domingo, 24 de março de 2013

Guiné 63/74 - P11307: In Memoriam (146): D. Maria Hermínia Jesus Machado (Guifões, 1924-2013), mãe do nosso camarada Albano Costa, que faleceu hoje, dia 24 de Março (Editores)

Mais uma funesta notícia, desta vez a do falecimento da senhora D. Maria Hermínia Jesus Machado, mãe do nosso camarada Albano Costa na foto à direita.

Doente já há alguns anos, estava a ser cuidada pela nora Eduarda, a esposa do Albano, que por isso mesmo irá sentir esta perda especialmente. Na verdade os nossos velhos, quando ainda por cima doentes, criam laços especiais com os cuidadores, e a sua partida causa uma sensação de vazio difícil de preencher. 

O editor de serviço foi muitas vezes testemunha da dedicação daqueles filho e nora à D. Maria Hermínia, quando recusavam alguns convites ou quando deixavam apressadamente algumas confraternizações com a alegação de que tinham de prestar assistência à doente antes que adormecesse. Dar-lhe o jantar a horas e deitá-la, era tarefa diária prestada com desvelo.

Ao Albano, à Eduarda, aos seus filhos e aos demais familiares da D. Maria Hermínia, em nome desta tertúlia, deixamos os nossos sentidos pêsames e a nossa solidariedade nesta hora de dor pela partida da sua matriarca.

O corpo da inditosa senhora está em câmara ardente na Capela sita junto à Igreja Paroquial de Guifões, realizando-se amanhã, segunda-feira, 25 de Março, pelas 15 horas, o seu funeral.

Para quem conheça mal esta área metropolitana, Guifões é uma freguesia do Concelho de Matosinhos e a sua Igreja Paroquial [foto à esquerda] fica situada no Largo Padre José Joaquim Pereira Santos (no fim da Rua Passos Manuel). 

Chega-se a Guifões a partir da A4, abandonando a autoestrada na saída 2. 
Outros acessos são possíveis a partir de Matosinhos, Senhora da Hora e Custóias, pelas estradas nacionais.


____________

Nota do editor:

Vd. último poste da série de 11 DE MARÇO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11236: In Memoriam (145): Domingos de Sousa Torres, sold cond Berliet, CCAÇ 3549 (Fajonquito, 1972/74)...Funeral, hoje, às 10h30, Capela do Senhor dos Aflitos, Canelas, Vila Nova de Gaia... Até sempre, camarada! (José Cortes)

15 comentários:

Anónimo disse...

Caro Albano

Nesta hora difícil da tua vida, envio-te os meus sentidos pêsames extensíveis a toda a tua família.

Um abraço solidário

Manuel Marinho

Cesar Dias disse...

Caro Albano Costa
Neste momento triste aqui te envio um forte abraço de solidariedade, recebe os sentidos pêsames, de quem, infelizmente já passou pelo mesmo.
Coragem Albano, o tempo cura mas é muito duro.
César Dias

Anónimo disse...

Caro Albano Costa

Nesta hora de dor a sofrimento te envio os meus sentidos pêsames, assim como para toda a família.

Um abraço
António Paiva

Torcato Mendonca disse...

Meu Caro Albano Costa

Os meus pêsames pelo falecimento da senhora tua mãe. Ora dificil que tens que ultrapassar com coragem.

Dou-te o meu abraço solidário e amigo.

Abraço, T.

José Marcelino Martins disse...

O meu fraterno abraço.
Já passei por "esta fase" e sei o quanto custa.

Arménio Estorninho disse...

Caro Albano Costa.

Os meus sentidos pêsames, pelo falecimento da tua querida mãe.

Tudo tem o seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer.

Com Um Abraço de Amigo
Arménio Estorninho

Hélder Valério disse...

Caro amigo e camarada Albano

Neste momento difícil que creio estejas a viver apenas te posso enviar um forte abraço de solidariedade.

Hélder Sousa

Carlos Silva disse...

Amigo & Camarada Albano

Nesta hora de dor, não há palavras que possam atenuar a mesma.
Contudo apresento-te as minhas condolências, bem como a toda a família
Um abraço amigo
Carlos Silva

Tony Borie disse...

Olá Albano Costa.
Recebe os meus mais sentidos pêsames nesta hora menos feliz, pois estou contigo na dor da morte da tua querida mãe.
Um abraço amigo
Tony Borie.

Anónimo disse...

Ao Albano e Família, deixo os meus sntidos pêsames.
Abraços
Filomena

Luís Graça disse...

Querido Albano:

É uma perda irreparável, a morte daquela que nos deu o ser, a nossa mãe... Todos (ou quase todos) temos de passar por este momento doloroso das nossas vidas. Alguns dos nossos camaradas, que morreram na Guiné, não voltaram a ver mais as suas mães. Nós, os dois, tivemos ao menos esse privilégio, e soubémoa amar as nossas mães até ao fim. Pela lei da vida, são elas que tenderão a ir primeiro do que nós. Mesmo assim, é dificíl superar esta perda.

Mesmo à distância estou aí contigo, com a tua família, com os teus filhos, com o teu Hugo. Telefonei de manhã para casa da Dona Olinda, amiga da tua família: já sabiam da infausto evento. Pedi ao meu cunhado Zé, também ele combatente em Angola, para te transmitir pessoalmente, quando te vir, os seus pêsames, como amigo e camarada. Vou aí à Páscoa, pode ser que tenha tempo de dar uma salto a Guifões. Um xicoração apertado. Luís Graça.

PS - Irás sempre lembrar-te da tua mãe, de todos os momentos e dos menos bons... O teu exemplo e da tua mulher tratando da tua mãe, em casa, até ao fim da vida, é um muito bonito e cada vez mais raro... Aqui ficam, uns versinhos que eu fiz para o dia da mãe, de 2011.

Não há dia como este,
O Dia das Nossas Mães,
Pela vida, Mãe, que me deste,
Obrigado, parabéns!

Obrigado, parabéns,
Um beijinho com ternura,
Pelo amor que me tens,
E que foi sempre com fartura.

Que foi sempre com fartura,
Nada me tendo faltado,
Foste mãe, sempre à altura,
Minha mãe, muito obrigado!

Minha mãe, muito obrigado,
Por me teres deitado ao mundo,
Pago-te com amor redobrado,
Teu admirador profundo.

Teu admirador profundo,
Nas sete vidas da vida,
Do coração, do mais fundo,
Te digo que és mãe querida!

1 de Maio de 2011, Dia da Mãe

Anónimo disse...

Caro Albano Costa,

A ti e à tua família envio os meus sentidos pêsames pelo falecimento da tua mãe.

Um grande abraço de solidariedade.

Adriano Moreira

Luis Faria disse...

Caro Albano Costa

Hora difícil esta, por que deves estar a passar.
O meu abraço de solidariedade.

Luis Faria

Anónimo disse...

Caro Camarada Albano Costa
Sentidos pêsames.
Grande abraço de Alcobaça,
JERO

Anónimo disse...

Caro Albano,
Sei que não é fácil. Guarda as muitas recordações, pois elas te ajudarão a suprir a dor.
Em solidariedade,
José Câmara