sábado, 9 de junho de 2012

Guiné 63/74 - P10015: Memórias da minha comissão (João Martins, ex-alf mil art, BAC 1, Bissum, Piche, Bedanda e Guileje, 1967/69): Parte VIII: De passagem por Gadamael a caminho de Guileje





Guiné > Região de Tombali > Gadamael > 1969 > Foto do álbum do João Martins, nº 170/199 > "Fazendo turismo no Rio Cacine, no sul da Guiné, largo, muito belo e muito agradável".






Guiné > Região de Tombali > Gadamael > 1969 > Foto do álbum do João Martins, nº 169/199 > "Boas e diárias banhocas em Gadamael antes de partir para Guileje". 



Guiné > Região de Tombali > Gadamael > 1969 > Foto do álbum do João Martins, nº 173/199 > "Quartel de Gadamael com um militar de vigia".
[ Quem devia lá estar nesta época era CART 2410, Od Dráculos 1968/69, a que pertenceu o nosso camarada Luís Guerreiro, a viver no Canadá].





Guiné > Região de Tombali > Gadamael > 1969 > Foto do álbum do João Martins nº 175/199 > Aspeto parcial do quartel e tabanca.








Guiné > Região de Tombali > Gadamael > 1969 > Foto do álbum do João Martins, nº 176/199 &gt Mais um posto de vigia.





Guiné > Região de Tombali > Gadamael > 1969 > Foto do álbum do João Martins, nº 178/199 >






Guiné > Região de Tombali > Gadamael > 1969 > Foto do álbum do João Martins, nº 179/199 > Dois obuses (ou peças 11.4 ?), prontos para a viagem até Guileje.








Guiné > Região de Tombali > Gadamael > 1969 > Foto do álbum do João Martins, nº 181/199 > Progressão da coluna até Guileje [, aquartelamento onde o João Martins esteve algum tempo; em  agosto de 1969, foi de férias à metrópole].


Fotos (e legendas): © João José Alves Martins (2012) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados. [Fotos editadas e parcialmente legendadas por L.G.].


ÍNDICE

1. Curso de Oficiais Milicianos
1.1. Mafra – Escola Prática de Infantaria
1.2. Vendas Novas – Escola Prática de Artilharia – Especialidade: PCT (Posto de Controlo de Tiro)
2. Figueira da Foz – RAP 3 - Instrução a recrutas do CICA 2
3. Viagem para a Guiné (10 de Dezembro de 1967)
4. Chegada à Bateria de Artilharia de Campanha nº 1 (BAC 1) e partida para Bissum
5. Bissum-Naga
6. Regresso a Bissau para gozar férias na Metrópole (Julho de 1968)
7. Piche
8. Bissau, BAC 1
9. Bedanda
10. Gadamael-Porto (Parte I e Parte II)
11. Guilege
12. Bigene e Ingoré.



A. Memórias da minha comissão na Província Ultramarina da Guiné - Parte VIII (*)





por João Martins (ex-Alf Mil Art, BAC1, Bissum, Piche, Bedanda, Gadamael e Guileje, 1967/69)

10 – Gadamael (Parte II)




Em Gadamael Porto passei a melhor semana em que estive na Guiné. 

Eu que gosto de nadar,  todas as manhãs, aproveitando a praia-mar, tomava uma rica banhoca. Lembro-me de um senão, é que a água não sendo transparente transporta muita terra o que me deixou os ouvidos a doer. O que me valeu foi o médico da unidade que já devia estar habituado a este tipo de coisas e tratou eficazmente do assunto.

Tendo chegado um helicóptero escrevi rapidamente um aerograma aos meus pais informando-os que ía a caminho de Guilege, mas, para não os afligir, informava-os que a minha partida ainda ia demorar, e, na pressa, pedi a um estafeta que o fosse entregar ao pessoal do helicóptero. Presumo que terá ido parar à República da Guiné [Conacri] porque os meus Pais nunca chegaram a receber tal aerograma.

Estava eu a admirar o heli quando vejo uma grávida a pedir por tudo para entrar. Perguntei o que se estava a passar e explicaram-me que só falava francês e que o bébé estava morto e a sua única salvação era ir para o hospital de Bissau. Não hesitei, sem saber se tinha autoridade para isso, dei ordem para transportarem a mulher para o hospital.



______________


Nota do editor:

Último poste da série > 4 de junho de 2012 > Guiné 63/74 - P9994: Memórias da minha comissão (João Martins, ex-alf mil art, BAC 1, Bissum, Piche, Bedanda e Guileje, 1967/69): Parte VII: Despedida de Bedanda, a caminho de Gadamael e Guileje, aos 18 meses

7 comentários:

Luís Graça disse...

O João Martins não nos diz a data exata em que foi para Guileje... sabemos que é na estação seca, e que em agosto de 1969 foi de novo de férias à metrópole... As suas fotos também não estão rigorosamente por ordem cronológica... LG

Anónimo disse...

Dá gosto ver como se divertem na foto 169/99, ainda bem que alguém se divertiu à grande em Gadamael Porto, para os que lá estiveram em 1973 e fui um deles a diversão foi bem diferente.
Dâmaso

JOSE CASIMIRO CARVALHO disse...

DÂMASO : EU SÓ ESTIVE ENGANADO NO TEMPO,DEVIA TER ESTADO EM 69 E NÃO EM MAIO/JUNHO DE 73,PRINCIPALMENTE EM 4 DE JUNHO...

José Botelho Colaço disse...

Como diz o poeta mudam-se os tempos mudam-se as vontades.

Um alfa bravo
Colaço.

Luís Graça disse...

Senhores artilheiros, confirmem lá se o armemmto que foi loevado para Guileje, pelo João Martins, no 1º semestre de 1969, eram peças 11.4 ou obuses 14...

Anónimo disse...

Na foto são obuses 14.
Que inveja dos gadamaelenses de 69.
Também parece que na ida para Guilege não havia grande preocupação na progressão na picada..aparentemente pelo menos, na foto.

Caro Casimiro se estivesses lá em 69 eras mais velho..ahhhh.

C.Martins

Anónimo disse...

João Martins:
Belas imagens!...Gostei de ver paliçadas do meu tempo (65/67) e alguns troncos de palmeira ainda me pareciam familiares!... Folgo em saber que apreciaste a estadia em Gadamael. O que não percebi foi aquele "ambiente de praia":o "rio" em si mesmo, era perigoso e a mar- gem oposta ao Aquartelamento, era uma incógnita, para lá do tarrafo. Com esse desplante o IN bem podia fazer tiro aos "patos". No meu tempo só se ia para o rio para a descarga de barcos e LDM´s. Recentemente alguém escreveu no Blogue, se não me engano, o C. Martins, comentando o "25 de Abril": "Finalmente podemos tomar um banho no rio!..." Pensei que esse fosse o sentimento de alívio de todos os que passaram por Gadamael. Afinal,estava enganado !... Um abraço.
Manuel Vaz