quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Guiné 63/74 - P10832: Conto de Natal (6): Natal na Guiné, As Capelinhas e os Quincons (António Estácio)



1. Mensagem de Natal do nosso amigo tertuliano António Estácio, natural da Guiné-Bissau, com data de 18 de Dezembro de 2012:

Caras Amigas e Amigos.
Num fraterno laço de muita amizade, a todos saúdo e endosso os melhores votos de Boas Festas, cantando a beleza dos tempos distantes da Guiné.

António J. Estácio



____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 20 de Dezembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10830: Conto de Natal (5): Papagaio Verde Versus Estrela do Norte (4) (Armor Pires Mota)

2 comentários:

António Bernardo disse...

Desconhecia por completo. Obrigado.
Boas Festas.

Bispo1419 disse...

Olá Estácio! Palmas da minha parte para mais esta tua entrada!
Nem imaginas como fiquei contente com esta tua publicação. É que, há uns dias, enviei para o blogue "O meu Natal de 1965", texto sobre o meu Natal em Bissorâ, nele fazendo referência ao tema que trouxeste aqui agora.
A minha memória só me permitiu escrever o seguinte:
"... um pequeno grupo de crianças com uma pequena caixa de uns 25 cm de altura, tendo dentro dela um rudimentar presépio com a figurinha do menino iluminada pela fraca luz de uma vela (...). (...) recitavam pequenas frases a propósito, entrecortadas por "parte um peso, parte um peso" (...)enquanto elevavam a caixa para se ver melhor o seu conteúdo".
Afinaste a minha memória: então a "pequena caixa" seria uma réplica de capela ou de igreja! O mais provável era ser da capelinha de Bissorã (penso que já não existe, tendo sido substituída por um edifício "mais moderno").
Este teu texto, vindo de alguém nascido e crescido na Guiné, veio-me confirmar e aclarar tudo e, ao mesmo tempo, valorizar o que escrevi. "Porreiro, pá!".
Um grande abraço e votos de Festas Felizes na companhia dos teus entes mais queridos
Manuel Joaquim