segunda-feira, 26 de março de 2012

Guiné 63/74 - P9666: O PIFAS, de saudosa memória (11): Também havia relatos da bola, em março de 1970... (Arménio Estorninho)


Guiné > Bissau > Março de 1970 > Estádio Sarmento Rodrigues (hoje, Estádio Lino Correia) > Jogo de futebol entre o Sporting de Bissau e a UDIB, com transmissão radiofónica. Se a memória não me falha, quem fazia o relato era o Carlos Soares (está numa mesa). Vemos à esquerda, a zona onde se localizava a Verbena e o Cinema UDIB.

Foto: © Arménio Estorninho (2010). Todos os direitos reservados.


1. Comentário  ao poste P9663 (*),  aposto por  de Arménio Estorninho (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, CCAÇ 2381, Os Maiorais, Ingoré, Aldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70) [ foto atual, à esquerda]

Mais uma fotografia para juntar à pretensão de agregar material sobre as emissões da Rádio do PIFAS.

Encontra-se no meu Poste P6373, em Foto-10, a imagem de um Jogo de Futebol entre o Sporting de Bissau contra o  UDIB, e que efectuara-se em Março de 1970;

Numa mesa apresenta-se instalado o Sargento Carlos Soares, com o fim de efectuar o relato radiofónico do jogo de futebol que estava ali a decorrer.

Saudações Tabanquenhas (**)

Arménio Estorninho

2. Comentário de L.G.:


2.1. Recorde-se que havia dois clubes de futebol rivais em Bissau, o Sport Bissau e Benfica, e o UDIB (União Desportiva Internacional de Bissau). Os seus jogadores formavam, no incío dos anos 60,  a base ou a quase totalidade da seleção de futebol da província da Guiné. Um terceiro clube era o Sporting Club de Bissau. E, fora de Bissau, destacava-se o Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa, e ainda o Sporting Clube de Bafatá (já aqui referido várias vezes no nosso blogue, e que já existia pelo menos desde o tempo do Governador Sarmento Rodrigues).

O nosso amigo Nelson Herbert foi júnior no Sporting, embora a sua paixão clubística fosse o UDIB, o clube da elite de Bissau (onde o seu pai, Armando Lopes, Búfalo Bill, foi craque na segunda metade da década de 1940 e depois nos anos 50, ainda antes de se mudar para o Sport Bissau e Benfica).

Aliás, o Nelson Herbert já nos prometou publicar aqui mais informação sobre a história do futebol na Guiné-Bissau, até porque o futebol  forneceu ao PAIGC alguns dos seus destacados dirigentes e militantes  (por ex.,  Júlio Almeida, Júlio Semedo, Bobo Keita, Lino Correia). Parece que o 'Nino' Vieira também chegou a jogar na UDIB. Mas os futebolistas mais antigos, de origem caboverdiana, como Armando Lopes e Joãozinho Burgo, nunca enveredaram pela via do nacionalismo independentista, pelo contrário consideraram-se sempre portugueses... De qualquer modo, tanto a PIDE como o PAIGC tinham "olheiros"  na seleção nacional guineense... Infelizmente, a guerra e a independência terão matado o futebol guineense (**)...



Guiné > Região do Oio > Mansoa >  Sede do Clube de Futebol Os Balantas > Foto do nosso camarada, membro do nosso blopue, Henrique Cabral,  ex-Fur Mil da CCAÇ 1420 (1965/67), autor do blogue Rumo a Fulacunda.


Foto: © Henrique Cabral  (2010). Todos os direitos reservados.




Apesar disso, o futebol continua a ser ronco, na Guiné-Bissau. Aliás, como em outros lados em África, parece ser o desporo dos pobres... Hoje há clubes novos, mesmo fora de Bissau, o que não deixa de ser interesssante. Por exemplo, o Campeonato de Futebol da Guiné-Bissau,  1ª Divisão, foi  criado em 1975, e na época de 2011/12, está a ser disputado pelos 10 clubes, sendo 6 de Bissau:


Académica de Ingoré (Ingoré) [ Região do Cacheu]
Atlético Clube de Bissorã (Bissorã) (Região do Oio)
Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa (Mansoa) [Região do Oio]
Futebol Clube de Cuntum (Bissau)
Mavegro Futebol Clube (Bissau)
Sport Bissau e Benfica (Bissau)
Sport Clube dos Portos de Bissau (Bissau)
Sporting Clube de Bafatá (Bafatá) [Região de Bafatá]
Sporting Clube da Guiné-Bissau (Bissau)
União Desportiva Internacional Bissau  (Bissau)

Mas também há outros clubes de futebol, da II e III Divisões, representando localidades por onde pássamos ou onde estivemso (Binar, Bolama, Canchungo, Farim, Gabu, Mansabá, Nhacra, São Domingos e outros).

Já agora, e como mera curiosidade, aqui ficam mais alguns dados sobre o futebol de hoje, na Guiné-Bissau:

(i) O clube com mais títulos de Campeão Nacional, 14,  é o Sporting Clube de Bissau [, ou Sporting de Bissau];


(ii) Vem a seguir o Sport Bissau e Benfica [ou Benfica de Bissau], com 8 títulos;
(iii) Em terceiro lugar, ex-aequo,  vem a  UDIB (Bissau) e Os Balantas de Mansoa, com 3 títulos cada.


2.2. Voltando ao PIFAS, e aos nossos tempos... Não nos parece, entretanto,  que o PIFAS fizesse relatos de futebol em direto, até pelo seu  horário de emissão (3 horas diárias, em 3 segmentos de hora: ). Em todo o caso, é natural que noticiasse os resultados e desse até  resumos das partidas mais importantes, a partir de relatos pré-gravados.  Presumimos que o srgt Carlos Santos fosse, na época, locutor do PIFAS.

O futebol guineense, praticamente confinado a Bissau,  era desconhecido da maior parte da malta que estava no mato. Os resultados dos jogos poderiam apenas interessar alguma população civil, concentrada em Bissau. É possível que alguns militares metropolitanos jogassem, na época, em alguns clubes locais. É natural, por outro lado,  que a emissora oficial da província fizesse relatos em direto, até porque os relatos da bola eram populares na época. Conviria, entretanto,  esclarecer se o srgt Carlos Santos está aqui a representar o PIFAS ou a emissora oficial, um e outra com  estúdios próprios.
_____________

Notas do editor:

(*) 24 de março de 2012 > Guiné 63/74 - P9653: O nosso Blogue na Antena 1 pela voz de Luís Graça, no programa Emoções de João Paulo Diniz (Carlos Filipe Coelho)

(**) Vd. Ludopedio >   Futebol e guerra - Bissau, Guiné-Bissau, por Tiago Carrasco, João Henriques e João Fontes, 3.03.2010

(**) Último poste da série >  23 de março de 2012 > Guiné 63/74 - P9645: O PIFAS, de saudosa memória (10): A mascote, um caso sério de popularidade (José Romão)... E até o 'Nino' Vieira ouvia o programa! (João Paulo Diniz)

1 comentário:

Arménio Estorninho disse...

Lembranças..!

Eu, estando na bancada presenciara aquele jogo de futebol e ao mesmo tempo também ouvira o relato no meu próprio rádio portátil.

Se a memória não me engana, o locutor/relatador do jogo era mais concretamente o Sargento Soares Duarte.

No entanto agora ficou-me uma dúvida, em que a distância do tempo já não me ajuda quanto a tratar-se da Rádio Oficial da Guiné e/ou da Rádio do PIFAS.

Arménio Estorninho