quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Guiné 63/74 - P11064: Diário de Iemberém (Anabela Pires, voluntária, projeto do Ecoturismo, Cantanhez, jan-mar 2012) (5): Em Catesse, com o Pepito... Pela primeira vez tive medo!...Medo de não conseguir corresponder ao tanto que a população espera de todos nós!

Adicionar legenda
1. Continuação da publicação do Diário de Iemberém, da nossa grã-tabanqueira Anabela Pires, nascida em Moçambique, técnica superior de serviço social no Ministério da Agricultura, reformada, amiga dos nossos grã-tabanqueiros Jero (Alcobaça) e Alice Carneiro (Alfragide/Amadora)...

Em 2012, esteve na Guiné-Bissau cerca de três meses (, de meados de janeiro a meados de abril). Devido ao golpe de Estado de 12 de abril , acabou por sair da Guiné.-Bissau, por razões de segurança. Passou um mês no Senegal. Regressou a Portugal. Vive neste momento na Índia, em Auroville. Em Iemberém, Parque Nacional do Cantanhez, região de Tombali, esteve a trabalhar como voluntária no projeto do Ecoturismo, da AD - Acção para o Desenvolvimento.

Chegou em Iemberém no dia 17/1/2012. E ficou hospedada nas instalações locais da AD, a ONGD que é dirigida pelo nosso amigo Pepito.

Guiné-Bissau > Região de Tombali > Parque Nacional do Cantanhez > Catesse > Janeiro de 2012 > A Anabela Pires... Catesse fica na margem esquerda do Rio Cumbijã, a sul de Darsalame.

Fotos: © AD - Acção para o Desenvolvimento (2012). Todos os direitos reservados [, Com a devida vénia...]

2. Diário de Iemberém, por Anabela Pires [, que escreve de acordo com a antiga ortografia] >  Parte V

4 de Fevereiro de 2012

Voltemos ainda à minha chegada a Iemberém. Como referi,  contávamos almoçar aqui mas houve uma mudança de planos. Depois de despejar a minha bagagem na casa que me foi atribuída, seguimos em direcção a Catesse. Passámos em Farim de Cantanhez, tabanca onde vive a Alicinha [, filha da Cadi, foto à esquerda], que fazia exatamente 2 anos nesse dia. Lá deixei os presentes que a sua madrinha [, a Alice Carneiro, ]  tinha enviado e cantei-lhe os parabéns. É linda a pequena Alice, aliás como muitas das mulheres daqui. E vaidosas. É um gosto vê-las arranjadas.

Partimos de novo e um percurso de 20 Km levou-nos cerca de uma hora de viagem. O caminho é terrível mesmo nesta época seca. A determinada altura ouvimos chimpazés muito perto da estrada mas não os conseguimos ver. Mais adiante uma grande cobra preta a atravessar o caminho. Teve azar o Pepito! Foi-me sempre afirmando nunca ter visto cobras! Foi logo à chegada! As pessoas aqui dizem-me que elas se aproximam sobretudo na época das chuvas. Não é a minha imaginação e nem o meu pavor, elas existem mesmo, como é natural em África.

Chegámos finalmente a Catesse, uma tabanca bem mais pequena que Iemberém. Quando nos aproximávamos vi um grupo de jovens com camisolas todas iguais e pensei que fosse um grupo desportivo. Bem, Catesse tinha-nos preparado uma recepção que me deixou, literalmente, de boca aberta. A vinda do Pepito a Catesse foi motivo para feriado local. Ninguém foi trabalhar e todo o povo estava reunido para homenagear a AD. É uma tabanca com uma dinâmica muito especial que ninguém me conseguiu explicar porquê. Há associações de jovens, de mulheres, de tudo e mais alguma coisa. E funcionam. Tinham-nos então preparado um almoço que nos foi servido no terreiro com toda a população à volta. O grupo de jovens dançou, depois foram as mulheres mais velhas e às tantas já eu andava no meio delas a dançar também.

Depois seguiram-se os discursos. Primeiro dos representantes da população, chefe da tabanca (o chefe da tabanca é sempre um descendente do primeiro homem que se instalou naquele lugar), régulo, Imã (representante local da Igreja muçulmana), dirigentes das diversas associações …. A AD tem vários projectos em Catesse: (i) apoiou a extração de flor de sal, (ii) está a ser reconstruído o porto de onde saem barcos para a Guiné Conacri (que fica aqui mesmo ao lado e com quem há intensas relações mesmo de natureza familiar), (iii) está a apoiar a construção de uma espécie de pensão para os viajantes que vão para o país vizinho, a qual vai ser gerida pela associação das mulheres, enfim, (iv) são muitos os projectos apoiados pela associação com toda a envolvência da população.

Depois foi a vez dos discursos da AD: primeiro o Adulai que é o técnico local, depois o Abubacar Serra que é o responsável deste sector, depois o Pepito, Director Executivo da AD [, foto à esquerda].. A hierarquia aqui também funciona. No final fomos ver a tal pensão que está a ser construída e foi oferecida, a cada um de nós, uma camisa que nos foi de imediato vestida, mesmo por cima da roupa que trazíamos.

A determinada altura pediram-me que escrevesse o meu nome num papel em letra de imprensa – tinha acabado de nascer uma menina na tabanca à qual ia ser dado o meu nome. Disseram-me que isso daria sorte, não percebi se a mim se à recém-nascida. Espero que às duas! Não sei se isto se concretizou ou não mas espero em breve voltar a Catesse.

Pela primeira vez senti medo. Medo de não conseguir corresponder ao tanto que a população espera de todos nós. Foi um momento alto da minha chegada a estas bandas e que me deixou profundamente impressionada. Gostaria de vir a perceber por que razão há uma dinâmica tão especial em Catesse.

Hoje estou aqui a escrever há mais de uma hora, são agora 7 e 42, porque, não sei que acontecimento houve esta noite, das 22 horas até às 6 da manhã foi uma cantoria só! Deve ter sido algo de cariz religioso pois a música não era de baile! Ontem à noite consegui adormecer mas hoje acordei às 5 e tal para ir à casa de banho e não consegui readormecer. No Domingo passado houve um casamento e foi também uma noite de música! Já tinha sido prevenida destes frequentes acontecimentos e até trouxe silicone para pôr nos ouvidos mas ainda não me dispus a usá-lo. Enfim, há muitas noites movimentadas e depois são os galos – assim que amanhece cantam, cantam, cantam!
________________________________________________________________________________

A Anabela Pires em Catesse: foi notícia da página (oficial) da AD na Net > Anabela Pires contribiu para o Ecoturismo do Cantanhez

______________

Nota do editor:

Último poste da série > 2 de fevereiro de 2013 > Guiné 63/74 - P11042: Diário de Iemberém (Anabela Pires, voluntária, projeto do Ecoturismo, Cantanhez, jan-mar 2012) (4): Macacos, turistas e envelhecimento activo...