segunda-feira, 4 de março de 2013

Guiné 63/74 - P11190: Notas de leitura (461): Texto policopiado e publicado pelo Comissariado Nacional da Mocidade Portuguesa - Ultramar (2) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 19 de Novembro de 2012:

Queridos amigos,
Dando continuação à transcrição de folhas policopiadas cuja data desconheço, a verdade é que referem o Comissariado Nacional da Mocidade Portuguesa, embora seja de supor tratar-se de um espetáculo de cantares Mandingas para o qual foram compilados vários textos e onde não terá sido alheia a mão de Manuel Belchior, um funcionário ultramarino que trabalhou na Guiné e com uma missão claramente cultural, juntam-se agora elementos que têm a ver com lendas Mandingas ao serviço de música do Korá.

Braima Galissá confirmou que o pai viera a Portugal onde deu espetáculos, é de supor que estes textos tenham tido essa proveniência.

Um abraço do
Mário


Lendas Mandingas ao serviço de músicas e canções

Beja Santos

Dando continuidade às referências feitas aos Mandingas numas folhas policopiadas que foram editadas pelo Comissariado Nacional da Mocidade Portuguesa, com data desconhecida, refere-se hoje um extrato do livro “Grandeza Africana”, de Manuel Belchior, um funcionário ultramarino que é autor de obras de divulgação, sobretudo da cultura Mandinga.


A canção de Quelé Fabá

Quelé Fabá, a tua lança ficou em Baria.
Tu não tinhas medo da morte.
Quelefá Sané, filho de Mariama Nanki,
porque era o teu almoço e o teu jantar.
Os cobardes, esses vivem mais,
mas nunca terão música para dançar.(1)
(Da canção de Quelé Fabá)

Quelé Fabá Sané, natural de Badora, era o maior guerreiro das terras de Bafatá e Gabu. Ninguém o igualava em temeridade e destreza. Tão alto subia a sua fama que, vários régulos, quando empenhados em guerras, pediam o seu concurso.

Um dia, Demba, senhor de Baria e seu amigo, chamou-o para o auxiliar a combater um chefe vizinho poderoso. Pôs-se Quelé Fabá a caminho, acompanhado de sua mulher, Fendabá, mas antes de partir jurou na sua tabanca que, nem na guerra, nem tão pouco na viagem, voltaria a cara para trás.

A certa altura necessitaram de atravessar um rio e, na canoa, o herói esqueceu-se do juramento feito. Para melhor conduzir o barco, ficou de frente para o ponto de partida. Vendo isto, Fendabá gritou: “Que desgraça! Lembra-te do juramento!”.

Entristeceu Quelé Fabá e disse que o seu esquecimento era de certo presságio de que iria morrer na luta. Implorou a mulher que voltassem para casa, mas o guerreiro ponderou-lhe que perder a vida era uma desgraça mas que perder a honra seria muito pior.

Ficou Fendabá aflita e, chegados que foram a Baria, contou em segredo a Demba o que acontecera, pedindo-lhe que poupasse o amigo a uma morte certa, afastando-o da guerra por meio de qualquer pretexto hábil.

Assim fez Demba, amigo verdadeiro, que incumbiu Quelé Fabá de uma missão distante, garantindo-lhe que não iniciaria a luta antes de ele regressar.

Quando o campeão credulamente seguiu ao destino que lhe fora designado, o régulo partiu para a guerra. Causou espanto em Baria o ato de Demba que, sem motivo conhecido, assim desprezava o concurso de homem tão valente, e a explicação que a alguns ocorreu foi a de que pretendia roubar ao seu amigo uma nova glória.

Por isso, uma bruxa velha e má foi no encalço de Quelé Fabá e, quando o encontrou, disse-lhe que Demba partira para a guerra e por inveja o havia afastado.

Lembrou-se o guerreiro do episódio da canoa e da aflição de Fendabá, concluindo que esta e o amigo se haviam combinado para o salvar. Então, repeliu com desprezo a intriguista, regressou precipitadamente a Baria e dali correu ao campo de batalha.

Quando lá chegou, Demba morrera e os seus homens lutavam já sem esperanças de vitória. Lançou-se Quelé Fabá com ímpeto na refrega e mudou o curso da luta, mas, quando o inimigo ia ser vencido, eis que uma lança adversa o fere de maneira grave.

Admirados com o que acontecera ao herói, que todos supunham invulnerável, os trovadores que animavam os combatentes de Baria gritaram, aflitos:
- Como foi isso, Quelé Fabá? O teu guarda de corpo, o teu chifre mágico, permitiu que fosse assim ferido?(2)

A esta pergunta o próprio chifre respondeu:
- Cada pessoa tem o seu dia para morrer e este é o dia de Quelé Fabá. Por isso, eu não o pude proteger.(3)

Pediu que o guerreio que lhe ligassem fortemente a ferida para o sangue não se escapar muito depressa. Voltou à contenda como um leão esfaimado e desbaratou os últimos inimigos. Depois, caiu exausto e disse aos bardos:
- Até ao meu último suspiro cantem as canções de guerra que eu tanto amei.

Isso fizeram.

Quando sentiu que a morte estava próxima, perguntou-lhes:
- Que vão vocês fazer para que o meu nome fique na memória dos homens?

Então o mais velho dos cantores respondeu por todos:
- Morre em paz. Nós vamos lembrar-te como nunca o foi outro guerreiro. Faremos uma canção que louve os teus feitos e terá o privilégio de ser a primeira que todo o trovador aprenderá. Essa será a canção de Quelé Fabá.(4)
__________

(1) - Aos grandes guerreiros, os “judeus” dedicavam uma composição musical. Nas vésperas de uma batalha, ao som de cada música, o respetivo guerreiro dançavam diante dos outros e dizia o que se propunha fazer no combate

(2) - Guardas de corpo são amuletos que podem ser usados em diversas partes do corpo, pendentes do pescoço, na cintura, nos braço e nos tornozelos. Nos africanos islamizados são versículos de Alcorão dentro de uma caixinha de metal ou de coro. Quelé Fabá era, porém, um Mandinga animista (soninqué) e, por isso, usava um chifre. 

(3) - Os amuletos conservam sempre o seu prestígio, mesmo que a morte venha ao encontro do seu possuidor porque neste caso ou se considera que o guerreiro não tinha o coração puro e não merecia por isso a guarda de corpo, ou, então, na hipótese presente de um verdadeiro herói, chegara a sua hora derradeira. 

(4) - Tive a curiosidade de perguntar ao contar que me narrou esta lenda se de facto fora a canção de Quelé Fabá a primeira que aprendera. Respondeu-me afirmativamente.



____________

Nota do editor:

Vd. poste anterior de 1 de Março de 2013 > Guiné 63/74 - P11174: Notas de leitura (460): Texto policopiado e publicado pelo Comissariado Nacional da Mocidade Portuguesa - Ultramar (1) (Mário Beja Santos)

1 comentário:

Cherno Baldé disse...

Caro Mário,

O conteúdo deste texto policopiado reporta-se as crónicas guerreiras do reino mandinga do Gabú, na sua última e derradeira fase que coincide com a revolta dos Fulas encabeçados por "Alfa" Molo Baldé rei do Firdu pai de Mussa Molo, este último bem conhecido pelos portugueses pelas suas frequentes incursões e razias nos territórios ainda em disputa dos regulados de Ganadu/joladu, Sancorla e Mancorse, antes da conquista final pelos Almames de Timbo e Kadé(Futa-Djalon).

Relativamente ao Djanké Uali, penso que se trata, como já referi, de crónicas guerreiras e não lendas, por tratar-se de um periodo mais ou menos recente (2ª metade do sêc. XIX), mais ou menos bem conhecido da historiografia africana ou europeia, tanto escrita como oral.

As localidades de Beré-colon (Sector de Contuboel, arredores de Fajonquito) e Kansala (Sector de Pirada) são bem conhecidas e os seus vestígios são objeto de visitas de pesquisadores e simples curiosos.

O mais interessante nestas crónicas, popularizadas pelos Djidius mandingas de Korá, é o facto de que são os vencidos que fazem a história, transformando os derrotados (os guerreiros de Djanké Uali) em heróis invencíveis, cujo fim deve ser visto como o fim do mundo (Turban) o que, a meu ver, constitui um enigma ou, no mínimo, um paradoxo da nossa história que a discreção prática, própria dos fulas permitiu crescer até atingir dimensões delirantes. Isto é tão real que, quase ninguém conhece os nomes dos comandantes e chefes dos exércitos fulas que estiveram na origem das derrotas dos mandingas tanto em Beré-colon como Kansala.

É, como diz um provérbio krioulo, "dunu di boka más dunu de mala" ou seja, mais vale ter uma granda boca do que uma granda mala.

Um abraço amigo,

Cherno Baldé