segunda-feira, 6 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11536: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (42): Respostas (nº 84/85/86): Mário Serra de Oliveira (ex-1º cabo escrit, BA 12, Bissalanca, 1967/68), Luís Borrega (ex-fur mil cav, CCAV 2749, Piche, 1970/72), Adriano Moreira (ex-fur mil enf, CART 2412, Bigene, Guidaje e Barro, 1968/70)

Resposta nº 84 > Mário [Serra] de Oliveira [, ex-1º cabo escriturário, BA 12, Bissalanca, Bissau, 1967/68, a viv er hoje nos EUA]

(1) Quando é que descobriste o blogue? 

R - Francamente, não posso precisar... mas foi há mais de 5 anos. 

(2) Como ou através de quem? (por ex., pesquisa no Google, informação de um camarada) 

R - Creio que foi através do FB ou, então, através da página de Carlos Silva-Guiné 

(3) És membro da nossa Tabanca Grande (ou tertúlia)? Se sim, desde quando? 

R - Não poderia classificar porque desconheço os requisitos. Creio que não sou... porque não fiz aplicação alguma. 

(4) Com que regularidade visitas o blogue? (Diariamente, semanalmente, de tempos a tempos...) 

R - Neste aspecto, sempre que vejo algo relacionado com o blogue, não resisto em saber do que se trata. Aqui, há que ter em conta que a GUINÉ está atravessada em mim, como uma seta. Já aqui fiz constar muitas razões mas, duas delas, foi o facto de lá ter nascido a minha única filha -1970 e, a outra, por ter sido o local onde passei os melhores dias da minha vida. Honestamente falando – e não é a romancear – com 30 e picos anos de EUA, ainda está para vir o 1º dia que tivesse sido mais bem passado do que qualquer dos dias dos 14 anos e tal que lá passei, mesmo aqueles onde as dificuldades causadas por alguns“elementos” oportunistas (depois da independência) mexerem com os meus nervos e os meus princípios. 

(5) Tens mandado (ou gostarias de mandar mais) material para o Blogue (fotos, textos, comentários, etc.)? 

R - Tenho mandado alguns comentários e continuarei a mandar sempre que notar algum comentário “que refira algo “do meu conhecimento e que me aperceba da necessitado de alguma correcção factual. Ainda há dias fiz, sobre uma mensagem antiga onde vários camaradas referiam-se ao NINHO DE CAMARÃO, petisco da minha autoria. 

(6) Conheces também a nossa página no Facebook [Tabanca Grande Luís Graça]? 

R - Ainda não me dediquei bem à pagina. Um dia destes vou ver. 

(7) Vais mais vezes ao Facebook do que ao Blogue? 

R - Neste caso específico, vou mais ao blogue porque no FB – na página comum – as mensagens desaparecem logo com a chegada de outras. Francamente considero o Blogue mais apropriado para troca de comentários e mensagens diversas. reservar o FB para “Flash-mensagens” com referência ao blogue, será quanto a mim mais valia, porque não satura o FB. 

(8) O que gostas mais do Blogue? E do Facebook? 

R - O blogue em si, gosto pela oportunidade que dá a todos de expressarem os seus pontos de vista, alguns deles bem pessoais…mantendo no entanto uma certa privacidade, somente no seio da família tertuliana. No FB, tudo é mais exposto . Refiro-me á página do FB geral e não á pessoal. 

(9) O que gostas menos do Blogue? E do Facebook? 

R - Não encontro pontos fracos no blogue. No FB? Não sei, além do que já referi. 

(10) Tens dificuldade, ultimamente, em aceder ao Blogue? (Tem havido queixas de lentidão no acesso...) 

R - Não me apercebi muito neste aspecto. Talvez porque o meu LT também “sofre dessa doença” e, se calhar, uniram as mãos para me iludir e não culpar o blogue. 

(11) O que é que o Blogue representou (ou representa ainda hoje) para ti? E a nossa página no Facebook? 

R - É um meio revitalizante para mim, pelo menos nos momentos de nostalgia ou mais apreensivos. Lendo o blogue, revendo passagens comuns, nos locais comuns de milhares dos nossos. Por vezes, quando vejo alguma foto, é como um “tónico” que me invade revivendo aqueles tempos. Um formigueiro sobe por pelo meu corpo acima, sem que eu possa controlar. É que, por desgraça, na ocasião eu não tinha tempo para tirar fotos e, como tal poucas tenho. No entanto, procuro um vídeo de uma cadeia de televisão Nórdica que filmou dentro do meu restaurante “O NINHO DE SANTA LUZIA” logo a seguir ao 25 de Abril. Ainda hei-de ver se apanho aquela gravação. O governo português teve que autorizar a visita á Guiné, daquela equipa de televisão. creio que foi em Agosto de 74. Talvez alguns dos camaradas saibam do que estou a falar e dêem uma dica. 

(12) Já alguma vez participaste num dos nossos anteriores encontros nacionais? 

R - Não, pelas circunstâncias de me encontrar fora de Portugal Fisicamente, claro porque de espírito "até a dormir la me encontro". 

(13) Este ano, estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de Junho, em Monte Real? 

R - Não, pelas circunstâncias referidas antes. 

(14) E, por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra... para continuar? 

R - Porque não? Forçosamente tem que haver muitos dos nossos camaradas que nem sequer se aperceberam da sua existência, por não lhes chegar aos ouvidos, ou seja pelo que seja. Caramba…passaram pela Guiné milhares e milhares de militares. Não foram só Oficiais, Sargentos e Furriéis. Soldados e cabos – ao fim e ao cabo a maioria - que, se na ocasião tinham uma posição modesta, pelas circunstâncias da vida, acredito que hoje haverá muitos desses, numa posição social com acesso a computadores. Aqui, creio que uma campanha de “recrutamento e passa-a-palavra”numa dinamização e divulgação de oportunidade, para muitos poderem “sair cá par a fora”... creio que, talvez se venha a confirmar uma “mina” de ouro em dados históricos, com novos relatos de toda índole. De facto, ainda há dias, numa conversa com o filho de um ex-combatente na Guiné, lhe falei no assunto. Diz o filho que o pai não tem conhecimento. Dei-lhe as coordenadas do blogue e, o próprio filho me garantiu que tinha fotos e relatos do pai, que iria tentar colocar no blogue. Já o encontrei e disse ter gostado muito 

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer. 

R - Talvez se nos uníssemos todos para angariar fundos, na intenção de se reconstruir o Pelicano que, segundo consta, está em ruínas. A minha ideia seria pedir ao camarada Luís Graça que aceitasse “explorar” o potencial do blogue, adicionado publicidade “paga”. Seria uma receita garantida, inesgotável que daria para muita coisa. Adsense e não só, seria uma opção. Adsense paga por “cliques” (?) segundo me parece… mas há outras formas de publicidade directa. 

Abraço a todos e...´força para dar continuidade. 

PS - Apesar de ter criado o meu próprio blogue, qualquer história nova tentarei publicá-la aqui primeiro ou em simultâneo. As audiências não são as mesmas.  Tenho, por exemplo, em composição, o impacto que "BATATAS PODRES" COM PERNAS, (oportunistas) tiveram na minha vida comercial e emocional, depois da independência. No meu livro, só menciono a existência de tais "energúmenos" mas não descrevo tudo o que se passou. 

********************
Resposta nº 85 > Luís Borrega  [, ex-fur mil cav e MA,  CCAV 2749/BCAV 2922, Piche, 1970/72]

1- Finais de 2008. 

2 - No dia 27/11/2008 fui ter com o nosso Camarada Beja Santos, para lhe adquirir o 1º Volume do seu " Diário da Guiné", e ele falou-me no Blogue. No Natal desse ano, adquiri um PC Portátil, para assim ter acesso ao Blogue. 

3 - Sou membro desde 2009 (o número não sei). Fui o leitor "um Milhão" do Blogue. 

4 - Várias vezes ao dia. 

5 - Já mandei algumas "coisitas", mas ainda não consigo abrir muito bem o "Armário dos Esqueletos"... 

6 - Conheço, mas não frequento. 

7 - Ao Blogue. 

8 - Gosto praticamente de tudo o que diga respeito à vida militar e tudo aquilo que cada um de nós passou na Guiné. 

9 - .... 

10 - O ano passado tive bastantes dificuldades de acesso. Foram tantas que contactei o nosso Camarigo Carlos Vinhal, que me disse que tinha havido uma mudança na apresentação do Blogue, o que poderia causar dificuldades de acesso. Hoje não tenho problemas. 

11 - Representa acima de tudo conhecer todas as agruras que todos nós, uns mais, outros menos, passámos na Guiné. 

12 - Com muita pena minha, nunca. 

13 - Gostava de ir, mas possivelmente ainda não será este ano. 

14 - O Blogue tem todas as condições para continuar e aglutinar todos aqueles que cumpriram a sua Comissão Militar naquela " Terra Vermelha" onde sofremos na pele " Sangue, Suor e Lágrimas"... 

15 - De momento não me ocorre nada para sugestionar. Mantenhas 


Resposta nº 86 > Adriano Moreira 
[, mais conhecido por Admor, ex-fur mil enf, CART 2412, Bigene, Guidaje e Barro, 1968/70]

(1) Descobri o blogue Em finais de 2009.

(2) Através do meu camarada da Cart 2412 e presidente do Bando do Café Progresso - J. Teixeira.

(3) Sim, sou o tabanqueiro nº. 560, registado desde 30/5/2012.

(4) Estando em casa normalmente vejo o blogue pelo menos duas vezes por dia.

(5) Como não tenho grandes aptidões informáticas nem disponho de boas ferramentas de trabalho para esse efeito, limito-me mais a andar pelos comentários, quando acho que os devo fazer.

(6) Não, não utilizo o Facebook.

(7) Só vou ao Blogue.

(8) Gosto mais das histórias que os nossos camaradas publicam que me parecem iguais ou muito idênticas as que eu vivi na minha Cart. 2412, exceptuando o Maio quente de 1973 em Guidaje e daí para a frente.

(9) O que gosto menos do Blogue é quando aparecem certos radicalismos nos comentadores que por vezes nem se percebem muito bem.

(10) Tenho um atraso de cerca de dois minutos para vencer todas as vezes que entro ou mudo para os comentários e regresso à página inicial.

(11) O blogue representa uma irmandade muito grande. Mesmo sem nos conhecermos pessoalmente (a grande maioria) há uma amizade, uma afinidade, enfim a Guiné ligou-nos para sempre.

(12) Não [, nunca participei nos Encontros Nacionais da Tabanca Grande]

(13) Este ano, não, ainda não vai ser possível.

(14) [Se o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra... 
para continuar ?} Então, porque não? Vocês até são mais novos e tudo, ainda estão cheios de força e de sabedoria e nós vamos dando uma ajudinha para vocês terem cada vez mais trabalho.

(15) Críticas, não tenho. Sugestões, ainda menos. Comentários, bem isso já é mais a minha especialidade. Quero agradecer ao Luís Graça ao Carlos Vinhal e ao Magalhães Rodrigues a todos os tabanqueiros, principalmente áqueles que mais deitaram e continuam a deitar lenha para esta fogueira para que este fogo não se extinga.Um grande abraço para todos.
 ________________

Nota do editor:

Último poste da série > 3 de maio de 2013 > Guiné 63/74 - P11524: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (41): Respostas (nº 81/82/83): Cândido Morais, ex-Fur Mil da CCAÇ 2679 (Bajocunda, 1970/71); Manuel Luís Nogueira de Sousa, ex-Fur Mil do BART 6520/73 (Bolama, Cadique e Jemberém, 1974) e Aires Ferreira, ex-Alf Mil da CCAÇ 1686/BCAÇ 1912 (Mansoa, 1967/69)

Sem comentários: