terça-feira, 23 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11449: Agenda cultural (264): Indie Lisboa 2013: A estreia, 4ª feira, na Culturgest, às 21h30, do filme de João Viana, "A batalha de Tabatô". O Jorge Cabral será o representante do nosso blogue, a convite da produtora... E 6ª feira, 26, às 23h00, há festa no Ritz Clube, com os "Super Camarimba" !



1. Está a decorrer a 10ª edição do Indie Lisboa 2013, de 18 a 28 de abril.  No âmbito deste prestigiado festival do cinema independente, destaca-se a estreia nacional, a 24 do corrente, do filme:

A Batalha de Tabatô / The Battle of Tabato
João Viana

Exibições:

24 Abril, 21:30, Culturgest, Grande Auditório
26 Abril, 19:15, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3

Secções: Competição Internacional, Competição Internacional, Competição Nacional
Ficção, Portugal 2013, 78', Dcp

Música: Pedro Carneiro
Som: Nuno Carvalho, António Pedro Figueiredo , Joaquim Pinto, Mário Dias
Montagem: José Edgar Feldman
Com: Fatu Djabaté, Mamadu Baio, Mutar Djebaté
Produtor: João Viana







Dois fotogramas do filme do João Viana (Fonte: Papaveronoir)

"A primeira vez que ouvi falar deste fenómeno foi na Alemanha. Um jovem violinista de formação clássica confessou-me que sonhava partir para uma aldeia mítica entre os jovens alemães, situada no centro de África, e constituída por músicos onde se aprendia djambé. De repente aquilo pareceu tão próximo de mim que se fez um clic. Quando era pequeno, em África, os pais mandavam as crianças para a Alemanha para aprender música. Agora estava tudo ao contrário. E ainda bem. Porque as coisas estão mesmo ao contrário. Nós, europeus, é que não as vemos. O mundo de facto mudou. E isto não é de agora. África não é como a pintamos. E a culpa toda é dos portugueses do século XV, que destruíram os documentos africanos para provar que a nossa cultura era superior à deles. (João Viana)". (Fonte: Indie Lisboa'13]


2. Paralelamente ao festival, há uma série de atividades a não perder. Uma dela, é o Indie by night. E em  especial:

26 Abril | 23h| Ritz Clube

A Batalha de Tabatô After-Party
Super Camarimba + convidados [Concerto]
5€

Depois da exibição do filme A Batalha de Tabatô de João Viana, na Competição Internacional de Longas-Metragens, a noite continua com ritmos quentes de África. Os Super Camarimba trazem as koras e os balafons. Uma festa com os sons de Tabatô, a mítica aldeia de músicos no centro da Guiné-Bissau.

3. A produtora,  Papaveronori, mandou-nos um duplo convite para assistir á estreia do filme que, este ano, já foi premiado com o Special Mention of the Jury Award no Festival de Berlim e integra agora a competição Nacional e Internacional de longas-metragens doIndie Lisboa, "sendo que gostaríamos de poder contar com a sua presença e apoio" (sic).

Na impossibilidade de estar cá amanhã, em Lisboa, nessa hora, o editor do blogue delegou no Jorge Cabral a representação da Tabanca Grande, incumbência que ele aceitou com  "galhardia e espírito de missão":

Mandei-lhe a seguinte mensagem:

"Aqui tens o convite, para a estreia, amanhã, 24, 21h30, na Culturgest, do filme "A batalha de Tabatô", do João Viana... . Se conseguires falar com o Mamadu Baio, o lider do grupo de música afromandinga Super Camarinda, e ator no filme, dá-lhe um abraço meu. 6*ª feira quero ir ver o filme (que passa na sala 3 do Cinema City Classic Alvalade, às 19h15) e  depois ir ao Ritz Clube, por volta das 23h00,  para vê-los e ouvi-los ao vivo. Espero poder um copo contigo... Um abração. Luis".

O convite é extensível a todo a a Tabanca Grande, e em especial aos nossos amigos e camaradas da região de Lisboa. Sexta-feira lá estarei no sempre novo Ritz Clube que anima as noites de Lisboa desde 1908!.
_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 21 de abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11432: Agenda cultural (263): Lançamento do livro A Mulher do Legionário, de Carlos Vale Ferraz, dia 30 de Abril de 2013, pelas 18h30, na Livraria Leya na Buchholz, Lisboa

1 comentário:

Luís Graça disse...

Malta:

Quem quer matar saudades do velho Ritz Clube, agora renovado ?... Ali na Rua da Glória, nº 57...

http://www.ritzclube.com/pages/localizacao

É espero lá ir, 6ª feira à noite, o João Graça também, o "alfero Cabral" idem aspas... E tu, camarada, residente na área de Lisboa, ficas em casa ?