quinta-feira, 14 de junho de 2012

Guiné 63/74 - P10033: Convívios (453): 2.º Encontro Nacional dos "Onças Negras de Bedanda" - CCAÇ 6, ocorrido no dia 9 de Junho na Mealhada (António Teixeira)

1. Recebemos no dia 13 de Junho de 2012 uma mensagem do nosso camarada António Teixeira (ex-Alf Mil da CCAÇ 3459/BCAÇ 3863 - Teixeira Pinto, e CCAÇ 6 - Bedanda; 1971/73) dando conta do rescaldo do 2.º Encontro Nacional dos "Onças Negras de Bedanda", ocorrido no passado dia 9 de Junho.


2.º Encontro Nacional "Onças Negras de Bedanda" - CCAÇ 6

Decorreu neste último sábado, dia 9 de Junho, em Pedrulha, Mealhada, no Restaurante "A Portagem", em plena Bairrada, o 2º Encontro dos Onças Negras.

A CCAÇ 4, que mais tarde veio dar origem à CCAÇ 6, tem a particularidade de ser uma Companhia de Caçadores constituída essencialmente por soldados nativos, sendo os respectivos quadros e "especialistas" (transmissões, artilharia, enfermeiros, criptos, etc) rendidos por rendição individual (passe o pleonasmo). Assim, muitos dos presentes neste encontro não se conheciam, visto terem pisado naquele "chão" em alturas muito diferentes.

Mas aquele "chão", aquela terra, é mágica, e exerce sobre nós um poder fantástico, poder esse que nos move e nos transcende.

Assim, e já depois do grande êxito que foi o nosso primeiro encontro, este ultrapassou todas as expectativas, conseguindo juntar 48 convivas, que por lá passaram entre 1964 e 1974. E nem o dia cinzento, com uma chuva miudinha à mistura, arrefeceu o nosso entusiasmo. Logo ao primeiro abraço era como se sempre nos tivéssemos conhecido.

O 3.º encontro já ficou marcado, e todos irão colaborar em continuar nesta busca incessante de novos Bedandenses. Mas antes, iremos todos festejar o final do verão com uma grande sardinhada, lá para setembro, em Peniche, por convite do então Alferes Mil Belmiro Pereira (hoje um distinto médico dessa cidade piscatória).

Quero ainda aqui salientar a pena que tivemos pelos camaradas que por motivo de saúde (os nossos maiores votos de melhoras), ou por outros motivos pessoais e familiares não puderam comparecer. Mas foram lembrados e estiveram sempre presente no nosso pensamento.

Junto envio algumas fotos do convívio.
Em Setembro, vamos lá estar todos.
Até lá.
António Teixeira

1 - Onças Negras

2 - Acílio Godinho, Vermelho, Pires e Pinto Carvalho

3 - Explicação às tropas sobre o ataque ao In, que segundo informações viria camuflado de bacalhaus e leitões 

4 - Lassana Djaló, Vasco e Carlos Azevedo 

5 - Lassana Djaló, Teixeira e Amará Camará

6 - Gualdino, Luz e Coronel Renato Vieira de Sousa 

7 - Capitão Trindade, Lassano, Rui Santos, Amará e Coronel Carlos Carronda

8 - Hugo Moura Ferreira a ser entrevistado por uma simpática estagiária 

9 - Parte do grupo à chegada 

10 - Naia, Mário Bravo, Pinto Carvalho e Hugo Moura Ferreira vestido a rigor 

11 - Bolo comemorativo

12 - Coronel Renato V. Sousa partindo o bolo.
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 13 de Junho de 2012 > Guiné 63/74 - P10027: Convívios (452): 27º Encontro/Convívio da CART 3494, em Ponte de Sor, 09 de JUNHO de 2012 (Sousa de Castro)

7 comentários:

Anónimo disse...

Na foto 2 o Vermelho foi Ex Fur Mil em Bolama (Cim)? em 1974?? julgo que
seria da zona Norte de Portugal, Um Ex Fur <Mil do Cim

Anónimo disse...

Ò sô Teixeira, desde 1964 ?? e o 1963 aqui do je, do moi??
Rui Santos

Anónimo disse...

Caro camarada anónimo do 1º comentário:

Sim, fui Fur. Milº e também estive de facto no CIM, em Bolama.

Estava lá quando acabei a comissão, em Jan/74, altura em que regressei à Metrópole.

Não sou da zona Norte de Portugal mas sim da zona Norte Alentejana.

É pena não indicares o nome pois que certamente te conhecerei.
Através do blogue, já encontrei bastantes camaradas que não via desde aquela altura, como foi o caso agora deste 2º encontro da malta de Bedanda.

