domingo, 24 de fevereiro de 2013

Guiné 63/74 - P11148: Fantasmas ...e realidades do fundo do baú (Vasco Pires) (5): "Alfero di canhão"

1. Mensagem do nosso camarada Vasco Pires (ex-Alf Mil Art.ª, CMDT do 23.º Pel Art, Gadamael, 1970/72), com data de 17 de Fevereiro de 2013:


FANTASMAS DO FUNDO BAÚ


5 - "Alfero di canhão"

Caros Luís Graça/Carlos Vinhal,
Chegaram algumas fotos de São Paulo, mal armazenadas, não estão em boas condições.
Tentei recuperar umas poucas. Acredito que esta foto foi tirada poucos dias depois da minha chegada. Em primeiro plano o então Capitão de Artilharia Rodrigues Videira, que muito me ajudou nestes primeiros tempos de guerra. Acredito que o segundo, da esquerda para a direita, atrás, é o oficial que eu fui substituir. Foi tão rápido o nosso contacto, que não posso ter certeza. 

Nós, oficiais e sargentos da Artilharia da Guiné, nos considerávamos injustiçados, pois, o restante da tropa ia para casa ao fim de vinte e um meses, e muitos de nós ultrapassávamos os vinte e quatro, à espera de substituto, foi o caso deste oficial de Artilharia, que já tinha mais de vinte e quatro meses. Assim quando eu cheguei, ele foi no primeiro voo.

Um periquito em Gadamael... e a velhice da CART 2478

Quanto à praxe, foi suave, acredito que foi fundamental a ajuda do meu saudoso amigo Augusto Pereira Alegre, que era um dos donos das Caves Monte Crasto, ele tinha sido da Companhia de Comandos do então Capitão Neves, conhecia pois as agruras africanas. Deu ordem à Casa Gouveia, para me entregar uma caixa de espumante, foi pois em "espécie líquida" que "paguei" o meu pedagio (portagem) de entrada nesse "paraíso" às margens do Rio Sapo. Um longo caminho, Mafra, Vendas Novas, Figueira da Foz, Bissau, e enfim Gadamael!!!

Foi também nessa data que soube, que o pessoal da EPA tinha-se enganado sobre o meu posto, o correto era "Alfero di Canhão"!

Sendo informado que o meu posto era "Alfero di Canhão"!

Forte abraço
Vasco Pires
____________

Nota do editor

Vd. último poste da série de 31 DE JANEIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11033: Fantasmas ...e realidades do fundo do baú (Vasco Pires) (4): Quem vem lá?

Sem comentários: