quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Guiné 63/74 - P10412: Convívios (475): I Encontro do pessoal do Pel Rec Daimler 2208 (Mansoa/Mansabá e Bissau) ocorrido no passado dia 28 de Julho de 2012 em Porto Alto (Ernestino Caniço / Carlos Pinto)

 
 Os nossos camaradas Ernestino Caniço (foto da esquerda) e Carlos Pinto (foto da direita), respectivamente: ex-Alf Mil e ex-1.º Cabo Condutor/Apontador Daimler, ambos pertencentes ao Pel Rec Daimler 2208 (Mansabá, Mansoa e Bissau, 1970 a 1972), deram-nos conta do I Encontro do Pessoal desta Unidade que decorreu em Porto Alto no passado dia 28 de Julho de 2012.



I Encontro do pessoal do Pel Rec Daimler 2208  
(Mansoa / Mansabá / Bissau- 1970/71) 


Após mais de quatro décadas da chegada a Lisboa do pessoal do Pelotão, decorreu este Encontro no passado dia 28 de Julho, no restaurante Os Chancas, em Porto Alto. 

Num primeiro olhar não foi fácil associar muitos de nós aos jovens de então. As fisionomias diferentes, pudera!, uns mais “avantajados”, outros mais “descapotáveis”e alguma “neve” no andar superior. Ainda assim, foi gratificante este encontro, dos tais “rapazes”, que permitiu reviver algo de tempos idos, que marcou a nossa juventude.

Estiveram presentes alguns familiares, provavelmente com paciência para ouvir algumas das nossas histórias.
Dos ex-militares do Pel Rec Daimler 2208 contámos no convívio com 10 presenças, (do total de 14), tendo 2 infelizmente já falecidos e 2 à data incontactáveis

De realçar que foi através o nosso blogue que se conseguiram os primeiros contactos.
Uma palavra especial para o camarada Carlos Pinto, que foi o obreiro das posteriores diligências para a efetivação deste Encontro.

Seguem-se algumas fotos do evento.

Um abraço
Ernestino Caniço
2012.09.11

 
A partir da esquerda (em baixo): José Potra e Carlos Pinto; em cima: Firmino Correia, Manuel Fernandes, Ernestino Caniço, António Proença, Victor Rodeia, Fernando Carneiro, José Romão e Mário Francisco

Militares e seus familiares

Carlos Pinto

A partir da esquerda: : José Potra, Firmino Correia, Victor Rodeia e Carlos Pinto

José Romão

António Proença e Victor Rodeia

Manuel Fernandes, Firmino Correia e José Potra

Mário Francisco e António Proença

Uma vista da sala de jantar

Ernestino Caniço em primeiro plano

A partir da esquerda: António Proença, Fernando Carneiro, Ernestino Caniço e Firmino Correia

De novo o grupo dos 10 magníficos presentes no I Encontro do Pel Rec Daimler 2208. Atrás, a partir da esquerda: António Proença, Firmino Correia, Mário Francisco, Manuel Fernandes, Ernestino Caniço, Fernando Carneiro e José Romão. À frente, a partir da esquerda: Carlos Pinto, Victor Rodeia e José Potra.
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 14 de Setembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10384: Convívios (474): 25.º Almoço do pessoal da CCAÇ 557, dia 27 de Outubro de 2012 em Benavente (José Colaço)

8 comentários:

Cesar Dias disse...

Antes tarde que nunca, penso que a ideia deste encontro terá surgido nesta Tabanca.
Gostei de os voltar a vêr, completamente transformados mas bem caracterizados em relação aos putos de 20 anos que eu conheci. Penso também que posso aqui deixar o convite a todos para o próximo encontro do BCAÇ2885, teem toda a legitimidade de participar pois connosco conviveram quase toda a comissão.
Um abraço para todos do Dias furriel miliciano Sapador

César Dias

Álvaro Vasconcelos disse...

Olá amigo Carlos, gostei de ver as fotos e ler o que relatam sobre o vosso convívio.
Aproveito para cumprimentar a D. Rosa e a Lourdes manda um beijinho.
Parabéns pelo sucesso do repasto/convivio e que Deus proteja todos para que possais reunir por longos anos.
Um forte Abraço.

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Estas fotos não são, aparentemente, muito diferentes das que vamos vendo dos vários 'encontros' que vão ocorrendo por aqui e por ali.
No entanto este 'encontro' tem aspectos notáveis: dizem respeito a um grupo relativamente pequeno (14) duma Unidade operacional particular que nunca mais se tinha encontrado passados 40 e tal anos, o que é assinalável. Depois, o 'arranque' para este evento foi despoletado pelo 'efeito Blogue', já que dois dos organizadores a ele pertencem e encontraram aí a inspiração para se reunirem com os restantes companheiros.
A alegria e o companheirismo estão bem patentes nas fotos. Estão naturalmente mais 'pesados', mais 'experientes' mas isso que importa?
Ficou a emoção e o registo da mesma.
Abraços
Hélder S.

Juvenal Amado disse...

O José Romão
É meu conterrâneo (Boavista de Alcobaça). Tem graça eu nem sabia que ele tinha estado na Guiné.
O Mundo é pequeno e blogue é grande.

Um abraço

Juvenal Amado disse...

O José Romão
É meu conterrâneo (Boavista de Alcobaça). Tem graça eu nem sabia que ele tinha estado na Guiné.
O Mundo é pequeno e blogue é grande.

Um abraço

Carlos Vinhal disse...

Um abraço especial aos camaradas do Pel Rec Daimler 2208 que durante meses nos acompanharam nas perigosas colunas auto Mansabá/Mansoa/Mansabá onde pontificavam locais como Mamboncó Serração e Pedreira. Só se descontraía um pouco entre Cutia e Mansoa.
O vosso camarada
Carlos Vinhal
Ex-Fur Mil da CART 2732
Mansabá, 1970/72

Arménio Estorninho disse...

Caros Camarigos Ernesto Caniço e Carlos Pinto, bom esforço porque conseguiram reunir mais de 71% do pessoal metropolitano do Pel. Rec. Daimler 2202.

Pelo que me foi dado a ler sobre os presentes, não consta o nome do algarvio António Francisco Rosa.

Por isso no prosseguimento da minha colaboração, sobre a solicitação em localizar camaradas do vosso pelotão, já referenciei um António Francisco Rosa e do qual identifico:
Comerciante de Materiais de construção por grosso;
Estabelecimento localizado no Sítio do Além-Almancil, Loulé;
Além-Almancil 8135-011;
Tef.289395763, não está acessível;
Fax:289395763, não tenho fax para comunicar.

Dado estes inconvenientes, logo que possível aquando efectuar uma deslocação a Faro, irei indagar sobre de quem se trata.

Com Abraços
Arménio Estorninho
Lagoa-Algarve

Anónimo disse...

Olá pessoal das velhinhas Daimler 2208.
Só hoje cheguei a este postal, na minha metódica actualização que vem sendo feita desde as não leituras de meados de Junho.
É por isso com alguma pena que só agora possa dirigir-me a todos estes ex-camaradas de Mansoa dos idos de 70 do século passado, dos quais infelizmente só reconheço o Ernestino Caniço e o Carlos Pinto por confraternizarmos nos Encontros de Monte Real e também do BCaç 2885. Mas espero poder encontrá-los se acederem ao convite que o César Dias fez para comparecerem ao próximo Encontro do BCaç 2885 e então terei muito prazer em abraçar-vos e agradecer pessoalmente a protecção que me proporcionaram naquelas várias deslocações a BRAIA, INFANDRE, CUTIA e até nas desmatações da estrada MANSOA-CUTIA, até ao limite da ZA, após o fatídico 12OUT70.
E quem eram os que fizeram o "serviço" na coluna que me foi buscar a INFANDRE no final da tarde de domingo 11OUT70, recolhendo-me no itinerário a cerca de 500m e menos de 24H antes dessa terrível emboscada do dia seguinte?
A todos, tardiamente, os meus votos de que continuem de boa saúde, como parecem manifestar nesse vosso 1.º Encontro em Porto Alto e, quem sabe até Março do próximo ano.
Abraços do ex-Cap Mil da CCaç 2589.
Jorge Picado