quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Guiné 63/74 - P10865: Agenda cultural (244): O nosso grã-tabanqueiro António Graça de Abreu vai dirigir um curso livre sobre a China de ontem e de hoje (1713-2013), no Museu do Oriente, em Lisboa, aos sábados de manhã, de janeiro a março de 2013



República Popular da China > Xangai > Março de 2011 > O António Graça de Abreu, nosso camarada e amigo, membro da nossa Tabanca Grande, é um grande especialista da história e da cultura chinesas. Vai dirigir, de janeiro a março de 2013, um curso livre sobre a China (1713-2013)... O curso vai realizar-se no Museu do Oriente, em Lisboa. Preço do curso: 100 €.  Ele sentir-se-ia muito honrado em ter, entre os participantes,  um de nós. Fica aqui o programa definitivo do curso, que eu acho aliciante. Há cinco séculos que os portugueses têm relações económicas, políticas e culturais com a China. Para mais informação, clicar aqui.

1. Mensagem, com data de 19 do corrente, do nosso camarada AGA:

Luis, caríssimo: Aqui segue o programa definitivo e final do meu próximo Curso. Peço-te o favor de também reencaminhares para a  malta toda do blogue. Gostava mesmo de ter uns camaradas da Guiné, agora por companheiros no desbravar da China.

A propósito, sabes quem disse isto?

"Nestas viagens da China, mais se ganha no furtado do que no ordenado." Foi o teu homónimo poeta Luis Vaz de Camões, em carta de Lisboa, cerca de 1550, in "Versos e Alguma Prosa de Luís de Camões", Porto, Ed. Inova, 1972, pag. 92.

Claro que no furtado se ganha mais do que ordenado, se ganha mais do que a trabalhar honestamente. Sempre foi assim e continuará a ser.

Toda a amizade do,

António Graça de Abreu









6 comentários:

Tony Borie disse...

Olá Graça de Abreu.
Aproximadamente há trinta anos assisti a uma conferência em Nova Iorque, onde se falava do potencial da então China, nessa altura com um regime, que não era muito apreciado no mundo ocidental.
O futuro veio confirmar esse potencial. Na minha humilde opinião, talvez em uma ou duas gerações, vai ser uma das maiores potências mundiais.
Vivo em outro continente, e com algum desgosto, não posso assistir ao teu curso, que espero seja muito útil, pelo menos para pessoas de novas gerações.
Um abraço, Tony Borie.

Antç Rosinha disse...

Não me é possível participar, mas gostaria de assistir, nem que fosse parcialmente.

Convivi em Angola com colegas macaenses e goêses e que me ensinaram a olhar para aquelas partes do mundo "esquisitas", com muita curiosidade.

Também tive colegas que fizeram comissões como furrieis e sargenttos milicianos naquelas paragens e que falavam com o mesmo entusiasmo do Graça de Abreu.

Penso que só mesmo o "velho do restelo" sentado na areia na margem direita do Tejo, é que nunca compreenderá o interesse de irem para lá os "velhos das margens do Rio Minho, do Douro, do Mondego e do Guadiana"

Cumprimentos





JD disse...

Caro Tony,
A propósito do teu comentário, deixa-me referir que a China é há algum tempo o maior consumidor de cimento - 53%, de petróleo, de ferro - 48% e de carvão - 47%, entre outros; é o maior produtor industrial e o maior construtor naval; é o primeiro exportador mundial; produz mais automóveis que os EUA; a China produziu o computador mais rápido do mundo; a China tem (tinha) 7000 km de linha rápida onde os combóios atingem 500 Km/h; em 2010 o PIB chinês ultrapassou o dos EUA; a economia chinesa em 2011 cresceu 9,2% contra 1,7% da norte-americana; a dívida pública chinesa é quase inexistente e a China dispõe de reservas em moeda na ordem dos 3,2 milhões de milhões - trilhões.
Agora repara nestes dados sobre trocas comerciais em 2009, com fontes no FMI, Eurostst,US Census Bureau:
EUA exportaram para a China 69,6;
China exportou para EU 296,4;
CEE exportou para China 141,3;
China exportou para CEE 312,8;
EUA exportou para CEE 222,5;
CEE exportou para EUA 286,8. Refere-se ainda que há 10 anos os níveis de trocas com a China eram de um quinto dos valores referidos.
Informação recolhida em "Solução Para a Crise Nacional e Europeia", de Ventura Leite, Esfera do Caos.
Um abraço
JD

Tony Borie disse...

Olá JD.
Obrigado pelas tuas informações, são muito, mesmo muito úteis para o futuro de todos nós, e principalmente para as novas gerações, não é por acaso, que surge quase em todo o mundo, uma loja chinesa em tudo o que é esquina, os Jogos Olímpicos, realizados na China, há mais ou menos cinco anos, já nos mostraram qualquer coisa, do que por lá vai. E creio mesmo que estão organizados, portanto crescem com organização, e isso é muito importante, pois o último comboio super rápido que construíram, respeitaram o meio ambiente, construindo pontes sobre lagos e savanas, foram para o interior, onde construíram estações de paragem super modernas, no meio de nada, onde no futuro, vão surgir novas cidades, e terminaram a sua construção, antes do prazo estabelecido, e isso é um exemplo de organização.
Oxalá o Graça Abreu, tenha sucesso no seu curso, e dê a conhecer um pouco desse país, ainda misterioso, que é a China.
Um abraço, e conta coisas, como fazias anteriormente, pois a nossa guerra na Guiné, também andava cheia de mistérios.
Bom ano de 2013, Tony Borie.

JD disse...

Viva Tony,
A China já há muito que avisou o mundo. Mas os cenários não são exclusivamente maviosos: sem culpa formada continua privado de liberdade e da família o prémio Nobel da paz (talvez o último atribuído com decência) Li Xiaobo, intelectual e autor de vários livros, eu possuo "Não Tenho Inimigos, Não Conheço o Odio". Mas a China não tem especiais preocupações com o ambiente, é, aliás, dos maiores poluidores, a par com EUA e Rússia, e os três persistem em não ractificar o protocolo de Kyoto. Sobre a extravagância de construir modernas estações ao longo da via, como pólos de futuro desenvolvimento urbano, como já existe pelo menos uma grande cidade fantasma, isso tem mais a ver com questões de política económica, e de valores relacionados com o PIB, mandando às malvas muito dinheiro que poderia harmonizar populações e ambientes em muitos outros lugares, e deixa antever o comprometimento ambiental em várias regiões do território. Pode ser resultado de uma bebedeira de poder.
Um abraço
JD

João José disse...

Caro Luís Graça

Além de, mais uma vez, desejar a todos os camaradas um 2013 o melhor possível, quero felicitar o blog por enveredar por um caminho de informação e de formação, que nos permite ter uma visão mais correta e atual do mundo de hoje ao qual estamos ligados numa total e crescente dependência económica e política. Um abraço a todos.
João Martins