quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Guiné 63/74 - P10605: In Memoriam (132): A Cindinha, a esposa do bendandense Tony Teixeira, deixou-nos hoje, o seu funeral é amanhã, 6ª feira, dia 2, às 10h30, em Espinho, seguindo depois para Vidago, sua terra natal


Lourinhã > Praia do Porto Dinheiro > 18 de agosto de 2011 > Almoço de aniversário da Alice > A Cindinha, esposa do nosso camarada António Teixeira (Tony).



Lourinhã > Praia do Porto Dinheiro > 18 de agosto de 2011 > Almoço de aniversário da Alice > Da esquerda para a direita, a Alice Carneiro  (de costas), a Cindinha e, por detrás, dela o Pinto Carvalho e o Tony Teixeira. Na ponta direita, a Dina, esposa do nosso camarada, Jaime Bonifácio Marques da Silva, ex-alf mil pára em Angola (c. 1970/72)de quem já temos falado aqui no nosso blogue.


Lourinhã > Praia do Porto Dinheiro > 18 de agosto de 2011 > Almoço de aniversário da Alice > Juntaram-se lá, na Tasca da Tia Augusta,  diversos casais para saborear uma boa caldeirada e uma saborosa sopa de navalheiras: eu e a Alice, a Joana e o Joana, o Pinto de Carvalho e a Zé, o Laurentino Marteleira e a Glória, o Jaime e a Dina, o Rogério e a esposa, o Tony Teixeira e a Cindinha (, um casal simpatiquíssimo de Espinho que tínha acabado de chegar, nessa semana, ao nosso convívío, pela mão do Pinto de Carvalho).



Lourinhã > Praia do Porto Dinheiro > 18 de agosto de 2011 > Almoço de aniversário da Alice > A Cindinha e o Tony Teixeira.


Lourinhã > Abelheira > 17 de agosto de 2011 > A Cindinha, na casa de um outro casal amigo, da nossa tertúlia da Louirnhã, os Marteleira (Laurentino e Glória).


Lourinhã > Abelheira > 17 de agosto de 2011 > A Cindinha, na casa de um outro casal amigo, os Marteleira, da nossa tertúlia da Lourinhã.

Fotos: © Luís Graça (2011). Todos os direitos reservados

1. Do nosso amigo e camarada Tony Teixeira recebemos esta dolorosa notícia: 

Enviado: quinta-feira, 1 de Novembro de 2012 1:25
Assunto: Notícia

Venho vos comunicar, que após um longo sofrimento, a Cindinha, minha mulher, partiu esta noite calmamente e com dignidade.

Quero aqui em meu nome e em nome dela, agradecer a todos os nossos amigos que acompanharam este longo caminho, que sempre estiveram ao nosso lado e que sempre nos acarinharam e deram força. Bem hajam.

O funeral será na sexta feira pelas 10,30 horas, na Igreja de Espinho, seguindo depois para Vidago, sua terra natal.

Tony


2. Às 9 da manhã de hoje, sexta-feira, transmiti à, pelo correio interno, à Tabanca Grande a triste notícia da morte da Cindinha, que foi comunicada pelo próprio António Teixeira:

Amigos e camaradas:

Mesmo "anunciada", a morte continua a ser um mistério e um momento de grande dor para quem fica do lado de cá: a família, os amigos... A Cindinha, que eu conheci há dois anos, nas férias de verão, na Lourinhã,  era uma senhora com uma enorme dignidade, que sabia a doença que tinha, e que era já uma réplica viva da "Pietá".

Eu e a Alice guardamos dela uma doce recordação. Conhecemos o casal através do Pinto Carvalho e da Zé, que também fazem parte da tertúlia de verão da Lourinhã. A caminho da Lourinhã, onde hoje vou fazer o "culto dos meus mortos", sou surpreendido com esta notícia do nosso amigo e camarada "bedandense" Tony Teixeira..  Quero transmitir-lhe a ele e à sua família a nossa solidariedade na dor e também a nossa admiração pela coragem e dignidade da sua companheira de uma vida. A Cindinha, que descanse em paz. Honraremos a sua memória.

Quanto à nossa Tabanca Grande, permitam-me que leve a notícia a todos e a todas, os/as amigos/as e camaradas da Guiné. Ao fim de 9 anos somos já uma "grande família" e a morte de um(a) de nós é também um poucochinho a morte de todos nós. 

Irei fazer quando regressar da Lourinhã um pequeno notícia para a série In Memoriam. A Cindinha merece, o Tony merece este gesto de ternura, solidariedade e compaixão da nossa parte.

 Luís Graça.



3. Mensagens de condolências que chegaram à nossa caixa de correio, vindas da nossa Tabanca Grande:

(i) José Vermelho (3h01)

Caro Luís Graça: Acabei de receber a seguinte mensagem enviada pelo António Teixeira. 
O Mário Bravo já me tinha dado, entretanto, a infausta notícia. (...).

