sábado, 16 de junho de 2012

Guiné 63/74 - P10041: Em busca de... (192): O ex-1.º Cabo Escriturário Mário Serra de Oliveira procura o seu Tenente Mário da Silva Ascensão, 1967/1968

1. Mensagem do nosso camarada Mário Serra de Oliveira (ex-1.º Cabo Escriturário, Bissau, 1967/68), com o pedido de divulgação do seu desejo de encontrar o "seu" Tenente Mário da Silva Ascensão:

Olá camarada Carlos Vinhal!
Fazendo votos que tudo vá bem de saúde, estou a contactar por duas razões.

Uma - procuro um ex-camarada da tertúlia e que, pela sua hierarquia directamente a mim, por todo o respeito, terei que referir com o "Meu Tenente", Mário da Silva Ascensão ou ao contrário. Já lá vão muitos anos mas creio que, seguindo as passadas do tempo e referências à época de permanência na Guiné - de tal a tal data - no desempenho a cargo do refeitório da BA 12 e da Messe de Oficiais da FAP em Bissau, creio que será possível descobrir se a pessoa em causa ainda está entre os vivos.

Foi meu chefe - Alferes primeiro e Tenente depois, entre a minha estadia na Guiné, na Messe de oficiais da FAP, entre Maio de 1967 a Setembro Outubro de 1968, quando ele foi substituído, pelo Tenente Rocha, sobre o qual é tudo quanto sei.

Já contactei o Estado Maior da FAP na Amadora mas não me quiserem dar nenhuma informação debaixo do pretexto - quiçá válido - de que se tratava de informação pessoal sobre a qual não poderiam divulgar, mesmo que soubessem.

Duas - a razão por que procuro saber do seu paradeiro seria para lhe oferecer um exemplar do meu livro - prestes a ser publicado pela prestigiada editora do Chiado, conforme cópia do e-mail-proposta, cujo texto está no anexo acima.

É que, no mesmo livro, faço referência a certos episódios - tal como o baptismo do vinho, como te deves de recordar - bem como outros sobre o qual, gostaria de solicitar ao meu Tenente uma espécie de confirmação do que digo. Claro que, só ao saber que uma pessoa com quem lidei no dia a dia durante tantos meses, já seria mais que motivo saber que ainda estava entre os vivos.

Mas, juntando o útil ao agradável, creio que seria óptimo ter uma dedicatória abonativa da verdade, incluída no meu livro. Antecipadamente grato pela tua colaboração, se acaso não disturbar os teus afazeres.

Um abraço e, já agora, se tiveres oportunidade, visita a minha pagina do FB, carrega em M.Tito e segue os links. Vais gostar de certeza. Se quiseres, podes publicar.

Mário
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 5 de Junho de 2012 > Guiné 63/74 - P9998: Em busca de... (191): Pessoal da 26ª CCmds, camaradas do João Gertrudes Luz, natural de Faro, sold cond comando (Brá e Teixeira Pinto, 1970/71), tragicamente desaparecido em 2007 (Anabela Pires, de regresso à Pátria)

Sem comentários: