domingo, 4 de novembro de 2012

Guiné 63/74 - P10616: Agenda cultural (229): O Festival Sete Sois Sete Luas, na sua 20ª edição, de 4 a 11 de Novembro, em Cabo Verde... Arranca hoje com os portugueses Melech Mechaya na Ilha do Fogo








1. Pensando nalguns dos nossos camaradas que vivem em Cabo Verde, ou nasceram em Cabo Verde, bem como nos muitos amigos e leitores que lá temos (Cabo Verde está no "top ten" dos países de origem dos visitantes do nosso blogue!), damos aqui notícia mais detalhada deste festival, de resto relevante para o aprofundar do conhecimento e do estreitar da amizade entre os nossos povos lusófonos (Brasil incluído)  bem como de toda a Europa mediterrânica...Dos grupos musicais portugueses refira-se a presença dos Melech Mechaya e dos Mood's.   


O Festival Sete Sóis Sete Luas este ano abriu a sua XX edição [, 1993-2012,] com uma grande novidade que marca a sua profunda relação com Cabo Verde: Jorge Carlos Fonseca, Presidente da República, aceitou a herança do Prémio Nobel português, José Saramago, como novo Presidente Honorário do Festival. Este foi só o início de um ano em que se viu a promoção internacional de muitos artistas caboverdianos no mundo. Teté Alhinho, Cordas do Sol, os pintores José Maria Barreto, Djosa, e os vencedores do Prémio Revelação SSSL Leni e Banda, atuaram em diferentes Países da Rede SSSL: Espanha, Portugal, Itália, Croácia e França.

Mas agora chegou o momento de realizar a XX edição do Festival em Cabo Verde, que este ano abarca uma nova ilha: a ilha de Brava, que se vai juntar às outras ilhas que apostaram neste projeto internacional no ano passado: a histórica Ribeira Grande da ilha de Santo Antão, primeira a aderir á manifestação, Cidade Velha e Tarrafal na ilha de Santiago e São Filipe na ilha do Fogo. E é mesmo aqui que vai começar a viagem musical do certame no dia 4 de novembro, terminando no dia 11 de novembro na ilha de Santiago.

A programação artística é um cocktail explosivo de teatro de rua basco, forró do nordeste brasileiro e seduções lusitanas de Portugal. Os nomes são: 

(i) Deabru Beltzak, a companhia de teatro de rua mais internacional do País Basco que vai capturar-nos com as percussões e muitos outros efeitos especiais e vão apresentar-nos as magias e os rituais das suas terras;

(ii) Os Melech Mechaya, primeira e mais proeminente banda de música Klezmer sediada em Lisboa e Almada, farão emocionar com os ritmos ciganos, árabes e balcânicos;

(iii) em quanto que os grupos Culé de Xá (Brasil) e Mood’s (Portugal) farão dançar desenfreadamente com o sensual forró brasileiro e os sons alentejanos.

Para além deste rico programa, haverá o Prémio Revelação Sete Sóis Sete Luas nas cidades de Ribeira Grande de Santo Antão, Cidade Velha e Tarrafal. O grupo vencedor do concurso, que será escolhido por um júri, terá a possibilidade de tocar, no próximo ano, num dos Países da Rede SSSL, como fez este ano o grupo Leni e Banda de Tarrafal, que atuou em Portugal.

O Festival Sete Sóis Sete Luas (www.7sois.eu), com o alto patrocínio da Presidência da República de Cabo Verde e com os importantes apoios da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, do Instituto Camões, da Embaixada da Espanha em Cabo Verde – AECID / Oficina Técnica de Cooperação, da Embaixada do Brasil em Cabo Verde, do Governo do País Basco e das Câmaras Municipais da Ribeira Grande (ilha de Santo Antão), da Cidade Velha, do Tarrafal, de São Filipe e de Nova Sintra, celebra este ano duas décadas de existência (1993-2012) e continua a sua longa viagem pelas rotas musicais, artísticas e turísticas que unem o Mediterrâneo ao mundo lusófono.

Nascido entre Portugal e Itália, o Festival Sete Sóis Sete Luas desenrola-se, hoje, ao longo de um itinerário que conta já com 30 cidades em 11 países, entre os quais Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Portugal e Roménia. Cabo verde foi o primeiro país extraeuropeu que entrou na rede no ano 1998, e, ao longo dos anos, ganhou muitas raízes no projeto. O Festival envolve mais de 400 artistas, oferecendo cerca 150 concertos de música popular contemporânea, acompanhados de exposições de artes plásticas, contando com mais de 60 estreias nacionais e 200.000 espectadores anuais.


Programa

SÃO FILIPE (ilha de Fogo), 
Cinema ao ar livre

Domingo, 4 de novembro, 21h30

Deabru Beltzak (País Basco) + Melech Mechaya (Portugal)

Entrada livre


NOVA SINTRA (ilha de Brava)

Terça-feira, 6 de novembro, 21h30 
Deabru Beltzak (País Basco) + Melech Mechaya (Portugal)

Entrada livre
PRAIA (Ilha de Santiago),
Auditório IC-CCP Centro Cultural Português

Quinta-feira, 8 de novembro, 21h30

Melech Mechaya (Portugal)

Entrada livre
TARRAFAL (Ilha de Santiago), Mercado Municipal de Artesanado e Cultura

Quinta-feira, 8 de novembro, 21h30

Deabru Beltzak (País Basco) + Mood’s (Portugal) + Prémio Revelação SSSL

Sábado, 10 de Novembro, 21h30

Melech Mechaya (Portugal) + Prémio Revelação SSSL

Domingo, 11 de Novembro, 21h30: 

Culé de Xá (Brasil) + Prémio Revelação SSSL

Entrada livre


RIBEIRA GRANDE (ilha de Santo Antão), Terreiro

Sexta-feira, 9 de novembro, 21h30
Deabru Beltzak (País Basco) + Melech Mechaya (Portugal) + Culé de Xá (Brasil) + Prémio Revelação SSSL

Sábado, 10 de novembro, 21h30: 

Mood’s (Portugal) + Prémio Revelação SSSL

Entrada livre
CIDADE VELHA (ilha de Santiago), Praça do Calhau

Sexta-feira, 9 de novembro, 21h30
Prémio Revelação SSSL

Sábado, 10 de novembro: 
Deabru Beltzak (País Basco) + Culé de Xá (Brasil) + Prémio Revelação SSSL

Domingo, 11 de novembro: 
Melech Mechaya (Portugal) + Prémio Revelação SSSL

Entrada livre

Mapas das ilhas: Wikipédia (com a devida vénia)
_________

Para esclarecimentos adicionais:

info@7sois.org; Facebook: Sete Sóis Sete Luas
www.7sois.eu 

Organização sem fins lucrativos: 


Festival promotor de turismo cultural-musical
Um festival único que, no ano em que comemora a sua XX edição, se torna numa viagem a não perder pelas ondas das sonoridades do mediterrâneo e do mundo lusófono com a promoção de vários pacotes turísticos, a preços em conta, para os diversos territórios do circuito, válidos nos dias dos espectáculos do Festival. O pacote de Cabo Verde, válido desde o dia 4 de novembro até o dia 11 de novembro, apresenta diversas opções de viagem segundo as origens (Espanha, França, Holanda, Portugal, Luxemburgo...) e inclui a passagem aérea para Fogo e São Vicente, os transportes internos de barco e o alojamento e o pequeno almoço em todas as ilhas.
O objectivo é fazer dos espectáculos do festival um estímulo para a mobilidade dos espectadores de todos os Países da rede.

Fonte: Facebook Festival Sete Soís Sete Luas (coma  devida vénia...)

_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 31 de outubro de 2012 > Guiné 63/74 - P10598: Agenda cultural (228): O livro "O Outro Lado da Guerra Colonial - Cantina Oliveira, Moçambique", de Manuel Francisco de Oliveira Ramos, foi apresentado em Torres Novas no passado dia 28 de Outubro de 2012 (Carlos Pinheiro)

2 comentários:

Luís Graça disse...

Sei que hoje, antes de partirem para a Ilha do Fogo, os Melech Mechaya são recebidos na Praia, capital do país, pelo presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e dão um concerto na sua presença. Darão também, esta tarde, uma conferência de imprensa.

Os Melech Mechaya (de que faz parte o nosso grã-tabanqueiiro João Graça, violino) vão estar em Cabo Verde até 11 de novembro, seguindo depois para o nordeste brasileiro, onde vão atuar também no âmbito do 20º Festival Sete Sois Sete Luas.

Sobre o 4º presidente da jovem república, vd. aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Carlos_Fonseca

Anónimo disse...

Excerto do Expresso das Ilhas", de 5/11/2012:


(...) PR enaltece papel do Festival Sete Sois Sete Luas na promoção dos artistas cabo-verdianos

O presidente da República, Jorge Carlos Fonseca manifestou este domingo na Praia o seu regozijo pelo facto de ter sido nomeado Presidente Honorário do XXº Festival Sete Sois Sete Luas (SSSL) a decorrer este ano em Cabo Verde.
Jorge Carlos Fonseca que falava na cerimónia do lançamento do evento que se iniciou este domingo, no arquipélago, afirmou que estes eventos são fundamentais e funcionam como espaços de afirmação e promoção de valores culturais para o artista cabo-verdiano.

"Cabo Verde está a participar no festival desde 1998, apesar de antes dessa data ter integrado o evento com a participação de Cesária Évora, Bana e Ildo Lobo. Por isso, considero que este intercâmbio cultural com outros espaços e países é importante para um país como Cabo Verde", sustentou.

Segundo Jorge Carlos Fonseca, a cultura tem desempenhado um papel fulcral na constituição do país que é conhecido pela sua liberdade, democracia e estabilidade.

Por isso, sustenta, ao receber o convite do director do festival SSSL para ser o presidente honorário da associação, foi-lhe difícil não aceitar já que se trata de um intercâmbio multicultural em que diversas cidades do país estão incluídas.

"Aliás, foi sob minha influência que o director do SSSL, Marcos Abbondanza, colocou a ilha da Brava na rota do Festival. O objectivo é fazer com que os artistas da ilha convivessem com artistas de outros países e possam também promover os seus talentos e valores", disse.

O director do Festival Sete Sois, Marcos Abbondanza ao falar para à imprensa adiantou que Cabo Verde, mas concretamente a ilha de Santo Antão, tem vindo a receber o evento desde 1998.

No entanto, sublinha, com a assinatura de um acordo com outras cidades do arquipélago a rota do festival aumentou dando asas a artistas de Cidade Velha, Praia, Tarrafal (Santiago), São Filipe (Fogo) e agora Nova Sintra (Brava).

O objectivo, sustenta Marcos Abbondaza é colocar Cabo Verde numa rede internacional ou seja na internacionalização dos seus artistas, onde não apenas receba propostas de artistas do mundo luso-mediterrâneo, mas também possa exportar a sua cultura. (...)


http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/go/pr-enaltece-papel-do-festival-sete-sois-sete-luas-na-promocao-dos-artistas-cabo-verdianos

________________

Luís Graça