Se quiseres, podes indicar o teu mail ou telefone e eu contacto-te.

Um abraço para ti.

Já agora, quero saudar toda a malta presente neste 2º Encontro dos "Onças Negras" de Bedanda e seus familiares.

Mais uma vez contámos com a boa organização do António Teixeira e seus ajudantes.

Excelente convívio.

Um abraço para todos e, até Setembro, na sardinhada em Peniche.

José Vermelho

Luís Graça disse...

O êxito do 2º encontro dos nossos camaradas bedandenses deve-se a dois pares de razões… Por um lado, às qualidades de comandante do António Teixeira (Tony, para os amigos), à sua capacidade de liderança motivacional e de organização, qualidades que eu topei logo quando o conheci, o verão passado, na Lourinhã, por intermédio de um amigo comum, o Pinto Carvalho, o mais lourinhanse dos cadavelenses que eu conheço…

O segundo par de razões, apresentou-as o próprio organizador, no início do seu relatório de mais esta operação “saudade”, levada a bom termo… Tem a ver a com o “bom irã” de Bedanda, essa terra mágica:

(,,,) “muitos dos presentes neste encontro não se conheciam, visto terem pisado naquele chão em alturas muito diferentes. Mas aquele chão, aquela terra, é mágica, e exerce sobre nós um poder fantástico, poder esse que nos move e nos transcende. Assim, e já depois do grande êxito que foi o nosso primeiro encontro, este ultrapassou todas as expectativas, conseguindo juntar 48 convivas, que por lá passaram entre 1963 e 1974. E nem o dia cinzento, com uma chuva miudinha à mistura, arrefeceu o nosso entusiasmo. Logo ao primeiro abraço era como se sempre nos tivéssemos conhecido”. (…)

Reconheço, pelas fotos, alguns dos nossos grã-tabanqueiros de Bedanda (ou que passaram por Bedanda entre 63 e 74), uns mais antigos como o Rui Santos e o Hugo Moura Ferreira (a quem bato a pala, porque a antiguidade é um posto!), mas também outros camarigos, mais recentes como o Vasco Santos, o Zé Vermelho, os nossos “médicos morcões” Amaral Bernardo e Mário Bravo… sem falar dos já citados Tony e Pinto Carvalho.

Não encontro o José Figueiral nas fotos, e corro o risco de esquecer mais algum bedandense, grã-tabanqueiros.

A propósito, estou a tratar dos papéis para “legalizar” a presença do Pinto Carvalho na Tabanca Grande… Tem nada mais nada menos do que sete referências do nosso blogue, e ainda não consta da lista alfabéticas dos nossos mais de 560 grã-tabanqueiros! Imperdoável, mas o lapso é meu...

Tive pena de, mais uma vez, de não poder partilhar, ao vivo, as alegrias deste encontro de “bedandenses”… Mas prometo que à terceira é de vez, e que por nada deste mundo vou perder a sardinhada, marcada para Peniche,em Setembro, até por que vai ser organizada por um profissional de saúde, que eu conheço, se não me engano quando ele era diretor do centro de saúde de Peniche, no século passado… Agora, o que eu não sabia que ele era um grande camarada da Guiné e um ainda melhor bedandense… Mais uma vez é caso para dizer que o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca… é Grande!... Fica, desde já o Tony encarregue de apadrinhar a sua entrada na TG, depois de aceite o convite que eu formalizo na minha tripla ou quádrupla condição de lourinhanse, vizinho do Belmiro, homem da saúde pública, camarada da Guiné e fundador e animador deste blogue... Um Alfa Bravo para todos os bedanses, sem esquecer os "onças negros" da CCAÇ 6... Um "nharro" da CCAÇ 12, Luís Graça...

Anónimo disse...

Boa tarde, fui condutor do Coronel Renato Vieira de Sousa em Lisboa, Campolide, como posso ter o contacto com esse Sr.?
Chamo me Patricio (Coimbra)

fmpatricio@sapo.pt

Obg

Cumprimentos
Patricio

Hugo MOURA FERREIRA disse...

Eu encarregar-me-ei desta tarefa, com todo o gosto!
Abraço a todos e em particular ao José M. Martins que me alertou para esta solicitação.

Rui Fernando Louro disse...

Boa Tarde!

O meu falecido Pai Carlos Fernando Louro era Enfermeiro na CCaC 4, ao fim estava na CCaC 6.
Passou la em Bedanda os anos 1965/67 com os Oncas Negras.

Gostaria de saber, se alguem o conhecia.

Rui-low@web.de

Cumprimentos a todos.
Rui Fernando Louro