segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Guiné 63/74 - P10497: O nosso livro de visitas (147): Ansumane Cassamá, engenheiro agrónomo, natural de Sare Bacar, a viver em Portugal desde 1997




Guiné > Zona leste > A posição relativa do destacamento de Sare Bacar , mesmo junto à fronteira com o Senegal,  parte de um triângulo que compreende Cambaju e Contuboel. Fajonquito fica na carta de Colina do Norte (1956)

Fonte: Carta da Provínica da Guiné (1961). Escala 1/500 mil  (Pormenor)

1. Mensagem do nosso leitor Ansumane Cassamá:

De: Ansumane Cassamá

Data: 6 de Outubro de 2012 20:49

Assunto: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné


Venho por este meio informar que sou filho e natural de Sare Bacar, Contuboel, Bafatá.

Chamo-me Ansumane Cassamá, nascido a 3 de março de 1969, em Sare Bacar, Guiné-Bissau.

Sou engenheiro agrónomo.

Vivo em Portugal desde 1997, em Monte Abraão, Queluz.

Gostaria de participar nos vossos convívios.

Estive em Sare Bacar há seis meses para visita familiar.

Aguardo. As minhas [saudações], até à próxima oportunidade. Obrigado

Ansumane Cassamá

2. Comentário de L.G.:

Caro Ansumame, agradeço a sua mensagem e vou considerar o seu pedido como um honra para todos nós, amigos e camaradas da Guiné. Este blogue agrega já mais de 580 membros, a maior parte deles antigos combatentes portugueses da colonial colonial (1963/74). Mas também amigos da Guiné, portugueses, guineenses, caboverdianos e outros, que não são ou não foram militares. O Ansumane cabe nesta última categoria. E a propósito, fica deste já convidado a juntar-se a esta comunidade virtual, constituída justamente para "partilhar memórias e afetos".

Muito provavelmente o Ansumane não tem grandes memórias da guerra colonial. Tinha cinco anos e meio quando os últimos "tugas" saíram de Bissau. Mas passou a outra parte da sua infância, bem como a adolescência (e possivelmente a juventude), no novo país lusófono, a Guiné.-Bissau. Talvez nos possa (e queira) contar um pouco da sua vida nesse tempo, até vir para Portugal, em 1997,

Leia as nossas 10 regras editoriais (disponíveis na coluna do lado esquerdo do blogue). Se estiver de acordo com elas, pode mandar-nos uma fotografia atual e um foto (ou mais) da sua região...Queremos apresentá-lo formalmente aos outros grã-tabanqueiros. Reunimo-nos, a Tabanca Grande, pelo menos um vez por ano (nos últimos 3 anos, em Monte Real, Leira).

Não temos muitas referências a Sare Bacar (Clique aqui). A maior parte estão relacionadas com a malta da CCAÇ 3414, que passou por Bafatá e Saré Bacar, em 1971/73, e em especial o nosso amigo e camarada Joaquim Peixoto. Pode consultar a carta (1/50 mil) de Paunca (1957), que englobaa sua terra. Também não temos muitas fotos de Sare Bacar. Eu passei menos de dois meses em Contuboel, em junho e julho de 1969, mas nunca cheguei a ir até à fronteira. Conheci Contuboel, Sonaco e tabancas em redor...  Nesse tempo, era uma região pacífica, podia andar-se em Contuboel num raio de 15 quilómetros, desarmado... Tenho boas recordações dessa região.

Em resumo, Ansumane, obrigado pela sua visita, gostava que nos mandasse uma foto sua, atual, podendo vir acompanhada de mais algumas da sua terra, recentes ou mais antigas. Felicidades pessoais e profissionais. Que Deus, Alá e os bons irãs protejam a  nossa Guiné. Mantenhas. Luís Graça.
_____________________

Nota do editor:


Último poste da série > 27 de agosto de 2012 > Guiné 63/74 - P10302: O Nosso Livro de Visitas (146) ): Jaime Segura, ex-alf mil cav, CCAV 488 / BCAV 490 (Mansaba Bissorã, Ilha do Como, Jumbembem, Bissau, 1963/65)

2 comentários:

Joaquim disse...

Caro Ansumame:
Como tabanqueiro, visito diariamente este blogue. Foi com enorme satisfação que vi um artigo em que alguém que nasceu em Sare Bacar quer entrar para o nosso blogue e participar nos nossos convívios
Estive em Sare Bacar, Sora e Sare Aliú Sem, até 1973, como Furriel Miliciano, integrado na CCAÇ 3414, composta na maioria por soldados açorianos. Tenho procurado saber notícias de Sare Bacar, assim como ver fotos actuais.
Sare Bacar em 1973 não tinha muita população, mas recordo-me duma criança, com cerca de 4 anos que era filho dum milícia, encarregado do morteiro. Poderá ser essa criança? Gostaria que fosse, pois tenho bem presente esse garoto simpático para quem olhávamos com carinho
Tenho uma foto de 1973, mas teria imenso gosto em ver fotos da actual Sare Bacar.

Joaquim disse...

Esqueci-me de colocar a minha identificação

Joaquim Carlos Peixoto