segunda-feira, 8 de julho de 2013

Guiné 63/74 - P11815: Os nossos médicos (61): Lembrando o médico dr. Sousa Fernandes e o enfermeiro Silva Pinto (J. Crisóstomo Lucas, ex-alf mil, CCAÇ 2617, Magriços de Guileje, 1969/71)


José Crisóstomo Lucas [ ex alferes miliciano, de operações especiais, CCAÇ 2617, Magriços de Guileje, Pirada, Paunca, Guileje, 1969/71]

[Foto à esquerda: o J. C. Lucas, ao centro, entre o fur mil Abílio Pimentel e o piloto do Cessna]

1. Resposta ao questionário constante da nossa última sondagem (*)

ALGUM VEZ TIVESTE NECESSIDADE DE RECORRER AO MÉDICO OU AO ENFERMEIRO DA TUA COMPANHIA, NO TO DA GUINÉ ? (RESPOSTA MÚLTIPLA)

 1. Felizmente tinha (e temos) o enfermeiro sempre connosco, o grande Silva Pinto.

 2. Estávamos sempre com o saudoso dr Sousa Fernandes com quem passei a noite do 25/26 abril

3. Fui visto mais do que uma vez pelo médico. Muitas vezes. Quero lembrar que Guileje, no meu tempo [, CCAÇ 2617,] tempo tinha o dr. Sousa Fernandes permanentemente.

4/5. Fui visto mais do que uma vez pelo enfermeiro. Tal como o médico, ainda hoje trata de nós, em especial nos petiscos (leitão).

6/7. Se havia médico na minha companhia e batalhão  ? Já respondido atrás.

 8/9. Tive de passar pelo HM 241 (Bissau)...  sim, fui lá uma vez operado devido a um estilhaço (Fui lá fazer miniférias.

10/11.Felizmente nunca tive de ser evacuado para o HMP (Lisboa)

Bom trabalho J.C. Lucas (**)
____________


3 comentários:

Luís Graça disse...

Lucas: Estamos a falar de quem ? Dr. António Sousa Fermandes, fisiatra, de Loulé ? E o vosso enfermeiro, Silva Pinto, por onde pára ? Traz esses camaradas até à Tabanca Grande... Um abraço. LG

Anónimo disse...

Olá Camaradas, pertenci aos Magriços de Guilege e ao pelotão do Lucas. Continuamos a encontrar-nos com regularidade num leitão, numa lampereiada, ou a propósito de quase nada só para nos encontrarmos. Respondendo ao Graça, o Silva Pinto (Fur. Enf.) faz parte deste grupo, mora em Aveiro e está em plena forma.
Fernando Durana Pinto

Anónimo disse...

Caro Durana Pinto

Serás por acaso o Furriel Durana Pinto que esteve em Bolama em 1973?

É que se fores, talvez te lembres de eu e tu sermos os escolhidos para fazer a guarda de honra ao porta-bandeira, em um ou dois Juramentos de Bandeira do pessoal do recrutamento local.

Isto, independentemente de uma ou outra petiscada e de muitos copos que bebemos juntos.

Se fores tu, um grande abraço

José Pires Vermelho

Ex-Fur.Mil.