terça-feira, 24 de abril de 2012

Guiné 63/74 - P9792: Estórias avulsas (61): Fotos de Bedanda (Luís Gonçalves Vaz/Mário de Azevedo)


1. O nosso amigo Luís Gonçalves Vaz,   membro da Tabanca Grande e filho do Cor Cav CEM Henrique Gonçalves Vaz (último Chefe do Estado-Maior do CTIG - 1973/74), enviou-nos várias fotos do álbum fotográfico do seu primo Mário José Lopes de Azevedo (,foto do lado direito),, que foi Furriel Miliciano de Artilharia da CCAÇ 6, Bedanda, 1970/72. 

Camarigos,


Aí vai um conjunto de fotografias do meu primo Mário Azevedo, obtidas a partir de slides do próprio, tirados em Bedanda no ano de 1971. 


Podem publicar já ou esperar pela "estória do Mário Azevedo", que está a caminho...


Nas fotos 5 e 6, é mesmo o obus de 140 mm do Mário de Azevedo em pleno fogo, no ano de 1971... 

"...Ou se respondia a um ataque ao nosso quartel, ou Aldeia Formosa pedia-nos apoio de fogo para um "corredor já conhecido do IN. Mas outros aquartelamentos nos pediam para fazermos fogo... "

O obus da minha secção 
No dia da despedida do Dr. Bravo
Mais um pormenor da despedida do Dr. Bravo

Ainda a despedida do Dr. Bravo
O meu obus a disparar 
Mais um disparo noturno do meu obus 
Tabanca feita pelos militares para população africana 
Africanas novas "Bajudas"
"Bajuda" 
Pelotão destacado a + ou - 1 km
Eu no pelotão com uma gazela de um comerciante
Época da compra do arroz aos africanos pelos comerciantes 
Mais um pormenor da época da compra do arroz 
Posto de sentinela por cima do abrigo (este abrigo não era o meu)
Vista da tabanca (antiga) 
Aquele que foi o meu abrigo

Forte Abraço:
Luís Gonçalves Vaz
(Tabanqueiro 530)

Fotos: © Mário de Azevedo (2011). Direitos reservados.
___________
Notas de MR:

Último poste da série em > 

1 comentário:

Anónimo disse...

Não quiz passar sem dizer algo sobre a minha presença em Bedanda.
Anos 1963/1964, 4ª Cª Caç., quase 10 anos antes da presença de alguns, embora o Moura Ferreira, seja mais próximo do meu tempo. Claro que muita coisa mudou, apenas penso que aquela compra/venda de arroz se passa na antiga Casa Gouveia, de resto as bajudas são muito parecidas com as da minha época, bem artilhadas, melhores c'os obuses...
Grande abraço a todos os maçaricos e camaradas de armas meus "conterrâneos"...
Rui G. dos Santos