quinta-feira, 18 de julho de 2013

Guiné 63/74 - P11852: Tabanca Grande (405): Rui Vieira Coelho, ex-Alf Mil Médico dos BCAÇ 3872 e 4518, Galomaro, 1973/74 (Tertuliano n.º 624)



1. Vamos abri alas e receber o nosso camarada e novo tertuliano, o ex-Alf Mil Médico, Rui Vieira Coelho, que integrou o BCAÇ 3872 e o BCAÇ 4518 (Galomaro, 1973/74), que com a preciosa colaboração do nosso camarada Mário Vasconcelos passa a integrar o grupo, já grande, do "serviço de saúde" do nosso Blogue. 



2. Vamos recordar como foi feito o convite ao Dr. Rui Vieira Coelho para intergrar a nossa tertúlia.

(i) - Depois de publicarmos os três primeiros postes da série "Memórias do Dr. Rui Vieira Coelho", que esperamos tenha continuidade, enviei no dia 5 de Julho passado a seguinte mensagem ao nosso camarada Mário Vasconcelos, por intermédio de quem aquelas memórias chegaram ao Blogue.

Caro camarada Mário Vasconcelos 
Muito obrigado pelo envio das memórias do Dr. Rui Vieira Coelho. Por favor faz-lhe chegar esta mensagem. 
Caso ele concordasse, sem lhe dar mais trabalho, já que está por "demais" apresentado, por ti e pelo Juvenal Amado, nós podíamos oficializar num poste da série Tabanca Grande a sua adesão formal à tertúlia. 
Se ele tiver endereço electrónico que nos possa franquear para contactos futuros, mando-mo por favor. 
Ficamos à espera da sua resposta. 

Para ambos um abraço do camarada ao dispor 
Carlos Vinhal


(ii) - No passado dia 9 recebemos a resposta do camarada Mário Vasconcelos:

Caro camarada, 
Estive ao telefone com o Dr Rui Vieira Coelho e conversei sobre a sua entrada na tertúlia. Ficou muito grato pelas vossas palavras de incentivo e veria com agrado a sua participação oficializada na Tabanca Grande. 

Quanto à forma de participação com textos e/ou fotografias, como não faz o uso informático para além de leitura ou impressão, pede-me que faça de mim um posto de transmissões, minha especialidade militar, e portanto assim o farei. 
Quando houver material enviar-vos-ei. 
Como pedem o seu email, falei e não vê inconveniente de vos fornecer. Normalmente quem os recepciona é a sua esposa e depois transmite-lhe as informações. De qualquer modo podereis usar o meu, que eu também lhe faço chegar as notícias. 

Aquele abraço para todos vós.
Mário Vasconcelos

Guiné > Zona leste > Setor L5 > Galomaro > CCS/BCAÇ 3872 ( Galomaro, 1971/74) > Pessoal de saúde de prevenção no decorrer de uma operação.


3. Recordemos o que disse o nosso camarada Juvenal Amado sobre o Dr. Rui Vieira Coelho e sobre o Dr. Pereira Coelho:

[...]
Em Galomaro foi substituído [o Dr. Pereira Coelho] pelo dr. Vieira Coelho, que ficou connosco até ao fim da comissão. 
Também este médico deixou amigos e o respeito dos soldados que com ele privaram ou dele necessitaram. 

O dr Pereira Coelho e o dr Vieira Coelho evitaram muitos problemas de saúde e actuaram firmemente, evacuando camaradas quando assim era exigido, por essas razões ficaram na memória de todos nós. 

Se não estou em erro, no tempo do 3972 o médico sediado na sede do batalhão prestava serviço médico às companhias operacionais, não tendo porém a certeza se o Saltinho não seria assistido por médico de Bambadinca. 

Bem hajam por isso.
Juvenal Amado

Guiné > Zona leste > Setor L5 > Galomaro > CCS/BCAÇ 3872 ( Galomaro, 1971/74) > O enfermeiro Catroga, prestando à população civil cuidados de enfermagem comunitária, ou "em ambulatório"
Fotos: © Juvenal Amado (2013). Todos os direitos reservados.


4. Comentário do editor:

Caro Dr. Vieira Coelho
Muito obrigado por ter aceitado o nosso convite para se juntar a nós.
Os primeiros três postes da suas memórias, já publicados, como outros de autoria de camaradas pertencentes aos Serviços de Saúde, dão-nos uma visão diferente da guerra em África. Os nossos médicos, os nossos enfermeiros e, os nossos anjos caídos, literalmente, do céu, as nossas enfermeiras paraquedistas, desempenharam um papel da maior importância para a manutenção da nossa saúde física e mental, não fazendo mais, nos casos mais graves, porque era humanamente impossível. Disso temos a certeza.
Todos vimos como, em detrimento do vosso descanso, percorriam as tabancas para se inteirarem das condições de saúde das populações, que junto às fronteiras se estendia às dos países limítrofes que ao nosso lado recorriam atraídos pela vossa competência.
Injecção aqui, penso mudado ali, palavras de conforto mais à frente, a vossa dedicação ao próximo foi muito para além do que vos era exigido.

Ficamos na expectativa do envio de mais das suas memórias.

Ao terminar quero deixar-lhe um abraço de boas-vindas em nome dos editores e da tertúlia em geral.

Fica aqui também o nosso agradecimento ao camarada Mário Vasconcelos que sabemos continuará a ser o elo entre o Dr. Vieira Coelho e o Blogue.

Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 13 DE JULHO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11835: Tabanca Grande (404): Manuel Lima Santos, ex-Fur Mil Inf.ª da CCAÇ 3476 - "Os Bebés de Canjambari" - Guiné, 1971/73 (Tertuliano n.º 623)

Sem comentários: