domingo, 2 de setembro de 2012

Guiné 63/74 - P10317: Efemérides (109): Leiria vai homenagear os seus combatentes em 23 de Setembro de 2012 (José Marcelino Martins)


1. O nosso camarada José Marcelino Martins* (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), enviou-nos a seguinte mensagem. 

Caros Camaradas, 

 De posse do cartaz acerca da Homenagem a realizar em Leiria, obséquio do nosso amigo Agostinho Gaspar, elaborei um texto que anexo, para publicação, caso vejam interesse, dados haver muitos camaradas que podem desconhecer. 

A inscrição no evento termina a 5 de Setembro (QUARTA FEIRA).

LEIRIA VAI HOMENAGEAR OS SEUS COMBATENTES 
23 de Setembro de 2012 

Anteriormente já nos havíamos referido à cidade de Leiria, pela apresentação de vários monumentos militares existentes em Leiria. Esse Post foi publicado no dia 21 de Setembro de 2010 - http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2010/09/guine-6374-p7020-monumentos-militares.html - no blogue de Luís Graça e Camaradas da Guiné. 

Um camarada de armas, amigo, leiriense e também combatente na Guiné, fez-nos chegar o cartaz abaixo, única informação disponível, para nós, no momento em que “alinhamos estas frases”. 


Pelo teor do cartaz que nos foi disponibilizado, a jornada iniciar-se-á pelas 14h30 com a celebração de uma Missa Solene, na Sé de Leiria, templo mandado construir pelo segundo Bispo, desta diocese, D. Frei Gaspar do Casal (bispado de 1557 a 1579), tendo sido lançada a primeira pedra em 11 de Agosto de 1550. “ O Bispo D. Gaspar do Casal deu principio à nova Sé, e a acabou, para a qual se passou o Cabido no ano de 1574; ficou com a cidade, somente, por Paróquia; …” [O Couseiro, capítulo 123º, página 130 – Edição Textiverso Dez.2011]. 

Durante a cerimónia, chegado o momento de Invocação dos Defuntos, será o tempo de lembrar todos os combatentes da cidade que, desde 1135, data da fundação do castelo, até aos nossos dias, participaram nas diversas guerras e combates em que Portugal esteve envolvido. 

Pelas 15h30, será prestada homenagem aos Combatentes Tombados em defesa da Pátria, sendo descerrada placa alusiva ao acto. 

Pelas 16h00 será prestada a homenagem aos Combatentes do Concelho. A cidade já assistiu, em 1 de Dezembro de 1919, a uma homenagem a todos os militares do extinto Regimento de Infantaria nº 7, que participaram na Grande Guerra. 


  
Diploma atribuído a José Marcelino (3 de Fevereiro de 1881 † 21 de Setembro de 1937) 2º Sargento de Infantaria, do Batalhão do Regimento de Infantaria n º 7, ferido em combate e dado com incapaz para todo o serviço militar. Também prestou serviço em Moçambique, entre 5 de Julho de 1899 e 24 de Junho de 1900, integrado na força expedicionária do BC 6/RI 7. Acervo documental de José Marcelino Martins.
© Foto José Martins

A cerimónia ficou, também, gravada na pedra. A lápide inaugurada no acto, está incrustada na entrada do Quartel da Cruz da Areia, onde está aquartelado o RA 4. Este quartel foi entregue ao RI 7 em 6 de Maio de 1955, pela Comissão Administrativa das Novas Construções para o Exército. 

Ás 16h20 haverá um desfile integrando antigos combatentes e actuais militares, desfile esse que se realizará no Largo 5 de Outubro, junto ao Jardim Luís de Camões. 

Terminadas estas cerimónias, no centro da cidade, haverá, pelas 17h00 um lanche-convívio nas instalações militares da Cruz da Areia (Regimento de Artilharia nº 4).


Placa, em três lápides, com o nome de todos os Combatentes que tombaram em África entre 1961 e 1974. © Foto José Martins
                                       
            Este evento é organizado pela Câmara Municipal de Leiria e pelo Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes. Tem o apoio do Regimento de Artilharia nº 4, Base Aérea nº 5 e Juntas de Freguesia do Concelho. 

  • Informações:
  • Inscrições;
    • Juntas de Freguesia de naturalidade do combatente até 5 de Setembro
  • Os Combatentes podem-se inscrever para três situações:
    • Para serem homenageados;
    • Também, para participarem no desfile. Neste caso terão de participar num treino antes da cerimónia e de, no desfile, irem de fato escuro.
    • Também participarem no lanche convívio. Neste caso deverão pagar 5 € por cada pessoa (podem levar amigos e familiares) no momento da inscrição.
    • Caso se trate de um Combatente que seja associado do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes e não pertença ao concelho, então poderá inscrever-se no Núcleo de Leiria.
Esperamos que seja uma jornada de confraternização de Leirienses e Camaradas de Armas com a população e amigos e, porque não, antigos colegas de escola, já que na cidade houve escolas de referência: Jardim Escola João de Deus; Escolas Primárias de Santo Estêvão e Amarela: e Liceu de Leiria e Escola Industrial e Comercial.

25 de Agosto de 2012
José Marcelino Martins
Leiriense, residente em Odivelas
Combatente na Guiné
Membro LC, núcleo de Lisboa
____________ 
Nota de M.R.: 

Vd. último poste desta série em: 


Sem comentários: