terça-feira, 24 de julho de 2012

Guiné 63/74 - P10187: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (7): Fotos do Marcelino da Mata, ten cor ref, precisam-se para projeto editorial da Oficina do Livro / Grupo Leya


Comandos a caminho de Bafatá, junto ao Dakota para operações na região do Xitole.

O 1º Cabo Marcelino da Mata (hoje ten cor na reforma, e com cerca de 75 anos de idade) é o primeiro da esquerda, na segunda fila (assinalado a vermelho). Dois dos atuais membros da nossa Tabanca Grande também constam desta histórica foto: O Alf Mil Briote, o segundo, a contar da esquerda, da primeira fila (assinalado a verde); e o então Capitão Rubim (hoje cor art ref ), o 6º da primeira fila, também a contar da esquerda (assinalado a amarelo).

Foto: © (2005). Todos os direitos reservados.


1. Mensagem de Carla Matias, da editora Oficina do Livro, Grupo Leya:

Carla Matias [Carla.Matias@oficinadolivro.leya.com]
Enviado: quinta-feira, 12 de Julho de 2012 11:15
Assunto: pedido de ajuda

Exmo. Senhor,

O meu nome é Carla Matias e trabalho na editora Oficina do Livro. Neste momento estamos a preparar um livro sobre alguns dos combatentes na Guerra do Ultramar. Um dos visados no texto é o Tenente-Coronel Marcelino da Mata, e, na impossibilidade de termos imagens deste senhor, recorremos ao seu blogue na esperança de que nos pudesse ajudar a conseguir fotografias do Tenente-Coronel. No arquivo do Diário de Notícias existe apenas uma que não serve para o efeito. Terá o Sr. Luís Graça o contacto de alguém que nos dissesse como podemos obter mais imagens?

Despeço-me pedindo desculpa pelo incómodo.
Antecipadamente gratos pela sua atenção,


Carla Matias
Departamento Editorial
Oficina do Livro
Rua Cidade de Córdova, n.º 2
2610-038 Alfragide
Tel. (+)351 21 041 74 48
www.oficinadolivro.pt~


2. Resposta, de 13 do corrente, ao pedido supra:

Carla: O ten cor ref Marcelino da Mata não pertence formalmente ao coletivo deste blogue (que tem 565 camaradas e amigos da Guinéd registados). Mas é, para todos os efeitos, um camarada da Guiné. Isto significa que não temos quaisquer depoimentos e/ou fotos da sua autoria. Temos no entanto cerca de duas dezenas de referências a este combatente, bem como diversas fotos.

Os créditos fotográficos pertencem pertencem ao blogue e aos respetivos autores. Tenho que ter o seu acordo. Faz parte das nossas regras bloguísticas. É na base desta confiança mútua que temos já um fabuloso arquivo sobre a guerra colonila na Guiné. Preciso que me dê mais informações sobre o plano da obra, o índice, os autores, etc. Um sinopse, se quiser. Teremos muito gosto em colaborar com a Oficina do Livro.

Boa saúde, bom trabalho. Luis Graça

3. Resposta da editora,. com data de 23 do corrnte:

(...) Muito obrigada pelo seu email.

A Oficina do Livro vai publicar um livro sobre a acção de vários combatentes na guerra colonial. No total serão 9 histórias. Contam-se as histórias de Marcelino da Mata, Alípio Tomé, Heróis de Mucaba, António Júlio Rosa (prisioneiro do PAIGC), entre outros.

Ao longo da feitura deste trabalho temo-nos deparado com dificuldades em obter algumas imagens, dai termos pedido a sua ajuda.

Hoje voltei ao seu (vosso) blogue e encontrei imagens de Mubaca (http://ultramar.terraweb.biz/06livros_PPires_MOliveira_Orbelino_Imagens_11Mucaba.htm).

O senhor poderia dizer-me se conseguiríamos obter estas imagens? E como?

Agradeço, mais uma vez, a sua atenção. Com os meus melhores cumprimentos, Carla Matias (...)

4. Pedido de colaboração a todos os nossos amigos & camaradas da Guiné, quer façam ou não formalmente parte da nossa Tabanca Grande:

Quem quer e pode "ajudar" a satisfazer este pedido da Carla Matias ? O ten cor ref Marcelino da Mata não faz parte do nossa Tabanca Grande mas foi um camarada nosso, e temos aqui algumas referências sobre ele... Pelo menos cerca de duas dezenas de referências, inckluindo algumas imagens, antigas ou atuais:

http://blogueforanadaevaotres.
blogspot.pt/search/label/Marcelino%20da%20Mata

http://blogueforanadaevaotres.
blogspot.pt/2009/02/guine-6374-p3839-fap-4-drama-humor-e.html

http://blogueforanadaevaotres.
blogspot.pt/2009/03/guine-6374-p4024-fap-16-o-reencontro-22.html

http://blogueforanadaevaotres.
blogspot.pt/2009/06/guine-
6374-p4466-o-grupo-especial-
do.html

http://blogueforanadaevaotres.
blogspot.pt/2006/12/guin-6374-p1354-testemunhos-sobre.html

http://www.ensp.unl.pt/lgraca/
guine_guerracolonial12_comandos.html

http://blogueforanadaevaotres.
blogspot.pt/2006/12/guin-6374-p1355-o-combatente-destemido.html

http://blogueforanadaevaotres.
blogspot.pt/2010/03/guine-6374-p6033-estorias-avulsas-78-o.html

Já em tempos recolhemos, em 2006, a pedida de uma das suas filhas, que vivia em Londres, uma série de depoimentos, por ocasião do seu 70º aniversário:

http://blogueforanadaevaotres.
blogspot.pt/2006/12/guin-6374-p1385-testemunhos-sobre-o.html

Veja-se, entre outros, o testemunho do nosso co-editor Virgínio Briote, ex-alf comando, sob as ordens de quem serviu, em 1965/66, o então 1º cabo Marcelino da Mata:

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2006/12/guin-6374-p1354-testemunhos-sobre.html

Mais recentemente, o nosso camarada Marcelino da Mata visitou a (e foi homenageado pela) Tabanca do Centro,  por iniciativa conjunta do Joaquim Mexia Alves e do Miguel Pessoa.

Quem tiver fotos do Marcelino da Mata e as queira partilhar, façam-nas chegar ao blogue, com a respetiva autorização, por escrito, do direito de reprodução, a conceder à editora Oficina do Livro /Grupo Leya.
_______________

Nota do editor:

Último poste da série > 28 de maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9955: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (6): Instituto Politécnico do Cávado e do Ave desenvolve um estudo relacionado com próteses dos membros inferiores e pede a colaboração do nosso Blogue para a recolha de informações

1 comentário:

JD disse...

Viva Luis,
Ainda ontem abordei a questão com um camarada que estava junto do Marcelino, e este não manifestou conhecimento sobre a iniciativa da editora. Por acaso limpei o nº.de telefone do M. M. e fiquei com um antigo já não atribuído. Vou remediar isso e falar com ele sobre este propósito.
Mas também sei que ele quase não tem fotografias.
Um abraço
JD