quarta-feira, 30 de maio de 2012

Guiné 63/74 - P9964: Tabanca Grande (341): Adriano Moreira (Admor), ex-Fur Mil Enf, CART 2412 (Bigene, Guidaje e Barro, 1968/70), grã-tabanqueiro n.º 560

1. Há muito que o nosso camarada Adriano Moreira (Admor) (ex-Fur Mil Enf.º da CART 2412, Bigene, Guidaje e Barro, 1968/70) intervém no nosso Blogue, do qual é leitor diário.
Sabendo disso resolvi endereçar-lhe um convite para ele se instalar com armas e bagagens na nossa Tabanca Grande, sabendo que o seu coração pende para aquele grupo de bandalhos pertencentes ao Bando do Café Progresso - Das Caldas até à Guiné, capitaneado pelo nosso outro camarada e tertuliano Jorge Teixeira, também este da 2412.

Porque os amigos são para as ocasiões, para poupar trabalho, fomos ao Blogue do Bando do Café Progresso e, com a anuência do Presidente Jorge Teixeira, copiamos, com a devida vénia, a apresentação do Admor, como segue:


Apresenta-se o Soldado Recruta do CSM,  em 12 de Setembro de 1966,  na EPC, Santarém, Adriano Moreira.
 
Quem é que lhe perguntou o nome? Você aqui é um número! 

Em 3 de Janeiro de 1967 fui para Lisboa para o BSCF, em Campo de Ourique, como pensionista (dormir e comer) para tirar o Curso de Enfermagem na ESSM onde estive até Maio para fazer também o pré Estágio no Hospital Militar Principal.

Depois regressei ao velho burgo do Porto,  ingressando no HMR1 onde estive até junho de 1968, altura em que fui para o RAP2  integrar a CART 2412 com destino à Guiné.

Embarquei em 11 de Agosto no Uíge e lá desaguei na Foz do Geba,  com as trouxas às costas para um batelão que me pôs em terra firme de Bissau.

Após tudo isto e as praxes militares, seguimos para Brá onde ficamos instalados no Depósito de Adidos até 31 de Agosto. No dia seguinte fomos de LDG até Ganturé, onde saímos e dirigímo-nos para Bigene onde ficamos até 14 de Outubro a fazer treino operacional sob o comando do COP3 do Major Correia de Campos e com a CART 1745.

No dia 15 chegamos a Binta para render a CART 1648, tendo seguido quase de imediato o 2.º Pelotão da nossa Companhia para Guidaje a fim de substituir o Pelotão da 1648 que estava lá.

No dia 17 seguiu o 1.º Pelotão mais o Comando da Companhia para Guidaje por este destacamento ter sido considerado mais importante do que Binta em termos operacionais. Assim, a partir desta altura um pequeno destacamento que vivia com a população dentro do arame farpado ficou a rebentar pelas costuras com 3 Pelotões de brancos e um de naturais da CCAÇ 3 que nos apoiou sempre enquanto lá estivemos.

Em 9 de Março de 1969 fomos outra vez Cacheu abaixo em direcção a Ganturé para trocarmos com a CCAÇ 3 de Barro onde ficamos até finais de Abril de 1970.

Regressamos a Bissau onde embarcamos no Carvalho Araújo em 5 de Maio. Ainda passamos pela Ilha de S. Vicente em Cabo Verde, tendo aportado em Lisboa a 14 do mesmo mês. Já nessa altura o barco fez o percurso a cambar para a esquerda. Não sei se era defeito ou premonição.

Um grande abraço para todos
ADMOR - Adriano Moreira


2. Comentário de CV:

Caro camarada Adriano Moreira, estás oficialmente apresentado à tertúlia. Já por cá andas há muito, mas só agora resolveste, a meu convite, fazer parte desta imensa família de ex-combatentes da Guiné.

Foste um dos poucos a fazer o percurso inverso, ou seja vir de uma Tabanca dita mais pequena para a nossa, já que a esmagadora maioria dos camaradas começou a frequentar as que foram surgindo de norte a sul de Portugal, inspiradas pela do Luís Graça & Camaradas da Guiné. É um sinal de vitalidade e capacidade de associação que os ex-combatentes da Guiné demonstram, discutindo e registando as suas memórias em Blogues, livros e redes sociais.

Queremos continuar a contar contigo e com a tua colaboração activa dando, por que não notícias das vossas andanças enquanto bandalhos do Café Progresso.

Não te dou as boas vindas porque já és da casa, mas deixo-te um abraço em nome da tertúlia onde ficas com o número 560. Nem aqui escapaste a um número. Não leves a sério,  é apenas uma referência que amanhã estará esquecida.

O teu camarada e amigo
Carlos Vinhal
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série:

20 de maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9928: Tabanca Grande (340): Lázaro Ferreira, ex-fur mil art, GA 7 (Bissau, Gadamael e Ingoré, 1974), hoje advogado em Braga 

2 comentários:

Luís Graça disse...

O Admor (Adriano Moreira) é um camarada solícito, afável, bem educado, amigo do seu amigo, nunca se esquece dos anos de ningué... Tem, além disso, um bom sentido de humor, é um "morcão" bem disposto e sempre em boa companhia... Palavra que eu pensava que ele pertencia, formalmente, à nossa Tabanca Grande!... Ele que me perdoe o lapso. Parabéns pela sua entrada formal para esta comunidade virtual que representa uma espécie me vias de extinção... Obrigado também ao Carlos Vinhal por não o deixar escapar"!... Admor, senta-te sob o nosso poilão e diverte-te. Sê bem vindo!... LG

jteix disse...

Pronto, lá temos que aturar mais um, o 560, que por acaso ou não, até é um gajo porreiro ou não fosse ele da minha CART 2412, que diga-se de passagem só tinha gajos porreiros a começar por mim, claro, aliás não é por mero acaso que a companhia tinha a sigla "SEMPRE DIFERENTES", é porque éramos mesmo diferentes, não havia lá ninguém que fosse igual ao outro.
Custou, mas veio...
Bem vindo Moreira e "um dia com tudo de bom" para ti... e para mim também.
Um abraço
cumprim/jteix