domingo, 28 de outubro de 2012

Guiné 63/74 - P10586: Ficou um Palmeirim nas bolanhas da Guiné (5): Os cheiros de Lisboa, Parte II: uma sardinhada em Cacilhas (J.L. Mendes Gomes, ex-alf mil, CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66)













Lisboa > Travessa do Ferragial, nº 1 > Lisboa, o Cais do Sodré, o Tejo, Cacilhas... Um dos mais surpreendentes, deslumbrantes e... inesperados miradouros de Lisboa... O último piso do prédio nº 1 da Travessa do Ferragial onde funciona o ACISJF - Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina que "serve almoços", de segunda a sexta-feira, das 12h00 às 15h00, em regime de self-service, aberto a todo o mundo... Menu: preços desde 2 € (!)... Buffet (mínimo 10 pessoas e menu a combinar) por pessoa: 12 €... Um dia temos que lá levar uma representação da  Tabanca Grande!... Fotos tiradas em 30 de setembro de 2011, num belo dia de outono em que lá fui almoçar com a Alice e a sua tertúlia...

O Mário Sasso, se fosse vivo,  teria gostado de conhecer este miradouro (um dos muitos que fazem desta cidade um sitío estranho, maravilhoso e fascinante  aos olhos dos turistas que nos visitam, e que muitas vezes estão melhor informados sobre os segredos de  Lisboa do que muitos lisboetas...).

Fotos: © Luís Graça  (2011). Todos os direitos reservados...


A. Continuação da nova série do nosso camarada e amigo J. L. Mendes Gomes, ex-alf mil da CCAÇ 728, (Cachil, Catió e Bissau, 1964/66), jurista da Caixa Geral de Depósitos, reformado [, foto atual à direita].

[ Esta nova série evoca a figura e narra a história alf mil Mário Sasso, da CCAÇ 728 - Os Palmeirins -, nascido na Beira, em Moçambique, de uma família de origem eslovena, os Sasso; o Mário Sasso foi morto em combate no Cantanhez, em 5 de dezembro de 1965].




B. Ficou um palmeirim nas bolanhas da Guiné > 4. Os cheiros de Lisboa > 4.2. Uma sardinhada em Cacilhas

por J.L. Mendes Gomes [foto acima, assinalado com um círculo a vermelho, Catió, c. 1965; foto do autor]


As férias escolares ainda não tinham acabado. Mas, o Mário ainda tinha de vencer o exame de admissão à faculdade. E não era p’ra brincadeiras. Alínea de filosóficas. O mundo das ideias e a sua evolução, através dos tempos, a visão dos povos pelo mundo fora, acerca dos mesmos temas, exercia sobre ele um fascínio insaciável.

Com a ajuda do primo, mais velho, o Virgílio, que passara para o segundo ano de medicina, todas as complicações da inscrição, e tudo o mais, foi fácil. As provas de latim e filosofia, seriam na primeira semana de Outubro.

Toda a gente se entregou às respectivas tarefas, com sentido de responsabilidade. Fruto da disciplina que reinava na casa laboriosa do tio Diógenes.

Durante o dia, havia silêncio, lá em casa. A atenta, tia Judite, ocupava-se, com esmero e dedicação, de todas as lides da casa e da cozinha. Que perfumes… naquela cozinha divinal! Por isso, quando chegou o primeiro sábado, a ideia lançada pelo tio Diógenes de irem para uma sardinhada, no lado de lá do Tejo, caiu, mesmo a matar...

De eléctrico amarelo e ronceiro até ao Cais do Sodré; atravessava-se, depois, o rio largo, nos largos Cacilheiros, achatados, onde tudo cabia, desde as pessoas às bestas aparelhadas, às carroças, aos poucos automóveis que então havia, tudo seguia sobre o terreiro de ripas de madeira, rentinho às águas do Tejo.

Parecia impossível, como tudo não ia ao fundo!… Eram giros os eléctricos, de bancos de madeira envernizada. Muito airosos, por causa das janelas altas, sobre a rua e os passeios da cidade.

