sexta-feira, 13 de julho de 2012

Guiné 63/74 - P10150: Camaradas da diáspora (11): Tony Borié, ex-1º cabo cripto, Comando de Agrupamento nº 16 (Mansoa, 1964/66), a viver na Flórida, EUA


Estados Unidos da América > s/d > O Tony Borié, de boné... Foro "tirada no estado de Pennsilvânia, onde vive o meu filho".






Estados Unidos da América >  Flórida > s/d > O Tony Borié "com um peixe, que se chama African Pampano,  numa das minhas pescarias aqui na Flórida".



Guiné > Região do Oio > Mansoa > Comando de Agrupamento nº 16 (1964/66) > O 1º cabo cripto Borié,  "dentro do aquartelamento em Mansoa".


Guiné > Região do Oio > Mansoa > Comando de Agrupamento nº 16 (1964/66) > O 1º cabo cripto Borié "sentado é em frente ao centro cripto, também no aquartelamento em Mansoa, já com o aquartelamento quasi acabado".


Fotos : © Tony Borié (2012). Todos os direitos reservados.


1. Mensagem, com data de 5 do corrente, do António (aliás, Tony) Borié, nosso grã-tabanqueiro nº 564 (*)


Amigo Luis:


Obrigado pela tua atenção.


Já posso digitalizar as páginas do meu livro. Tenho material, do livro da Guiné, para te mandar quatro páginas por semana, talvez durante uns meses. Tenho outros livros escritos, não publicados, que se referem à minha experiência de emigrante, numa terra com costumes e língua diferentes.


A minha estadia na guerra da Guiné deu-me experiência e força anímica, para me adaptar a um país como os Estados Unidos, onde a princípio é difícil superar todas as anomalias que nos surgem, como a língua e os costumes. Quando aqui cheguei,  com trinta anos, com responsabilidade de família, fui para a escola como uma criança de seis anos, frequentei a escola, até  tirar classes na universidade, para me graduar profissionalmente, lavei carros, e tive os trabalhos mais pesados e sujos que havia. (**)


Os meus filhos têm cursos superiores. Foi difícil para qualquer pessoa, mas eu tinha sobrevivido à guerra da Guiné!. Portanto estava preparado.


Quanto a publicar [partes do meu livro], sim senhor, mas não agora. Deixa publicar alguns artigos no teu site, e ver como correm as coisas. Quando chegar o momento, tu serás, se o desejares,  o meu contacto.


Luis, agora mudando o assunto, pois quando se começa a falar, nunca mais acabamos, o título do livro da Guiné, pode ser: "TERRA VERMELHA". O meu nome pode ser Tony Bori´r.


Vou começar pelo princípio do livro, e vou junto mandar-se quatro páginas. Por favor vê se as recebes bem e diz-me, em seguida. Um abraço do Tony.


________________


Notas do editor:


(*) vd. poste de 4 de julho de 2012 > Guiné 63/74 - P10111: Tabanca Grande (347): António Borié, ex-1º cabo cripto, Cmd Agrup nº 16, Mansoa, 1964/66, há 40 anos nos EUA... Passa a ser o nosso grã-tabanqueiro nº 564


(**) Último poste da série > 8 de fevereiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9461: Camaradas da diáspora (10): Vasco Pires, ex-comandante do 23º Pel Art (Gadamael, 1970/72): saiu de Portugal em 1972

2 comentários:

Luís Graça disse...

Tony:

Ninguém se dignou até agora - estamos já em férias... - dar-te as boas vindas e dizer-te que fostes duplamente herói, cumpriste a sina da tua geração de ir parar à "África Nossa" e depois, de regresso a casa, decidir escolher (?) os duros caminhos da emigração... (Decidir é sempre escolher entre duas ou mais alternativas...).

Pátria madrasta, ontem, hoje, quase sempre ao longo da nossa história, de altos e baixos, riquíssima ... Este país foi sempre um quintal pequeno e pobre, exíguo como o pano da mesa para tantas bocas...

Folgo em saber que, depois de comeres que o pão que o diabo amassou, és um americano ou lusoamericano, orgulhoso do teu projeto de vida, da família que construiste, do teu filho e possivelmente dos teus netos...

E que não te esqueceste da tua terra, da língua dos teus pais, nem sequer da guerra da Guiné que te ensinou a arte da sobrevivência e da camaradagem.. Temos orgulho em ti, e nos demais camaradas da diáspora, que fazem parte do nosso blogue.

Um Alfa Bravo. Luis

Rogerio Cardoso disse...

Camarada Tony
Nós já temos alguns contactos embora recentes, o que muito gosto me deu como sabes. Chegá-mos á conclusão que tivemos amigos em comum, até porque somos do mesmo tempo 64/66. Quanto ao livro, acho optima ideia a sua publicação, eu até gostava de o poder lêr com toda a calma.
Sê bem vindo, és um valor que não pode ser esquecido.
Um abraço do Rogerio Cardoso
Cart.643-AGUIAS NEGRAS-Bissorã