quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Guiné 63/74 - P10914: Tabanca Grande (379): José Augusto Miranda Ribeiro, ex-Fur Mil da CART 566 (Cabo Verde e Guiné, 1963/65)

1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano José Augusto Miranda Ribeiro, ex-Fur Mil da CART 566, Cabo Verde (Ilha do Sal) e Guiné (Olossato), 1963/65, enviada ao nosso Blogue no dia 1 de Janeiro de 2013:

Amigo e camarada da Guiné, Luís Graça.

Pertenci a CArt 566, como Furriel miliciano e estive no Olossato cerca de 16 meses, em 1964-1965.

Foi a minha companhia que construiu os primeiros abrigos e, utilizando as velhas e destruídas casas dos comerciantes brancos (libaneses?) fez o aquartelamento do Olossato.

Tenho muitas fotografias do Olossato e também de Bissorã, Bissau e do mato que tirei quando nos deslocávamos em combate.

Não sei se há interesse em enviar mais fotografias. Espero uma resposta.

Um abraço deste amigo que deseja colaborar com a "Tabanca Grande".
JRibeiro


2. Mensagem de resposta enviada, no dia 2, ao nosso camarada Ribeiro:

Caro camarada José Ribeiro:

Muito obrigado pelo contacto e pelas fotos. Estamos, pois claro, interessados nas tuas fotos e eventuais textos de memórias para publicação no nosso Blogue.´

À boa maneira da nossa Tabanca Grande, como também é conhecido o Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, vamo-nos tratar por tu, pois aqui não há distinções de ex-posto militar e idade. Muito menos é para aqui chamado, como forma de diferenciação, as nossas habilitações e o que fazemos ou fizemos.

Posto isto, em nome do nosso editor Luís Graça, queria convidar-te a aderires formalmente à Tabanca Grande, a esta enorme família de quase 600 ex-militares e amigos da Guiné-Bissau. Para tal, queria que me mandasses um foto actual e outra do teu tempo de militar, que nos dissesses o teu antigo posto, especialidade, unidade a que pertenceste, quando foste e vieste para e da Guiné, por onde andaste durante a tua comissão, e tudo o que aches que devemos saber de ti para te conhecermos melhor. Podes contar uma pequena história sobre ti ou sobre a tua Companhia para publicarmos na tua apresentação.
Cumprida esta formalidade estamos aptos a publicar as tuas fotos e as tuas histórias.

És do início da guerra, quando a mesma não seria tão violenta, digo eu, mas quando as carências de instalações mais se faziam sentir. O mesmo é verdadeiro para os itinerários, autênticas armadilhas em cada metro percorrido. Se conheceste a estrada de Mansoa para Farim, imagina que no meu tempo (1972) ficou toda alcatroada. Impensável em 1964/65.

Cumprida a formalidade da apresentação vamos então publicar o teu espólio fotográfico que vai fazer delirar a muita malta que passou pelo Oio, em particular pelo Olossato.

Ficamos à espera das tuas notícias.
Até lá recebe um abraço dos editores.

O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal

3. Mensagem de José Augusto Ribeiro recebida no nosso Blogue em 5 de Janeiro de 2013:

Caro amigo Carlos Vinhal, camarada da Guiné.
Conforme me solicitaste aqui envio os meus dados identificativos:

Nome: José Augusto Miranda Ribeiro
Naturalidade: Lousã
Residência: Condeixa-a-Nova
Data de Nascimento: 8 de Abril de 1939
Posto: Furriel Miliciano na CART 566
Especialidade: Atirador
Unidade mobilizadora: RAP 2 (Vila Nova de Gaia)

Ida e regresso:

Parti de Lisboa (Cais de Alcântara) a 8 de Outubro de 1963, no pequeno navio "Ana Mafalda", tendo passado pela Guiné a fim de descarregar mantimentos e duas companhias, e carregar outras duas companhias que iam regressar a Portugal.

Seguimos para a Ilha do Sal, em Cabo Verde tendo ali ficado de reforço à Guiné.

De surpresa, a minha companhia embarcou, no velho navio de guerra "Lima", a 25 de Julho de 1964 e passámos duas noites e um dia com chuva e com o mar muito agitado, dormíamos desprotegidos no convés.

Por fim lá chegámos à Guiné. Passámos cerca de um mês em Bissau onde conhecemos a G3 e treinámos com ela numa pequena carreira de tiro. Nessa mesma ocasião embarquei de avião da TAP para Portugal onde passei 28 dias de férias.

Quando voltei a Bissau a CART 566 já estava instalada em Bissorã. Desloquei-me para lá numa pequena avioneta militar, que sobrevoou algumas "casa de mato" para observar e fazer o reconhecimento.

Ali permanecemos, fazendo constantes patrulhamentos e acompanhando as colunas de mantimentos que vinham de Bissau e, depois de descarregar os nossos mantimentos, seguiam para o Olossato onde estava instalado um pelotão da nossa companhia a dar apoio a uma unidade de artilharia com 2 obuses.

Foi em Bissorã que, infelizmente tivemos duas vítimas mortais, quando levantávamos abatizes na estrada de Bissorã - Mansoa. Os seus nomes estão gravados, juntamente com o nome de muitos mortos em combate na nossa Unidade RAP 2, em Vila Nova de Gaia.

Em Dezembro, pouco antes do Natal, a CART 566 foi totalmente para o Olossato. Ali construimos um aquartelamento e os primeiros abrigos. Saímos do Olossato no inicio de Outubro de 1965 e fomos para Bissorã.

A 27 de Outubro embarcámos em Bissau com destino a Lisboa, no navio "Niassa", onde chegámos a 3 de Novembro.

Há muitas histórias para contar, mas isso fica para mais tarde. Apenas queria enviar uma fotografia do "Mamadu" que agora é o Jorge e vive no norte do País. O Jorge quando criança foi recolhido pela 566 e transportado às costa de vários militares.O Sargento Preto foi quem mais apoio lhe deu.
Agora o Jorge já tem cabelos brancos.

Estudou, fez o 5º ano do Liceu, foi protegido por um industrial do norte e tem ido aos nossos encontros anuais.

Para ti, Carlos Vinhal, vai um abraço.
JRibeiro

Olossato > Entrada do quartel

Olossato > Hastear da Bandeira

Olossato > Casa dos Sargentos

Jorge, ou o jovem Mamadu, protegido CART 566, há muitos anos radicado em Portugal

O Sargento-Mor Abílio Preto

Fotos: © José Augusto Ribeiro (2013). Direitos reservados


4. Comentário de CV:

Caro camarada José Ribeiro:

Bem-vindo a esta tertúlia de camaradas ex-combatentes da Guiné.

Ficamos a saber algo de ti e da tua Unidade, que curiosamente fez trânsito em Bissau para deixar pessoal, indo depois para Cabo Verde em missão de soberania para, 9 meses depois, voltar à Guiné a fim de cumprir o tempo que restava de comissão.

Não conhecia esta situação, não sei se houve outras semelhantes. Sei sim de um caso de mudança de agulha para a Guiné em pleno alto-mar. O nosso camarada Rogério Cardoso foi um dos protagonistas.

Vamos então proceder à publicação das tuas fotos relativas ao Olossato, esperando também as tuas memórias escritas que hão-de ser muitas. Já agora, não te confines à Guiné, também gostaríamos de saber como foi a vossa vida, longe da guerra, em Cabo Verde.

Sou portador de um abraço de boas-vindas da tertúlia e dos editores para ti, pelo que fica assim entregue.

Alguma dúvida que queiras desfazer, é só contactar um de nós para o efeito.

O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
____________

Nota de CV:

Vd. poste da série de 7 de Janeiro de 2013 > Guiné 63/74 - P10908: Tabanca Grande (378): José Sousa Pinto, ex-Alf Mil de Transmissões do BCAÇ 3863, Teixeira Pinto, 1971/73

1 comentário:

Luís Graça disse...

Camarada Miranda Ribeiro, mebro nº 597 da Tabanca Grande, o último grã-tabanqueiro:

É uma honra ter aqui, na nossa Tabanca Grande, gente veteraníssima como tu, malta da farda amarela e da mauser (!)...

Sei que tens uma página no Facebook. Mas ainda não estás na nossa página (Tabanca Grande Luís Graça).

Se me permites, e para melhor conhecimento de ti, como camarada da Guiné (e Cabo Verde), acrescentarei mais o seguinte:

(i) És professor aposentado (do ensino básico):

(ii) Quando eu tinha 14 anos, em 1961, tu já tinhas completado a< Escola do Magistério Primário de Coimbra (!);

(iii) Andaste por Condeixa a Nova e por Coimbra, como professor prima´rio...

É és de uma bela região,m a Lousã,de que eu sou fã. Já lá passei férias e quero lá voltar mais vezes...

Deves ter igualmente, como eu, uma relação afetiva com Cabo Verde, onde o meu pai, Luís Henriques (1920-2012) esteve em missão de soberania em 1941/43, na ilha de São Vicente.

... Naturalmente que fico (ficamos todos) na grande expetativa de poder conhecer mais das tuas memórias e ver o resto do teu (rico) álbum fotográfico...

Podemos arranjar uma série para ti (desde que garantas a publicação de 6 postes no mínimo...)... Pode ser qualquer como "Os velhinhos do Olossato...".

Ficamos a aguardar as tuas boas novas e até lá muita saúde.

Luís Graça, pira de 69/71


A nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001808348667

A página do J. A. Miranda Ribeiro no Facebook:

https://www.facebook.com/jose.mirandaribeiro