De Algés ao centro de Lisboa, a viagem seguia por entre casas afidalgadas e palacetes, alamedas de árvores, em cada lado. As linhas de ferro cintilante seguiam no meio da rua, à vontade.
O guarda-freio, garboso no seu papel e na farda cinzenta, com botões amarelos, a luzir, ia dando sinal com toques secos e repicados de campainha, com o pé no pedal.

Barato. Um tostão, por pessoa. Por cinco tostões ia-se ao fim de cada linha, nos troços mais longos que havia: a Moscavide, à Ameixoeira e Lumiar e o circuito, longo, do Príncipe Real …por Alfama, pelo Castelo.

Como era linda e sossegada a cidade de Lisboa. Tão asseada, nas ruas e passeios, bem lavados, com calçadas de desenhos em pedra florida. As varandas e janelas, engalanadas de vasos de barro com sardinheiras, begónias e outras flores de cores garridas.

As escadas a subir, lentas, por entre o casario aconchegado nos bairros de Alcântara e dos fundos da Bica, pelas encostas, até ao Chiado, da fidalguia e das igrejas sumptuosas, de outros tempos. O elevador da Bica, que pacto lindo, de amizade, no sobe e desce permanente, entre os vizinhos da Ribeira, de São Paulo e os fadistas castiços do Bairro Alto.

Finalmente, o Largo do Cais do Sodré, ali estava. Com muitas árvores, de rica sombra; muitas pombas a voarem buliçosas, no céu à volta da estátuaaltiva, do Mouzinho da Silveira, erguida ao centro. As derivações p’ra o Chiado, para a zona traseira, com muitos bares e cabarets, restaurantes e tascas castiças, com vinho ao copo de três e petiscos…igrejas e casas fartas de comércio, de todo o tipo.

À beira das escadas suaves da formosa e moderna estação do comboio de Cascais, vendia-se flores e fruta, em barracas, toscas, cobertas por toldos de pano crú, muito velho, havia cauteleiros a seduzirem os inúmeros passageiros que, em formigueiro, iam ou vinham para o comboio e os barcos de Cacilhas.

Lá ao fundo, junto ao molhe do rio, ficava o cais de atracar dos tão famosos cacilheiros, pesados, de ferro. Era neles que todos iriam, para Cacilhas. Dos bilhetes tratou o tio Diógenes. A rapaziada subiu as escadas que dão para o topo do barco. Queriam ver tudo, ali à frente…

O Mário sentia que estava, finalmente, numa das zonas mais castiças da lendária Lisboa. Dali do meio do Tejo, imponente, iria poder ver a cidade toda, em painel vivo e ao natural e a fervilhar: o castelo, a esbordar de verdura, a Sé e a Igreja majestosa de São Vicente de Fora, lá no alto, os bairros de Alfama e da Mouraria, o Terreiro do Paço, com a estátua do D. José, a cúpula da Basílica da Estrela, a mata de Monsanto e a encosta fidalga da Ajuda.

Que manancial de surpresas e de encanto a explorar nos tempos mais próximos!

Voltado p’ràs bandas de Cacilhas, o espectáculo também era encantador. As encostas de Almada, misteriosa, com um castelo altaneiro, lá ao cimo, e as escarpas descarnadas sobre o Tejo; à borda d’água, numa nesga de terra, onde parecia nada caber, havia vários pavilhões de fábricas a trabalhar; o casario de Cacilhas, à vista, e a torre saliente e escura da igreja, tudo era desordenado e pobre. As docas negras da Margueira, ali ao pé. O resto seria para ver depois.

Ali estavam elas, as sardinhas, frescas e molhadas de água do mar, em largos açafates, sobre mochos de pau enegrecido, ao pé da porta exterior dos restaurantes fundos, na ruela de Cacilhas, que vai rente à igreja.

