quinta-feira, 20 de junho de 2013

Guiné 63/74 - P11738: Em busca de... (225): Os "Zorbas", camaradas da minha CART 1659 (Gadamael e Ganturé, 1967/68) (Joaquim F. Alves, ex-fur mil, residente em Olival, Vila Nova de Gaia)


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Gadamael Porto > 2011 > Vestígos da CART 1659... Foto do álbum de Carlos Afeitos, professor, cooperante (2008/12) (*)... Foram os "Zorbas" que construiram o cais de acostagem, em Gadamael-Porto.

Foto: © Carlos Afeitos (2013). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem: LG]


 1. Mensagem do nosso leitor (e camarada) Joaquim F. Alves:

Enviado: sexta-feira, 7 de Junho de 2013 23:42
Assunto: Contactos de camaradas da minha companhia da Guiné

Camarada Luís Graça

Descobri o vosso blogue por mero acaso e já lá vai algum tempo. Depois de algumas hesitações hoje mesmo decidi pôr a minha questão à prova.

O meu nome é Joaquim Fernandes Alves.

Sou ex-furriel mil.  da CART 1659 - Zorba, que fez o IAO no RAC, Oeiras. Partimos de Lisboa a 11 de Janeiro de 1967, e não regressámos todos, como é óbvio, em 10 de Novembro de 1968.

A nossa área de intervenção foi Gadamael Porto / Ganturé, Desembarcámos no meio daquele grande lamaçal do rio que penso ser, o Cachima, onde depois, durante o nosso tempo,  construímos um cais.

Após esta pequena apresentação, e tendo a lista de todos os elementos que faziam parte da Companhia, o que pretendo é saber se há  possibilidades de obter  as moradas de cada um, pelo menos nessa altura da formação da Companhia.

Um abraço do camarada
J.Alves

2. Comentário de L.G.:

Falámos ontem pelo telefone. Pus-te à vontade. E tu foste franco comigo. Infelizmente, não tenho  (nem quero ter) nenhuma base de dados com nomes e moradas do pessoal que passou pelo TO da Guiné, entre 1961 e 1974. Nem sei se alguém tem, a começar pelo Arquivo Histórico Militar. Nas chamadas Histórias das Unidades (HU) há listagens de todo o pessoal de cada companhia, número mecanográfico e posto, mas não as moradas de residência da época (que, passados quase 50 anos, já não serão as mesmas: uns já morreram, outros emigraram, outros mudaram de casa, de rua, de terra...).

A melhor maneira de constituires uma pequena base de dados do pessoal da tua companhia é a partir dos primeiros convívios... Disseste-me que já foste a dois convívios dos teus camaradas. O último,  há 2 anos, em Leiria. Apareceram vinte e poucos. Ficaste dececionado. Mas é assim que se começa. A lista de nomes, moradas e contactos vai aumentando e passando de mão para mão, do primeiro organizador do convívio para o segundo e por aí fora. Não há outra maneira.

Espero que não tenhas ficado desapontado. Há cada vez mais gente a pedir-nos contactos de antigos camaradas (**). Infelizmente, não temos meios materiais, logísticos e humanos para responder rápida e cabalmente a estes pedidos. Somos apenas um blogue, nem sequer somos uma associação de veteranos de guerra, muito menos uma instituição militar. Somos apenas um grupo de algumas centenas de camaradas (e amigos) da Guiné que se juntam aqui para "blogar", partilhando memórias e afetos. Quando é possível, ajudamos, com todo o gosto e sentido de camaradagem. Por exemplo, publicando pedidos como o teu ou divulgando notícias de convívios, realizados ou a realizar.

Dito isto, reitero o conselho que te dei, ao telefone: tenho apenas 4 referências, no blogue, à tua companhia, a CART 1659.  Ninguém aqui a representa, o que é triste. Tu podes ser o primeiro "Zorba" a sentar-se aqui ao pé de nós, debaixo do nosso poilão. Baste-te, para isso,  mandar as duas fotos da ordem e contares a história da tua guerra, o que já fizeste em versão curta. Mas, sabendo que tens em teu poder uma cópia da história da unidade, podes mandar-nos uma série de textos com as partes mais interessantes. Fica ao teu critério. Manda também umas fotos digitalizadas. Sei que eras conhecido como o Alves e ma Tabanca Grande podes ficar registado Joaquim F. Alves, para não haver confusão com os outros nomes parecidos...

A partir do momento que aparece na Net a referência à CART 1659, é maior a probabilidade de os teus antigos camaradas,  os "Zorbas", te descobrirem e baterem aqui à porta... Sei que aceitaste, com agrado, a minha sugestão. Tens tempo, estás reformado, trabalhaste nas Alfândegas do Porto, vives na freguesia do Olival, Vila Nova de Gaia...

Bom, procura também a malta da Tabanca de Matosinhos, de que já ouviste falar e  que te pode ajudar a enquadrar. Tenho o teu telefone (fixo) e o endereço de email. Sei que um há camarada teu, o Viga, que já organizou um encontro. Trá-lo também contigo até nós. Lembra-me que te fiquei de mandar o contacto do Manuel Vaz, de Vila do Conde: foi alf mil da CCAÇ 798, Gadamael Porto (1965/67), possivelmente ainda o apanhaste... Ele é quem, no blogue, mais sabe da história de Gadamael...

Até uma próxima. De vez em quando passo pela Madalena, outra freguesia de Vila Nova Gaia onde sei que tens uma irmã. Pode ser que a gente se encontre um  dia destes.
Boa saúde, boa reforma.  E não desanimes. Os "Zorbas" hão-de aparecer.
L.G.
___________

Notas do editor:

4 comentários:

José Botelho Colaço disse...

Espero que possa desejar as boas vindas a mais um camarigo pois ele ainda não formalizou a sua entrada oficial.
Quanto ao arquivo militar quer as companhias batalhões tenham ou não arquivo histórico que eles têm é o seguinte os nomes de todos os militares milicianos, os do quadro só se nós dermos o nome completo o posto e o ano, eles podem fornecer informações.
Foi isto que me disseram quando lá fui pedir informações sobre a minha companhia, posso também dizer que fui muito bem atendido pelo sargento ajudante que coordena aquele serviço.

Cumprimentos
Colaço

Luís Graça disse...

Joaquim F. Alves, camarada!´

C/c Afomnso Silva

Aqui tens um primeiro "zorba!...

Como vês, o Mundo é Pequeno e a Nossa Tabanca... é Grande!

Abraço. Estou à espera das tuas fotos...

Luis Graça

Anónimo disse...

afonso silva
24/6/2013

21:37


Boa noite

Pertenci também à CART 1659 (OS ZORBAS) e solicito o contacto do meu camarada Joaquim F. Alves que mora em Olival-Gaia

Obrigado
Augusto Varandas Casimiro

Email – gisamar@gmail.com

lelo disse...

Olá camaradas,
Entrei por acaso no Blogue e reparei que se falava dos "Zorbas" e, isto, chamou-me à atenção! Porquê? Porque a minha companhia (a Ccav 2539) que esteve sediada em São Domingos entre 1969/71, era cognominada de "Zorbas"! Que grande coincidência, não acham?
1 abraço
António Rocha Costa