terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Guiné 63/74 - P10821: Tabanca Grande (373): João Manuel Pereira Rebola, ex-Fur Mil da CCAÇ 2444 (Guiné, 1968/70)

1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano João Manuel Pereira Rebola, ex-Fur Mil da açoriana CCAÇ 2444, Cacheu, Bissorã e Binar, 1968/70, com data de 17 de Dezembro de 2012:

Olá Luís Graça
Talvez por preguiça ou não, nunca tinha decidido partilhar no teu blog os momentos vividos e que foram muitos, desde que entrei na vida castrense até ao momento em que ela me deixou sair!
Assim, entendi que seria a partir de agora que o deveria fazer. E porquê?

Depois de ler o último artigo do Armando Pires, resolvi anuir ao pedido que lhe fizeste. " - convida o João Rebola....".

E cá estou.

Sou o João Manuel Pereira Rebola, ex-furriel mil. que cumpriu desde 15/11/68 a 20/08/70, a sua comissão na Guiné. Mas foi em Bissorã que conheci o furriel enfermeiro "ribatejano e fadista", Armando Pires e que ao fim de 40 anos nos reencontrámos!!!

O Armando, durante o tempo em que a minha companhia, a CCaç 2444 - "Os Coriscos", permaneceu em Bissorã, todos aos sábados, na messe dos sargentos do BCAÇ 2861, cantava fados como ninguém e tinha como acompanhantes o Vilas Boas e eu, que me encontro à sua direita, na foto, que confirma o epíteto de furriel fadista. Aqui está a prova real!!!!

Sou membro da Direcção da Tabanca Pequena de Matosinhos e gostaria de ser admitido na Tabanca Grande, para poder participar no v/ blog.

Um abraço do
João Rebola


Bissorã > Momento de fado, interpretado por Armando Pires, acompanhado pelas violas de João Rebola e Vilas Boas


2. Comentário de Luís Graça

João,
É uma grande honra receber-te aqui, de braços abertos, naquela que é a mãe de todas as Tabancas!... Claro que o teu pedido está mais que aceite e ratificado. O Armando Pires vai ficar feliz pela tua decisão, Todos somos poucos para gritar, bem alto, que somos portugueses de lei e guineenses de coração... Fizemos uma boa química com aquela terra, com aquela gente, e só queremos no futuro que aquele bom povo encontre os verdadeiros caminhos da independência, que são os da paz, do desenvolvimento sustentado, da democracia, da liberdade, da justiça.

Não sabia que estavas na direção da Tabanca de Matosinhos. Assim sendo, por certo, que partilhas esta ideia de que há futuro para a "nossa" Guiné e que a nossa geração, de combatentes, pode e deve ajudar também a fortalecer as pontes que ligam Portugal e a Guiné: a história, a língua, os afetos, a guerra, a paz, e a economia, por que não ?!... Bom, ficamos à espera de um história tua (é a jóia de entrada...). Espero ter a oportunidade de conhecer-te um dia destes ao vivo, aí no Norte. Vou passar o Natal à Madalena e depois vou passar dois ou três dias no Gerês, ficando na Pousada de Santa Maria do Bouro (de que gosto muito e cujo projeto tem a assinatura de um dos maiores arquitetos da atualidade, o Souto Moura) (Aproveito uma promoção, é a segunda vez que lá fico; na época alta, o preço é proibitivo).

João, és do Porto? Não sei se há mais alguma cidade do mundo com dois prémios Pritzker, o Nobel da arquitetura, o Siza Vieira e o Souto Moura... Às vezes tenho tenho a impressão de que nós, portugueses, não damos suficiente valor a nós mesmos, aos nossos talentos, às múltiplas coisas boas e lindas que temos... Vou pedir ao Carlos Vinhal que te apresente. É ele que tem este pelouro, o do apresentação dos novos membros da Tabanca Grande. E sabe fazê-lo com sabedoria de mestre.

Temos agora um conflito: acabo, esta manhã. de oferecer o nº 592 da Tabanca Grande ao nosso camarada e escritor Armor Pires Mota; se ele aceitar o convite, tu serás o nº 593...

Um santo e feliz Natal para ti e família.
Luís Graça
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 10 de Dezembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10780: Tabanca Grande (372): O resto da autobiografia do nosso último grã-tabanqueiro, nº 591, João Carvalho Meneses, 2º tenente fuzileiro especial na situação de reforma, DFA, a residir em Azoia de Cima, Santarém

3 comentários:

armando pires disse...

Grande João Rebola.
Finalmente, aqui, à sombra do enorme poilão que é a Tabanca Grande.
E sem esquecer que foi através dela que nos reencontrámos, 40 anos depois.
Vou ter que escrever aqui como foi esse "reencontro".
E como esta fotografia acabou por ser "histórica" para a nossa relação que anda agora à solta.
Tantas histórias que tu tens para contar, meu caro João.
Vou ficar aqui, à espera de as ler.
Um grande abraço do
armando pires

Amaro Samúdio disse...

Gostei de ver o meu amigo e vizinho João que me tem dito para ir ás quartas ao restaurante Milho Rei.Mando-lhe daqui um grande abraço.
Amaro Munhoz Samúdio

Alfredo Miranda disse...

Amigo João Rebola gostei muito da tua apresentaçãoetas muito bem com a viola na mão e o Vilas Boas que nunca mais o vi e é daqui do Porto tao pertos e tao longe que nunca mais ninguem qis saber de ninguem abençoada internet para nos encontrarme-nos parecemos os (TRES MOSQUETEIROS) mas de capa e espada nao é daqueles contra os mosquitos Bissrorã tenho saudades daquela terra apezar dos sobressaltos que la passamos mas felizmente estamos cá. Para todos os camaradas que la ficaram PAZ AS SUAS ALMAS para os que vieram com marcad no corpo os meus votos para que tudo corra pelo melhor em todos os sentidos e um forte abraço para o meu amigo Rebola extencivel a todos os camarada abraços