor de quatro e como prémio para os vencedores o previlégio de dar uma trombada no garrafão sem limite de tempo.
Recordo-me que numa das vezes o Vasco passou por alguma sede, mas meu Deus, a vingança foi terrível logo que ganhou uma partida de quatro.
Belos tempos, de amizade e companheirismo, e que estas asneiras não mancham.

Fiquei satisfeito por saber do Vasco e do seu relacionamento com o Paulo.

Um abração para os dois.

Manuel Reis

Manuel Reis disse...

Acabo de verificar que o Vasco esteve em Gadamael no periodo de 1970/72. Passei por lá em finais de Novembro de 1972, a caminho de Guileje. Só me resta saber se lá se encontrava ainda nessa altura.

vascopires@yahoo.com disse...

Manuel Augusto Ferreira dos Reis, meu amigo:Quanto à naturalidade, vou contar-te: Há alguns anos encontrei em Anadia o nosso saudoso mestre Dr. Diogenes Nunes Vidal, saudei-o, dizendo: o Senhor talvez não me reconheça, mas eu sou da sua terra,ao que ele retrucou: Oh pá, tu és de Levira, quem era de Samel era o teu pai!
Sim, lembro perfeitamente, de ficarmos inportunando a tua mãe.Quanto às datas, não posso ser mais muito preciso, mas cheguei em Gadamael no segundo semestre de 1970, e devo ter ficado uns quinze ou dezasseis meses,tempos não tão radicais como os vossos!!!Um forte abraço,VP

Manuel Reis disse...

Amigo Vasco:

Correcto Vasco, até o meu nome completo ainda retens.

Eu percebi logo que Levira era a terra da tua mãe, o teu pai e tios, meus professores, sempre viveram em Samel.

Um abração.

Manuel Reis

vasco pires disse...

Caríssimos amigos, Paulo e Manuel Augusto,
realmente o Mundo é Pequeno e a Tabanca`é Grande.Forte abraço.VP