O tio Diógenes e a família já eram fregueses bem conhecidos na casa das sardinhadas. Desde a idade do biberão, transitavam aos poucos para os bancos corridos das mesas compridas .
- Ah!. hoje, vem gente nova. - Exclamou o sr Isidro lá ao fundo, quando contou, num relance toda a família e lhe sobrava um.
- É o namorado da menina?…- Avançou a rebentar de curiosidade.
- É um sobrinho que trouxemos de Moçambique. Vem para cá, estudar.
- È bem da pinta do sr. Diógenes. É ou não é? Eu para tirar parecenças ninguém me bate. Oh este nariz grosso e comprido; os lábios gordos; os olhos grandes e saídos; só o cabelo é que não. É escorrido e comprido.
- É verdade, isso vem da mãe dele. Chama-se Mário tem 17 anos. Vai estudar filosofia.
- Ah, está muito adiantado, p’rà idade.!…
- Lá em Moçambique, não havia nada para o distrair, de modo que era só estudar – adiantou o tio.
- É verdade. Aqui em Lisboa, as coisa não são bem assim, pois não, ? Há muita coisa a puxar noutro sentido. Se bem que os filhos do sr. Diógenes não têm deixado mal os pais, pois não?
- Não. De modo nenhum. Aqui o Pedro está no 3º ano de Medicina, com 20 anos. E se é difícil a medicina; a Isabel, com 19, está em farmácia, passou ao 2º ano.
- É bonito ver filhos assim, nos tempos que correm… Aqueles beatles, guedelhudos e desafinados estão a escavacar tudo! Se. fossem meus filhos…Os seus, aqui ao pé dos pais, é maravilhoso. Vamos ver como se porta o primo…
- Ah, não temos dúvidas de que não vai deixar-nos ficar mal. Também, era só ir à bilheteira, comprar-lhe o bilhete de volta às terras de Moçambique.

Meio a sério, meio a brincar, o aviso estava feito. O Mário registou.
- Bom , sr. Isidro. Vamos ao que nos trouxe aqui.
- São uma especialidade, sr. Diógenes. Fresquíssimas. Chegaram esta manhã.
- Sim. De facto não enganam.

Sentaram-se todos em duas mesas. À maneira de sempre. O pai, no topo e a mãe ao seu lado direito. A  Isabel, ao lado da mãe e os dois primos, frente a frente. A mulher do sr. isidro fora-se adiantando, enquanto o homem da casa se entendia com os clientes já familiares.

Uma volumosa caneca de vidro, cheia de sangria,  foi a luz vermelha que se abriu primeiro, naquela mesa. De fresca, até o vidro embaciara e começava a escorrer. Depressa os copos ficaram cheios com a primeira rodada servida pela tia, sempre atenta ao seu papel.

Uma cesta de fatias de broa e pães do forno, tudo da terra do sr. Isidro, a Malveira. Uma travessa grande a esbordar de salada mista, com pedaços de pimentos verdes e fatias de tomate e cebola, espalhadas sobre um mar de alfaces verdinhas, fizeram disparar o apetite a toda a volta da mesa.

Só faltavam as sardinhas. O cheiro já chegara, cada vez mais apurado e perfumado, como só acontece com este delicioso petisco. Toda a família era perdida por sardinhas assadas. Vamos lá a ver como funciona o Mário.

Este estava desconfiado de que não deveria gostar. Por isso, sentia um certo embaraço. Fingir não era com ele. Se não gostasse, não gostava e pronto. O tio já dera a entender que não seria o fim do mundo. O sr. Isidro arranjaria logo umas febras de porco, para salvar a situação. E se eram boas, aquelas fêveras…não ficavam atrás. Mas se era p’rà sardinha, era p’rà sardinha que tinham vindo.

A srª Isasbel , uma senhora avantajada, mas de luzidias faces papudas, com os olhos a brilhar, avançou com primeira rodada de sardinhas: uma dúzia e meia. Bem tostadinhas e gordas quanto baste. Rescendiam vida na pele reluzente e tisnada pelas brasas.

A srª Judite fez a distribuição pelos pratos que se foram abeirando. Três pra cada, para já. Com batata cozida, para quem quis. Ali, era permitido pegar-lhe à mão. O tio apressou-se a dar o exemplo, para que não houvesse dúvidas.

Fez-se silêncio e a voragem desceu, sobre a mesa. Num instante, só espinhas ficaram e bem aparadas, em todos os pratos. Incluindo o do Mário de Moçambique. Depois de provar foi ele o primeiro a devorar as três desditosas... que lhe tocaram.

Uma gargalhada geral cobriu a alegria da mesa. Não havia dúvidas. Tinham ali um parceiro, de respeito O Mário, via-se bem, naqueles beiços grossos, lambuzados, como se fosse já um aficionado inveterado…

Os olhos bugalhudos estralejavam-lhe, de satisfação…e os da família não lhe ficavam atrás…
- A esta hora, estão os teus pais a deleitar-se com um açafate de ostras, lá na Beira. - disse o tio Diógenes, limpando os dedos a um guardanapo branquinho como a neve. Até deu pena vê-lo como ficou…
- Não tenho inveja nenhuma .- atalhou logo o Mário, sem se dar conta, no primeiro instante, do que custou aos pais terem-no deixado vir. Filho único...

A tia pareceu adivinhar o que se passava na cabeça do sobrinho que sentiu ter metido água.
- Já tens saudades dos pais, não tens, Mário?

Os olhos, reluzentes, responderam por si, bem afirmativos, mas resposta não houve.
- P’rò ano, vêm cá eles passar as férias.

Sentiu que a ideia, de todo, não lhe desagradou, apesar de só terem passado umas semanas. Daqui por um ano…nem se fala.

Os pais até são uns companheiraços, para ele.

(Continua)

_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 22 de outubro de 2012 >



3 comentários:

Luís Graça disse...

Meu caro Joaquim, é interessante a tua ideia de recordares a Lisboa de finais dos anos 50, princípios de 60, que a maior parte nós - aqueles que não eram "alfacinhas" - não conheceu, ou conheceu mal.

A grande maioria dos nossos camaradas que combateu em África, entre 1961 e 1974/5, não conhecia a capital do império, antes da tropa. Para a maior parte, Lisboa revelou-se, e mal, à partida e à chegada do navio que nos transportou (ou do avião dos TAM, já no final)...

Eu próprio quer vivia a 70 km a norte de Lisboa, no último concelho do distrito - Lourinhã -, só vim à capital, em passeio de escola ou de catequese (já mão posso precisar com rigor), com os meus oito anos, por volta de 1955... Tenho ideia a que a camioneta (do João Henriques ou dos Capristanos) demorava uma eternidade para cá chegar: três horas, uma manhã ou uma tarde... Depois na adolescência e juventude, já vinha cá mais vezes... E por aqui estou a viver, desde 1975... Vou ter saudades de Lisboa, quando morrer ou tiver que mudar os tarecos para outro sítio... Gosto da cidade grande q.b.



.. E depois mais tarde, dois anos depois, para fazer o temível "exame de admissão" (prova escrita e depois prova oral) que iria permitir selecionar os melhores dos melhores... os que poderiam seguir a via estreita da promoção social através da educação...

Estou-te grato por este passeio de regresso à Lisboa da nossa infãncia e adolescência...

Domingo, Outubro 28, 2012 5:39:00 p.m.

Anónimo disse...

Meu caro Luís

Obrigado uma vez mais pelo teu comentário atento e estimulante. Pelo refinado arranjo gráfico destas letras.
Todos nós tivemos a mesma senda para subir onde chegámoa. O esforço e o suor de quem só podia contar consigo, para ser alguém. Vinha longe e impensável o tempo das universidades privadas, onde vicejam vermes de toda a ordem, menos aciência séria de quem quer crescer...não dava "relvas" nem a mixórdia dos "out side" das católicas todas e independentes...( a maior e fatal punhalada traiçoeira nas costas do ensino público e igual para toda a gente, ricos e menos ricos...) donde saem as fornadas de golpistas que enxameiam os corredores dos ministerios e de sao bento das portas abertas...só para alguns...

Um grande abraço, que, cada vez tem de ser mais apertado...para não irmos na enxurrada
Joaquim

JD disse...

Caro Joaquim,
Há long time ago, também frequentei a esplanada fotografada, ainda não havia o mamarracho do Cais do Sodré a encobrir os cacilheiros (também já não há cacilheiros!).
E às vezes ainda fico a pensar onde ir para almoçar. É que não imaginava da persistência dessa esplanada.
Um abraço
JD