(ii) António José Pereira da Costa (12h48)

Não conheci a Cindinha. Julgo que nunca foi ao blog.
De qualquer  modo leva-lhe o meu pesar.

Um Ab.


(iii) Rui Santos (13h06)

Meu amigo Luis Graça: Estas notícias não se agradecem, nem se esperam, mas sou obrigado a agradecer pois o infortúnio do Toni é para mim muito forte, e já lho comuniquei directamente.

Para ti um grande abraço, Rui Santos.


(iv) Fernando Sucio (15h06)

Os meus sentimentos, Tony, desejo-te muita coragem para enfrentares este doloroso momento.

(v) F. Gomes (15h34)

Embora não tenha conhecido a senhora, nem o marido, a dor de quem parte é sempre menor quando compartilhada. Infelizmente sei o que isso dói e quando não existem compartilhamentos, ainda dói mais.
Um abraço de solidariedade ao camarada Tony Teixeira e força daqui para a frente.


(vi) João José de Lima Alves Martins (18h31)

Luís Graça e Toni Teixeira:

Um grande abraço de solidariedade nestes momentos que são sempre dolorosos, mas pelos quais todos vamos passando ao longo das nossas vidas.

O bedandense 
João Martins.


(vii) Joaquim Pinheiro (22h14)

Cá do outro lado do Atlântico, os meus pesares!!!!
Joaquim Pinheiro da Silva e esposa

São Paulo / Brasil


______________

Nota do editor:

Último poste da série > 23 de outubro de 2012 > Guiné 63/74 - P10560: In memoriam (131): Nelson Fontes Ribeiro, ex-Alf Mil do COT 1 (Guiné, 1970/71)

11 comentários:

Hélder Valério disse...

Caros camaradas, em particular o Tony Teixeira

Em verdade, não cheguei a 'privar' quer com o Tony, quer com a Cindinha, cuja evocação é aqui feita com todo o merecimento, já que como foi escrito, sempre que tomamos conhecimento de situações destas os nossos sentidos ficam mais 'alertados', mais sensíveis.
Pois então que a Cindinha possa descansar em paz e que o Tony saiba encontrar as forças necessárias para vencer e ultrapassar estes momentos sempre tão marcantes.
O meu sentido e profundo abraço.

Hélder Sousa

Mário Bravo disse...

Meu Caro Teixeira. O que te posso dizer ? Desejar que passes sem grandes turbulências mentais e morais esta fase tão complicada. Mas lembra-te do que esteve na génese deste desfecho ! Alívio Divino. É a esse Deus que eu peço um lugar de descanso eterno e feliz, para esta Alma da Cindinha, que sofreu deveras
. Um grande abraço de quem está sempre ao teu lado, como tantos outros . Mereces .

José Botelho Colaço disse...

Os meus sentidos pesamos e faz das tuas fraquezas forças para enfrentares os próximos dias que vão ser muito dolorosos.

Um abraço.
Colaço.

José Marcelino Martins disse...

Nestas alturas que dizer?
Sinceramente, não sei.
Apenas quero dizerque estou a teu lado, mesmo longe.

manuelmaia disse...

Ao camarigo Tony Teixeira,quero enviar daqui um abraço solidário,esperançado que consiga vencer o mais depressa possível esta dor.
abraço

Henrique Cerqueira disse...

Tony Teixeira
Horas muito difíceis em que as palavras nos embargam na garganta.
Os meus sinceros sentimentos e que a sua espôsa descanse em paz.Que Deus dê forças aos familiares e amigos e muito em especial ao Camarada Tony,para continuar em rumo ao futuro.
Um abraço solidário de Henrique Cerqueira e Ni.

Manuel Resende disse...

Caro António Teixeira,
nestas alturas faltam as palavras.
Recebe um abraço amigo de
Manuel Resende

Anónimo disse...

Manuel SERODIO (França)
1 Nov


Desde jà, a toda a família, deixo aqui as minhas mais sinceras condolências.

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Guilherme Ganança
2 nov 2012 22:50

Caro camarada Luís Graça

Não conheço pessoalmente nosso camarada Tony Teixeira.
Mas, através de ti, que me enviaste a notícia, envio um abraço ao Tony. À Cindinha, um «até logo»!...

Anónimo disse...

Que toda a família receba pouco a pouco a força necessária para vencer este momento dificil com a partida da nossa Cindinha. Ela vai iluminar o céu com tanta grandeza que lhe foi sempre concebida. Um abraço do tamanho da distãncia que me separa neste momento de vocês, e com a força da proximidade que me une a essa família maravilhosa. Anabela Vasquez

Anónimo disse...

Bernardino Cardoso

2/11/2012 23h32


Caros amigos
Como esta Tabanca é Grande. Como este mundo é pequeno e imenso também. Moro a a 50 metros do Toni e não soube desta triste notícia e nem sequer os pude visitar no local dos seus responsos, "e eu aui tão perto". Para o Toni um grande abraço de profunda consternação . Que a Cindinha repouse em paz.
Bernardino Cardoso