segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Guiné 63/74 - P11054: Notas de leitura (455): "Raças do Império", por Mendes Corrêa (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 8 de Novembro de 2012:

Queridos amigos,
Raças do Império foi um acontecimento editorial do seu tempo, mereceu honras de edição de luxo e uma outra mais popular, um pouco como a História de Portugal, a chamada edição de Barcelos, dirigida pelo Prof. Damião Peres.
Estamos numa época de rescaldo de diferentes eventos sobre o mundo colonial português, houvera a exposição do Porto, em 1934, a do Parque Eduardo VII, em 1937, e o acontecimento excecional que foi a Exposição do Mundo Português, fazia todo o sentido divulgar, como material de estudo, com abundante mostra fotográfica, todos os povos que pertenciam ao Império e que bebiam a tão apregoada “missão civilizadora”.

Um abraço do
Mário


Raças do Império: A Guiné Portuguesa, pelo Prof. Mendes Corrêa 

Beja Santos

Em 1943, um médico que se lançara entusiasticamente na antropologia e etnografia, Mendes Corrêa, deu à estampa na Portucalense Editora um livro singular na investigação da época: “Raças do Império”. Note-se que Mendes Corrêa será convidado pelo governador Sarmento Rodrigues a visitar a colónia e daí resultará, em 1947, a sua obra “Jornada Científica na Guiné Portuguesa”, de que já aqui se deu notícia(1).

As suas teorias sobre a raça estão hoje obviamente em desuso, não aguentaram os novos estudos decorrentes da evolução trepidante que conheceu a Paleontologia, entre outros conhecimentos científicos. Define a raça como assente numa trilogia História, Psicologia e Biologia, em que nenhum dos elementos é dispensável. E diz mesmo: “Estudar a raça como um fator da História e da vida social é, afinal, estudar o papel da hereditariedade psicossomática, das causas germinais remotas, dos fatores biológicos profundos e permanentes, das energias elementares de estirpes naturais geradora dos povos, na fisionomia e atividade étnica, política e histórica destes últimos”.

Mendes Corrêa inicia a sua investigação sobre as gentes da Guiné procurando dar um quadro histórico da região antes da chegada dos portugueses. Recorda que no século III consta já junto do Níger superior, no Sudão Ocidental, o estado de Ganá, a leste do qual irá surgir o primeiro reino Songai. No século X, a invasão dos Sossos abate-se sobre o reino de Ganá que começará a desagregar-se, irão então surgir em cena populações negras oriundas de outros territórios. Formara-se entretanto o Estado de Mali, dos Mandingas, que no século XIV estendem o seu domínio até à Guiné Portuguesa. No seu apogeu, aquele reino terá incorporado Tungubutu, Songai e outras regiões, mas o Império de Songai conseguiu libertar-se. O Mandimansa seria o imperador de uma parcela do vasto reino Mandinga. Se nos recordarmos do que escreveu na sua tese de doutoramento Carlos Lopes em Kaabunké (Espaço, território e poder na Guiné-Bissau, Gãmbia e Casamance), de que igualmente aqui já se fez menção(2), os dados históricos têm larga margem de flutuação. Espero em breve referir-vos uma compilação de textos publicada pelo Comissariado Nacional da Mocidade Portuguesa intitulado “Mandingas – Um pouco de História” e também se verificam discrepâncias cronológicas apreciáveis.

Mas voltemos a Mendes Corrêa, estamos no Império do Mali e é a vez dos árabes se voltarem para os tesouros do Sudão. Tungubutu é conquistado em 1591 pelo Sultão de Marrocos. Songai passa a colónia marroquina. É neste entretanto que emergem os Fulas.

Na Guiné, os Mandingas são os principais adversários que os Fulas encontram no Futa-Djalon. Os Mandingas da Guiné são batidos e subjugados pelos Fulas em 1836, o mesmo sucede com os Beafadas. Para Mendes Correia é este o contexto em que se chega à carta etnológica atual.

A população da Guiné não terá mudado muito desde as descrições dos nossos autores dos séculos XV e XVI. Terão perdido importância demográfica os Nalus, os Beafadas e os Cassangas e progredido os Balantas e os Fulas. Adverte Mendes Corrêa: “Apesar das diversas investigações realizadas, não pode considerar esclarecido o problema das origens e afinidades raciais de todos os grupos étnicos da nossa Guiné”.

Os Fulas proviriam de uma mistura de Etíopes e de Negríticos (negros sudaneses e nilóticos). Os outros agregados seriam Negríticos (negros que não falam línguas Bantus), destacando-se os Mandingas (ou Mandé) num grupo à parte: todas as outras populações da nossa Guiné seriam Negríticos litorais ou guineenses, com grande uniformidade do tipo físico. Os Felupes seriam a tribo principal dos Diola de entre o Casamansa e o Gâmbia. Mendes Corrêa refere como quase autóctones os Balantas, os Banhus, os Papéis, os Bijagós, os Beafadas e os Nalus.

O Fula é suscetível de enquadramento na raça etiópica. André Álvares de Almada, no século XVI, descreve-os deste modo: são robustos, bem-dispostos, de cor amulatada, os cabelos corredios. Na nossa Guiné, mencionam-se os Fulas forros, os Futa-Fulas e os Fulas pretos. Os primeiros e os últimos terão resultados das migrações Fulas, os forros consideram os Fulas pretos são antigos escravos. Os Fulas forros são descritos como de estatura elevada, corpo delgado, cor acobreada, cabelos lanosos, nariz e lábios finos. Segundo Carvalho Viegas, um governador que se abalançou a estudar a região, o Mandinga morfologicamente é uma espécie de raça negra, sem mescla de sangue. Duarte Pacheco refere que os Beafadas estavam sujeitos aos Mandingas. Os Sossos teriam sido expulsos do Futa-Djalon e empurrados para a costa pelos Fulas. André Álvares de Almada refere que os Bijagós são “mui pretos, gentis-homens, não furam as orelhas, as mulheres sim”.

Mendes Corrêa recolhe a opinião dos colonialistas do seu tempo: Os Fulas são tipos como ambiciosos, o grupo mais civilizado e de maior superioridade intelectual; os Mandingas como inteligentes, perspicazes, observadores, empreendedores e aristas; os Felupes como independentes, corajosos e hospitaleiros; os Papéis como traiçoeiros, belicosos, pouco trabalhadores; os Brames como inteligentes, pacíficos e trabalhadores; os Manjacos como inteligentes, dominados pelo pudor, trabalhadores, os mais acessíveis a influência portuguesa, ainda que litigantes e pouco probos; os Balantas como inteligentes, tenazes, argutos, laboriosos, mas ladrões e litigantes; os Bijagós como artistas, belicosos e tímidos.

Depois, Mendes Corrêa abalança-se à descrição sobre os idiomas, mobiliário, tipos de habitação, vestuário, tatuagens, manifestações religiosas, totemismo, sistemas de justiça, panaria, olaria, escultura, trabalhos em coiro, arte musical e literatura, não há elementos inovadores, digamos que se trata de um conspecto antropológico e etnográfico com base em bibliografia recolhida.

“Raças do Império” foi uma revelação para o tempo, nunca se tinha ido tão longe numa síntese sobre todos os povos que constituíam Portugal e o seu Império. Tratou-se de uma recolha meticulosa, de acordo com a documentação existente e as preocupações raciais que fizeram furor no primeiro quartel do século, ao nível dos estudos coloniais. Mendes Corrêa procurou ser abrangente e leu alguma da melhor bibliografia internacional do seu tempo, reconheça-se.

Daí resultou um texto fluído, bem organizado para não iniciados, estamos numa época em que os autores procuravam atrair o leitor capturando-o para o exotismo e quase com ternura pelo “bom selvagem”. É assim que ele escreve: “Há, entre Mandingas, Fulas, Manjacos, Papéis, Bijagós, entre outros, canções, batuques, danças, pantominas, de variado carácter, como para incitamento ao trabalho agrícola, orgia, culto religioso, homenagens fúnebres. Entre Mandingas, as mulheres casadas, geralmente, não dançam; os Papéis cantam a valentia dos seus chefes mortos, organizando danças fúnebres em sua honra. Os Bijagós têm o culto da vaca…”.

Foi um enorme esforço, este estudo de índole imperial, e não é por acaso que refere com alguma insistência a exposição colonial de 1934 e a Exposição do Mundo Português de 1940, foram polos de atração para o desenvolvimento da curiosidade em conhecer os povos que estavam sujeitos à nossa missão civilizadora.
____________

Notas do editor:

(1) Vd. poste de 12 de Dezembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9183: Notas de leitura (311): Uma Jornada Científica na Guiné Portuguesa, de António Mendes Corrêa (Mário Beja Santos)

(2) Vd. poste de 12 de Outubro de 2012 > Guiné 63/74 - P10519: Notas de leitura (416): Kaabunké Espaço, território e poder na Guiné-Bissau, Gâmbia e Casamance", por Carlos Lopes (Mário Beja Santos)

Vd. último poste da série de 1 de Fevereiro de 2013 > Guiné 63/74 - P11037: Notas de leitura (454): "A Pátria ou a Vida" por Gertrudes da Silva (2) (Mário Beja Santos)

3 comentários:

Luís Graça disse...

Obrigado, Mário, por mais esta recensão… Agora sei onde os nossos comandos de batalhão foram buscar muita da “ganga ideológica”, os estereótipos sociais com que se estigmatizavam as populações da Guiné…

Mendes Corrêa foi um “homem do seu tempo” e um “cientista do seu tempo” (, com os preconceitos do seu tempo…)... Tu mesmo, Mário, fazes, profilaticamente, a prevenção contra ao utilização não científica da palavra “raça”… Hoje mão é só politicamente incorreto o seu uso como não é um conceito científico… Contrariamente ao “mainstream” de uma certa antropologia que defendia a superioridade de uma raça branca, caucasiana, hoje sabemos que não há “raças humanas”… Pertencemos todos à mesma espécie “Homo Sapiens” e subespécie “Homo Sapiens Sapiens”… Por exemplo, Papel não é raça, quando muito um grupo etnicolinguístico… Se eu fosse Papel de Bissau não gostava de me ver descrito como pertencente a uma raça de gente “traiçoeira, belicosa e pouco trabalhadora”… Mendes Coreria e outros, como o António Carreira, produziram e reproduziram, estes estereótipos “colonais” da nossa Guiné, como aliás tu muito bem referes:

(…) “Mendes Corrêa recolhe a opinião dos colonialistas do seu tempo: Os Fulas são tipos como ambiciosos, o grupo mais civilizado e de maior superioridade intelectual; os Mandingas como inteligentes, perspicazes, observadores, empreendedores e aristas; os Felupes como independentes, corajosos e hospitaleiros; os Papéis como traiçoeiros, belicosos, pouco trabalhadores; os Brames como inteligentes, pacíficos e trabalhadores; os Manjacos como inteligentes, dominados pelo pudor, trabalhadores, os mais acessíveis a influência portuguesa, ainda que litigantes e pouco probos; os Balantas como inteligentes, tenazes, argutos, laboriosos, mas ladrões e litigantes; os Bijagós como artistas, belicosos e tímidos. “ (...)


Mendes Corrêa era mas também, ao que parece, um homem, politica e ideologicamente identificado com o Estado Novo. Por exemplo, foi deputado da União Nacional, numa época em que outros brilhantes professores universitários foram expulsos da função pública.

(…) “Entre 1936 e 1942 assumiu a presidência da Comissão Administrativa do Município do Porto. Durante o seu mandato desenvolveu uma notável ação em matéria de preservação e divulgação do património histórico e cultural da cidade: fundou o Gabinete de História da Cidade em 1936, criou o Curso de Estudos Portugueses, institucionalizou a publicação do Boletim Cultural da Câmara Municipal do Porto em 1938 e instalou o Museu Nacional de Soares dos Reis no Palácio das Carrancas, em 1940. Foi, ainda, procurador da Câmara Corporativa, mais tarde eleito como deputado à Assembleia Nacional nas IV, V e VI legislaturas (1945-1957). “(…)

http://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?P_pagina=1004189

Anónimo disse...

Olá Camaradas
A leitura de textos como este, pouco divulgados, e produzidos em datas em que ninguém ligava "àquilo" põe em evidência que os governantes do tempo, além de ignorantes, cultivavam a boçalidade ao ponto de não quererem saber. Em datas muito próximas da nosso podemos ver os resultados da "acção civilizadora" dos portugueses.
Depois... foi o que sabemos.
As coisas não aconteceram por falta de aviso e o pior cego é o que não quer ver.
Um Ab.
António J. P. Costa

Antº Rosinha disse...

Talvez a censura não permitiu o acesso aos 20% que sabiam ler, a este estudo.
É que quando emigravam para o Brasil e colónias os contemporâneos deste universitário, os que sabiam ler estudavam num livro que tinha 4 raças apenas,a branca, a negra. amarela e vermelha.
E quando se chegava às colónias, idos das nossas aldeias descobriamos que havia uma raça especial que era a raça portuguesa, dizia-se que eramos uma "mistela de raças".
Admira é como este professor teve vida para estudar as características de tão variadas raças (etnias).
É que só convivendo muito com aquela gente e até aprendendo um pouco a sua lingua é que se distinguiam tantas características.
Porque de pretos, quando se desembarcava em África, os colonos daquele tempo só conheciam o Gungunhana, mais tarde quem vivesse nas pequenas cidades e na capital já sabia quem era o Matateu, e mais tarde já quase todos conheciamos o Eusébio.
Foi pena que não fosse divulgado o trabalho deste professor quando começou a guerra do ultramar.
É que quando chegaram os primeiros militares a Angola em 1961 só havia duas raças:
"Os pretos, e os brancos.
Os pretos com a característica de serem todos terroristas, e os brancos de darem porrada nos pretos".
MBS vai surpreender com muitas mais coisas.
Espero que um dia encontre o livro do "Portugal e o Futuro" escrito por Norton de Matos com outro nome.
Cumprimentos