sexta-feira, 6 de julho de 2012

Guiné 63/74 - P10126: Patronos e Padroeiros (José Martins) (33): S. Cristóvão - Patrono dos Condutores




1. Em mensagem do dia 30 de Junho de 2012, o nosso camarada José Marcelino Martins (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), enviou-nos mais um trabalho para a série Patronos e Padroeiros.






Patronos e Padroeiros XXXIII

 Patrono dos Condutores

São Cristóvão – Baixo-relevo existente nas escadinhas com o nome do santo, em Lisboa
© Foto José Martins (29/11/2012)


São Cristóvão

Sendo um santo venerado pela Igreja Católica, Igreja Ortodoxa Oriental e Ocidental, e das Igrejas Anglicana e Luterana, nada ou pouco se sabe acerca da sua vida. Além de santo muito popular, está ligado a quem viaja, nomeadamente a quem desenvolve a sua actividade profissional na estrada. Mesmo os que não são “crentes”, profissionais ou amadores, dedicam-lhe na sua viatura um local, mesmo que recôndito, para transportar uma medalha, invocando a sua protecção.

O seu culto foi reconhecido tardiamente, cerca de 1550, e o seu dia é celebrado a 9 de Março nas igrejas orientais e a 25 de Julho nas igrejas ocidentais, em conjunto com outros Santos Mártires.

Conta a história, ou lenda, que a um rei pagão, cujo reino se situava na zona arábica e cuja esposa devido a sua devoção e oração à Virgem Maria, os abençoou com o nascimento de um filho, a quem baptizaram com o nome de Offerus e o consagraram ao Deus Apolo.

A criança foi crescendo em tamanho e em força e, resolveu que só serviria os que fossem fortes e poderosos. E assim tentou proceder.

Procurou quem quisesse o seu trabalho e passou a servir, não só um poderoso rei, mas também um outro individuo que afirmava ser o próprio demónio. Porém, em pouco tempo descobriu que o rei temia o nome do diabo, enquanto o demónio tremia com medo de encontrar uma cruz na estrada.

É por esta altura que um frade eremita encontra Offerus. Toma-o por amigo, baptiza-o e dá-lhe a conhecer a fé cristã, mas o catecúmeno não aceita jejuar e a rezar a Cristo, como lhe aconselhava o seu amigo frade.

Os antigos amos, o rei e Satanás, já não lhe inspiravam confiança, pelo que deixou de os servir e, devido a sua estatura e força, aceitou uma tarefa: ajudar as pessoas a atravessar um rio, perigoso pela impetuosidade das águas, que já tinha originado a morte de muitos que tiveram necessidade de o atravessar sem ajuda.

Certo dia, apresentou-se-lhe uma criança pedindo-lhe que o transportasse para a outra margem. Tomou a criança sobre os ombros e, à medida que avançava para a outra margem, a criança parecia aumentar de peso, como se carregasse o mundo sobre os seus ombros. Quando disse à criança a sensação que tinha tido, ao transportá-la da outra margem, esta respondeu-lhe: Eu sou o Criador e Redentor do Mundo. E mais. Disse-lhe para fixar o seu bastão em terra.

Offerus assim fez e, no dia seguinte e naquele local, estava uma exuberante palmeira, e o povo passou a chamar-lhe Christophorus, que significa “aquele que carrega Cristo”, ajudando à conversão de muitos, para desespero do rei da região.

Cristovão, a mando do governador de Antioquia, foi preso e martirizado, vindo a falecer no ano de 521 dC, tendo sido canonizado por volta do ano de 1550.

Oração do Motorista:

“Ó Senhor, por intercessão de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, dai-nos firmeza e vigilância nos muitos caminhos da vida em busca de trabalho, lazer, felicidade e realização.

José Marcelino Martins
30 de Junho de 2012
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 4 de Julho de 2012 > Guiné 63/74 - P10114: Patronos e Padroeiros (José Martins) (32): Jozé Maria das Neves Castro - Patrono do Instituto Geográfico do Exército

Sem comentários: