quinta-feira, 23 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11616: Bibliografia de uma guerra (69): "Guiné - Terra que aprendemos a amar", mais um livro em sextilhas do nosso camarada Manuel Maia



1. Mensagem do nosso camarada Manuel Maia (ex-Fur Mil da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4610, Bissum NagaCafal Balanta e Cafine, 1972/74) com data de 11 de Maio de 2013:

O blogue como sabeis, teve para mim o condão de me fazer conhecer espantosos amigos que me possibilitaram aceder à publicação da "História de Portugal em Sextilhas", obra em que tive o subido prazer de ver o prefácio assinado pelo prof. doutor Luís Graça, bem como do inexcedível trabalho de afã e empenho a que o incansável Carlos Vinhal deu corpo...

Sem o vosso estímulo e carinho, bem como obviamente do grupo do Cadaval, capitaneado pelo nosso "Almirante" Vasco da Gama, com uma "tripulação" que envolveu mais alguns "camarigos" a quem agradeço reconhecidamente, para além do editor Adelino Fernandes, para quem vai também a minha gratidão pelo esforço, dedicação e capacidade técnica postas ao dispor.

Sem este grupo desinteressadas e solidárias gentes, o desiderato de colocar o livro, não nas bancas ou escaparates das livrarias, mas nas "tabancas" e nas estantes de cada um de nós, nunca teria sido conseguido...

De novo, Vasco da Gama o empreendedor e realizador de sonhos, a quem devo o penhor de uma amizade, "pondo pés ao caminho", como soe dizer-se, em estreita colaboração com os "camarigos" Joaquim Mexia Alves, Miguel Pessoa e José Eduardo Oliveira (Jero) e a sua "Tabanca do Centro", estribados no apoio técnico qualificado e imprescindível de Adelino Fernandes, criaram as condições conducentes ao surgimento deste meu segundo trabalho, num misto de prosa e poesia onde a sextilha é de novo a aposta, voltado mais para o coração dos ex-combatentes Guinéus, a que dei o título de "Guiné terra que aprendemos a amar", prefaciado desta feita pelo nosso camarada e amigo Zé Dinis, da tabanca da Linha, a quem aproveito para agradecer.

Quem quiser adquirir o livro "Guiné - Terra que aprendemos a amar" poderá fazê-lo através do meu endereço: oliveiramaiajun50@gmail.com ou ainda para o meu telemóvel 937 574 140.

No próximo dia 8 de Junho estarei no VIII Encontro da Tabanca Grande em Monte Real, onde poderão também adquirir o meu livro que autografarei com muito gosto se assim o desejarem.

obrigado
mm

******

Pesadelo

De um e outro lado da refrega,
em sofrimento atroz, ninguém o nega,
famílias "vivem" esta guerra horrenda...
P`ra história da Guiné foi contributo,
de esposas, pais, irmãos, pesado luto,
milhares em onze anos de contenda...

A vós, familiares de contendores,
dum lado e doutro, todos sofredores,
pergunto, como estais do vosso luto?
A vós a quem roubaram entes queridos
na flor da idade, jovens destemidos
perdidas vidas em fatal minuto...

Tamanho do vazio que sentis
convosco, nós a quem destino quis,
do inferno regressados, partilhamos...
Em quantas noites pesadelo empurra,
de volta à luta tuga versus turra,
e em sofrimento horrível acordamos?

Estou certo, ser visita, a panaceia
p`ra cura destes males "cá na ideia",
que todos nós sentimos, muito ou pouco...
De "vacas magras" tempo não ajuda,
prioritária a vida, cá não muda
e a infindável espera, põe-me louco...
____________

Nota do editor:

Último poste da série de 28 DE FEVEREIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11173: Bibliografia de uma guerra (68): Alguns comentários sobre a guerra na Guiné e a sua literatura (2) (René Pélissier / Mário Beja Santos)

6 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Com um abraço para todos, permito-me notar que falta uma nota de pé de página. Como adquirir o livro (autografado pelo autos) e o preço, incluindo os portes, naturalmente.

Anónimo disse...

Boa pergunta, Zé Martins!

Fico muito feliz com a notícia do nascimento de mais um filho do Manuel Maia, aquém endereço os meus parabéns, bem assim aos padrinhos empenhados.

Congratulo-me com a amizade que vos une e podem crer, que vivo com orgulho essa verdade.

Abraço fraterno para todos os meus amigos.

Felismina mealha

Anónimo disse...

"Terra que aprendemos a amar" e...Amigos que aprendemos a respeitar. Um grande abraço ao Manuel Maia.

arlindo farinha disse...

Caros Amigos e Camaradas.
Gostava de possuir o livro de Manuel Maia. Eu também pertenci ao Bat. 4610 - Bissorã.

Se for possível eu entrava em contacto com o Manuel Maia por E-Mail.
Um abraço amigo
Ex-Furriel Mil. Arlindo Farinha.

Anónimo disse...

Os meus parabéns, grande Maia. Assim que o apanhe à mão, vou devorá-lo, com todo o sabor...És um aertista à sexta potência!....Na arte dsa sextilha...Consegues encaixar lá tudo com muito jeito e arte...o talewnto mora em ti abundante e rico.
Um grande abraço
Joaquim LM Gomes

manuel maia disse...

Agradeço o reparo do José Martins e daqui segue a informação.
Estarei presente do almoço da Tabanca Grande em Monte Real, no próximo 8 de junho onde poderá ser adquirido.
Para quem não se puder deslocar, aqui vai o meu mail para um contacto. oliveiramaiajun50@gmail.com

Obrigado.