terça-feira, 21 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11606: Agenda cultural (274): Fafe e a guerra colonial: exposição "Guerra colonial, uma história por contar", que decorreu de 5 a 19 de abril de 2013 - Parte II (Jaime Bonifácio Marques da Silva)














1. A exposição itinerante “Guerra Colonial, uma história por contar” do Museu da  Guerra Colonial, de Vila Nova de Famalicão,  foi destinada ao público em geral e aos professores e alunos da região, em particular.

O Museu da Guerra Colonial, cujos antecedentes remontam ao ano letivo de 1989/90, e a um projeto pedagógico-didático levado a cabo por proprofessores e alunos do concelho de Vila Nova de Famalição, está sediado em Ribeirão, Vila Nova de Famalicão.  Resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a Associação dos  Deficientes das Forças Armadas (ADFA) e o Externato Infante D. Henrique, em Ruilhe, Braga. È seu diretor científico o prof José Manuel Lages, um estudioso apaixonado da guerra colonial, minhoto de Viana do Castelo, mas que todavia não foi combatente. (Presumo que seja hoje homem na casa dos 59/60 anos).

Neste poste mostramos, em imagens, as 12 secções (ou paineis temáticos), sob as quais estava organizada esta exposição, da responsabildiade científica do Museu da Guerra Colonial e em cujo sítio oficial se lê:

"O Museu está organizado segundo temas que assentam naquilo a que chamamos 'o itinerário do combatente na guerra colonial' e tem um perfil pedagógico de informação histórica e cultural para as gerações do pós guerra e para o público em geral com a intenção de preencher uma lacuna sobre este período recente da História de Portugal."
_____________

Nota do editor:

(*) Últuimo poste da série > 21 de maio de 2013 > Guiné 63/74 - P11605: Agenda cultural (273): Fafe e a guerra colonial: exposição "Guerra colonial, uma história por contar", que decorreu de 5 a 19 de abril de 2013 - Parte I (Jaime Bonifácio Marques da Silva)

Sem comentários: